Quais documentos de identificação serão aceitos no Enem 2017?

Antes de listar os documentos que poderão ser utilizados para se identificar no Exame Nacional do ensino Médio (Enem 2017) deste ano, vale ressaltar que a apresentação de pelo menos um deles é indispensável para a realização dos dois dias de provas. De acordo com o próprio Inep (autarquia responsável pela realização do exame) qualquer participante que não apresentá-lo não poderá permanecer na sala e estará, automaticamente, desclassificado de qualquer programa que utilize o desempenho do exame.

Segue a lista dos documentos que poderão serão utilizados pelos participantes:

  • Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças
  • Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com o a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

O que fazer se a validade do documento estiver vencida e/ou a foto não possibilitar a identificação do participante?

Nesses casos específicos, o participante poderá realizar as provas normalmente, desde que se submeta à identificação especial, que compreenderá na coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

O que fazer se o documento de identificação que eu apresentaria tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado?

Nesses casos, o participante inscrito no exame deverá apresentar no momento de realização das provas o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias do primeiro dia de aplicação do Exame. Além disso, deverá também realizar a identificação especial, com coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

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