MEC Informa Prazo Para Cadastro de Questões no Banco do Enem

As questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como outros importantes concursos nacionais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), são selecionadas através de um acervo, o chamado Banco Nacional de Itens (BNI).

Neste semana o Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), realizou uma chamada pública para convidar as instituições públicas federais de educação básica e superior interessadas para contribuir na criação e revisão de questões para o BNI.

O prazo para estas unidades educacionais se inscreverem para “alimentar” o banco vai do dia 2 a 31 de maio, sendo que o processo deve ser realizado aqui. Vale esclarecer que será responsabilidade de cada instituição selecionar e indicar os docentes para o trabalho, respeitando as exigências de perfil definidas pelo Inep.

Além disso, durante o cadastro também será necessário informar qual ou quais serão as áreas do modelo de prova exame nacional – ciências humanas, linguagens e códigos, ciências da natureza e matemática – para as quais a referida instituição pretende elaborar e revisar os exercícios.

Conforme informado pleo MEC e Inep, a principal meta é aumentar a quantidade de questões do BNI, sem perder a “qualidade técnica, pedagógica e psicométrica necessárias para exames de avaliação em larga escala”.

Fonte: Portal MEC

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *