Proposta de acesso ao Fies sem Enem é rejeitada

Conforme noticiado na Agência Câmara de Notícias, na última segunda-feira (10), a Comissão de Educação e Cultura rejeitou o projeto de Lei que liberaria o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para universitários que não tenham feito a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O autor do Projeto, deputado Rubens Bueno, se baseou na Constituição, que define que a educação é um direito de todos. Para ele, a exigência da participação no Enem fere essa determinação. “É evidente que o dispositivo contraria a Constituição Federal, que estabelece a igualdade de condições de acesso e permanência na escola”, argumenta.

Para o relator, deputado Reginaldo Lopes, os argumentos apresentados pelo autor da proposta correspondem de fato a normas vigentes e a características do Enem e do Fies, porém não são suficientes para alterar as normas do programa.

“Não é estranha à legislação educacional a exigência de participação no Enem para ingressar em programas federais de incentivo à formação superior de estudantes oriundos das camadas menos favorecidas da população. O Programa Universidade para Todos (Prouni) já utiliza como critério de seleção o resultado do candidato no Enem”, explica o relator.

A proposta ainda será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e em caso de aprovação, também será votada pelo Plenário.

0 Shares:
1 comment
  1. Boa tarde.

    Gostaria de saber uma informação de vocês.
    Pela regra, para se ingressar na universidade,quem formou ate o período de 2010
    não precisa ter prestado o ENEM para utilizar o FIES.
    Esse regra irá continuar valendo,certo?

    Aguardo resposta.
    Att,

    Leonardo Gama Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like