Fies 2018 É Sancionado e Ofertará 310 Mil Vagas

Nesta quinta-feira (07) o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2018) foi sancionado pelo Presidente da República Michel Temer, em evento realizado no Palácio do Planalto. O programa foi reformulado e trará uma série de novidades, além de 310 mil vagas, das quais 100 mil serão oferecidas sem juros, conforme já havíamos adiantado aqui.

De acordo definição do Edital, a partir do ano que vem o fundo será divido em três modalidades, Fies 1, Fies 2 e Fies 3. A primeira faixa corresponde ao financiamento a juros zero disponibilizado para estudantes pertencentes a famílias com renda total máxima de 3 salários mínimos, sendo que os recursos serão disponibilizados pelo Governo Federal.

Nas modalidades 2 e 3, por sua vez, haverá cobrança de juros que irá variar conforme a instituição financeira que fornecerá o capital. As diferenças entre tais faixas ficam por conta da quantidade de vagas, do local de atendimento e da fonte dos recursos.

O Fies 2 compreenderá 150 mil oportunidades e visa atender estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tendo como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais dessas localidades. Já na faixa 3 serão 60 mil contratos para alunos de instituições privadas das outras regiões, com verba oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Também será criado o chamado Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), segundo a Medida Provisória (MP) 785/2017. Trata-se de um mecanismo para garantir o crédito para os financiamentos contratados, que tem adesão obrigatória pelas faculdades participantes do programa. A previsão de seu caixa é de um montante de cerca de 3 bilhões de reais.

Enem Continuará Sendo Usado pelo Fies

Com relação ao processo seletivo em si, o Fies continuará usando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um de seus critérios. É obrigatório que o interessado, além de possuir renda familiar mensal de até 5 cinco salários mínimos por pessoa, tenha prestado qualquer edição do exame a partir de 2010 e obtido média nas notas das provas igual ou superior a 450 pontos, bem como não zerar a redação.

O primeiro processo seletivo ainda não possui calendário nem prazo de inscrições definido, mas deve ser mantido exclusivamente pela internet com cadastro gratuito, no portal Fies Seleção.

Para mais informações, retirada de dúvidas e detalhes sobre o novo Fies, o Ministério da Educação (MEC) criou um novo hotsite do programa, que pode e deve ser consultado por futuros candidatos neste endereço eletrônico: fies.mec.gov.br.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *