Inscrições no Enem 2016 Estarão Abertas de 9 a 20 de Maio

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (14), o Ministro da Educação Aloizio Mercadante informou que as inscrições para o Enem 2016 serão abertas em 9 de maio e encerradas às 23h59 do dia 20 do mesmo mês.

Assim como ocorreu nos últimas edições, o procedimento deverá ser feito exclusivamente pela internet, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio do endereço eletrônico portal.inep.gov.br.

Além do período de inscrições, Mercadante também revelou a data de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, e como já havíamos antecipado nesta matéria aqui no infoEnem, acontecerão em novembro, precisamente nos dias 5 e 6. Da mesma forma como foi realizado no ano passado, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30, conforme o horário oficial de Brasília.

A principal novidade do Enem 2016 é que, pela primeira vez em 19 anos de existência, o exame adotará a tecnologia do reconhecimento individual por meio da impressão da digital do participante em sua ficha de identificação, utilizando um selo gráfico, autoadesivo.

ministro_mercadante

Outra inovação anunciada pelo ministro diz respeito ao aplicativo Enem 2016, que será disponibilizado para celulares para que os estudantes possam acompanhar sua inscrição, salvar sua senha cadastrada e também receber notificações e avisos importantes do MEC relacionados ao exame.

Uma mudança que certamente irá facilitar a vida dos candidatos é que o boleto referente a taxa de inscrição, no valor de R$ 68 e com vencimento em 25 de maio, poderá ser quitado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Até 2015 o pagamento só era aceito nos Correios ou Banco do Brasil.

Ainda sobre a taxa de inscrição, continua valendo a regra da isenção dos 68 reais para concluintes do ensino médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública e para aqueles que se declararem carentes. Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas do Enem 2015 e não justificaram perderão o benefício neste ano.

Estas são as principais informações divulgadas até o momento. Divulgaremos mais detalhes no artigo desta sexta-feira (15), após a publicação do Edital do Enem 2016 no Diário Oficial da União. Não perca!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *