Fies 2018.2 Abre Inscrições em Vagas Remanescentes

Na última segunda-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) abriu o período de inscrições em vagas remanescentes do Fies 2018.2, o segundo processo seletivo deste ano do Fundo de Financiamento Estudantil.

Podem concorrer nesta etapa tanto os candidatos que participaram da fase regular de inscrições do programa quanto aqueles que não disputaram o benefício do contrato de financiamento anteriormente. Os únicos pré-requisitos para se inscrever nas vagas remanescentes são:

  • ter prestado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010 em diante e ter obtido nota média mínima de 450 pontos nas provas objetivas – questões – e acima de zero na redação (se você não sabe calcular a média aritmética das notas do exame, veja como aqui);
  • comprovar renda familiar de no máximo R$ 2.811,00 (equivalente a três salários mínimos) por pessoa.

De acordo com as regras disponíveis neste Edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), podem participar todos que cumprem as exigências citadas acima, exceto aqueles que:

  1. não tenham quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo – CREDUC, de que trata a Lei nº 8.436, de 25 de junho de 1992;
  2. se encontrem em período de utilização do financiamento do Fies.

Como Fazer a Inscrição em Vagas Remanescentes do Fies?

O procedimento para inscrição nas vagas remanescentes, assim como ocorreu em todas as etapas anteriores do processo seletivo, será totalmente gratuito e feito exclusivamente pela internet, no Portal Fies Seleção, por meio da página fies.mec.gov.br.

Página Inicial do site do Fies Seleção.

Ao acessar o endereço eletrônico indicado, o candidato deverá ir em “Fazer minha inscrição” e depois logar no sistema com seu CPF e senha. Já quem estiver acessando o ambiente virtual do fundo de financiamento pela primeira vez deverá escolher a opção “Primeiro acesso? Clique aqui.” e preencher seu cadastro antes de selecionar o curso e instituição de ensino superior que deseja obter o contrato.

Conforme nota postada pela acessoria de comunicação social do MEC, terão preferência na ocupação das oportunidades candidatos que participarm da fase regular de inscrições e não obtiveram o benefício por não formação de turma no curso escolhido:

No calendário de inscrições, conforme previsto em edital, será dada prioridade aos estudantes que participaram do processo seletivo regular do Fies do segundo semestre de 2018 e se inscreveram em cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial. Posteriormente, serão concedidos prazos para os ingressantes e já matriculados na instituição.

Seguindo as regras do cronograma desta seleção, os candidatos convocados terão período de 8 dias úteis (não conta-se sábados, domingos e feriados) para complementar sua inscrição no sistema online do Fies Seleção e, posteriormente, 3 dias úteis para comparecer à instituição onde serão validadas as informações inseridas. Depois disso, o último processo consiste em comparecer ao agente financeiro (banco) para efetivar a contratação.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *