Matemática no Enem – Conceitos Sobre Probabilidade

Em nosso artigo de hoje, daremos início a uma série envolvendo a probabilidade. A probabilidade teve início desde os tempos mais remotos e até hoje está presente em grande parcela de eventos de nosso cotidiano, principalmente em jogos envolvendo cartas e dados, que também irão aparecer frequentemente em nosso meio.

Por definição, a probabilidade está relacionada com a frequência em que um determinado evento ocorre dentro de um experimento aleatório, que será o nosso primeiro conceito desta série. Um experimento aleatório é uma espécie de experimento em que, mesmo realizado sob as mesmas condições, pode levar a resultados diferentes. O lançamento de um dado pode ser utilizado para exemplificar esta espécie, pois sob condições normais, dificilmente obteremos resultados iguais.

Também utilizaremos em nossa sequência o conceito de espaço amostral. Definimos o espaço amostral como o conjunto de todos os resultados possíveis de se obter ao realizar um experimento aleatório. Em nossos artigos, iremos adotar a letra S para representar o espaço amostral. Seguindo o exemplo de nosso dado, o espaço amostral obtido será representado pelos números que poderemos obter em seu lançamento, ou seja:

probabilidade1

Podemos agora então equacionar o nosso conceito de probabilidade. Visto que trataremos inicialmente de experimentos aleatórios, ambos os eventos possuem a mesma chance de ocorrer dentro de um mesmo espaço amostral. Assim, a probabilidade pode ser vista como a divisão entre o número de ocorrências de um determinado evento dentro de seu espaço amostral. Então:

probabilidade2

Considerando um dado, e suas respectivas faces, ambos os números possuem a mesma probabilidade de ocorrer, cujo valor é:

probabilidade3

Podemos verificar que a probabilidade pode ser escrita de diversas maneiras diferentes, sempre representando o mesmo valor, seja de forma fracionária ou percentual.

Embora pareça simples, a probabilidade pode envolver diversas combinações de eventos, o que requer bastante atenção ao analisar seus problemas. Em breve utilizaremos estes conceitos iniciais para desenvolver problemas que apresentem uma complexidade maior, além de abordar novos conceitos desta área.

 
Que tal resolver exercícios deste assunto e outros em simulados no mesmo modelo do Enem? Então CLIQUE AQUI e cadastre-se na Plataforma de Simulados do infoEnem para começar a praticar!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Enos

16,7?!
Não seria 16,7%?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *