ProUni 2012 – Informações Importantes

As inscrições do ProUni (Programa Universidade para Todos) têm previsão de abertura para a segunda quinzena de janeiro de 2012 e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do Sisprouni que é o sistema desenvolvido especialmente para este fim, e que estará disponível na página oficial do Programa.
O processo de seleção ocorrerá em duas etapas inteiramente independentes, sendo que em cada etapa serão realizadas duas chamadas. O estudante que não for pré-selecionado na primeira etapa terá uma nova oportunidade de se inscrever para a segunda, que está prevista para fevereiro. Obviamente o resultado com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será divulgado antes do início da segunda etapa de inscrições.
Segundo o site oficial do ProUni, para poder participar do programa o aluno deve atender a alguns pré-requisitos básicos, tanto de natureza escolar quanto econômica. São eles: ter realizado o Enem 2011, não zerar na redação e obter média mínima de 400 pontos nas cinco áreas do conhecimento avaliadas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação), além de critérios de renda familiar, que deve ser de até três salários mínimos por pessoa, para bolsas parciais.
Para esta próxima edição o Ministério da Educação (MEC) prevê que o programa ofertará mais de 130 mil bolsas de estudos, das quais cerca de 80 mil serão integrais e 50 mil, parciais (correspondem de 50% a 75% do valor da mensalidade). Confirmada essa expectativa, comparando-se ao primeiro semestre de 2011, teremos um aumento de mais de 5,5% no total de bolsas concedidas.
Essa previsão deve-se ao fato de que o prazo para cadastro das instituições de ensino superior para o próximo processo seletivo do ProUni ainda está em vigência. A data limite para tais instituições emitirem o termo de adesão estende-se até 2 de dezembro. Para aquelas que já participam do programa, deve ser emitido o termo aditivo, no mesmo prazo.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *