O que revisar restando duas semanas para o Enem 2017?

O Enem deste ano praticamente já chegou.

Neste momento, os inscritos mais dedicados começam a se preguntar o que revisar nessas duas semanas que antecedem a primeira prova, marcada para o dia 05 de novembro.

Antes de qualquer dica de como fazer uma boa revisão e o que estudar, vale ressaltar que ainda dá tempo de assimilar novos conteúdos, principalmente aqueles mais específicos e que não são muito extensos. Entretanto, nossa recomendação nesses momentos derradeiros é para focar em revisões e fixação.

Para fixação, resolver exercícios é certamente a maneira mais indicada de estudar. Além da fixação da matéria propriamente dita, essas resoluções ajudarão você no aprofundamento e na complexidade dos conteúdos, deixando-o mais seguro no momento da prova.

Já para revisões, podemos separar as dicas destinadas para cada área do Enem:

Ciências da natureza e suas tecnologias

Nesta área, não temos como fugir. Aquele resumão com diversas fórmulas, principalmente de física e química, pode ajudar bastante. Só não se esqueça de fazer bastante exercícios. Para biologia a dica é realizar resumos focados em meio ambiente, destacando as características e dos agentes biológicos envolvidos. Outra parte importante que merece uma olhadinha é a taxonomia, assunto bastante recorrente na prova.

Ciências humanas e suas tecnologias

Claro que fatos e estudos do mundo todo são importantes e aparecem bastante no Enem. Entretanto, dê preferencia, neste momento, para o Brasil, principalmente nos problemas socioeconômicos. Também é interessante relembrar as principais características de cada período histórico brasileiro, começando na época colonial e terminando nos dias atuais.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Nesta área, foco total na resolução de exercícios. Afinal, a interpretação é, sem dúvida alguma, a habilidade mais exigida dos estudantes durante a prova. Recomendamos que baixe uma das provas anteriores e resolva (clique aqui para fazer o download). Assim, já irá se acostumando com as característica das questões .

Matemática e suas tecnologias

A prova de matemática não tem nenhum assunto e/ou conteúdo que se destaca dos demais. Ou seja, o velho e bom resumão das principais fórmulas e muitos exercícios para fixá-las são as recomendações para uma boa revisão desta área.

Redação

Aqui cabem três dicas. A primeira para que você relembre a estrutura da dissertação argumentativa, tipo textual exigido no Enem. Depois, uma boa lida nos possíveis temas de redação. E por último, claro, produzir, pelo menos mais um texto . Afinal, para treinar sua escrita, tem que escrever. Não tem mágica.

Essas são as dicas de revisão para o Enem 2017. Para iniciar, dê preferência para as provas de Ciências Humanas, Linguagens e códigos e redação, pois essas três serão aplicadas no dia 05. O “prazo” para as revisões de matemática e ciências da natureza tem uma semana a mais, pois acontecerão apenas no dia 12 de novembro.

E por último, vale a pena também conferir esses dois artigos abaixo. Ambos contém informações importantes para você organizar adequadamente sua revisão.

Agora é com você.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *