MEC cria comissão para supervisão do Sisu

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 4 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) criou uma comissão para acompanhamento dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Nomeada Comissão Nacional de Acompanhamento do Sistema de Seleção Unificada (Consisu), tal instituição terá como função supervisionar e aperfeiçoar o Sisu visando consolidar o sistema do MEC como principal ferramenta de acesso ao ensino superior público.

Para isso, lançará mão de pesquisas, estudos, reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como deverá opinar em todas as ocasiões que for solicitada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu).

De acordo com o documento, a Consisu será composta por:

  • Diretor de Políticas e Programas de Graduação da SESu-MEC;
  • Um representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC-MEC;
  • Um representante indicado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES;
  • Um representante indicado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF;
  • Um representante indicado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM;
  • Dois representantes de instituições públicas e gratuitas de educação superior participantes do Sisu indicados pela SESu.
  • Secretário de Educação Superior do MEC, que a presidirá;

Por fim, a portaria ainda define que a Consisu será instalada pelo Secretário de Educação Superior em quinze dias, contados da publicação da data de sua publicação (04/08).

O Sisu, que abre inscrições duas vezes por ano, consiste num ambiente virtual que utiliza as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção de estudantes para preenchimento de vagas nas universidades públicas participantes.

Juntas, as duas edições deste ano do processo seletivo do MEC preencheram mais de 220 mil vagas no ensino superior público por todo o Brasil, em especial nas universidades federais.

Fonte: Portal Brasil

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like