Estudando as Características do Pré-Sal no Brasil

Quando falamos de assuntos atuais referentes a geografia no território brasileiro, ou atém mesmo quando estamos analisando a nossa economia, escutamos diversas vezes assuntos relacionados ao pré-sal. Como já sabemos, o petróleo é atualmente um dos recursos naturais com maior importância comercial e, por se tratar de um recurso não renovável, ganha maior valor a cada dia. Desta maneira, vamos explicar em nossa postagem de hoje sobre as principais características do pré-sal, a maior reserva de petróleo em território brasileiro.

Localização do Pré-sal

O pré-sal no Brasil representa uma faixa litorânea extensa e com grandes reservas de petróleo e gás, e recebe este nome devido ao fato de estar situada abaixo de uma camada de sal, isso tudo a mais de 7000m de profundidade! Com isso, você já deve imaginar as dificuldades e desafios para a exploração e extração do petróleo.

O pré-sal está localizado ao longo de uma grande faixa litorânea, que se estende de Santa Catarina até o Espírito Santo, e possui mais de 200 quilômetros de largura. Esta faixa engloba as bacias de Campos, Espírito Santo e Santos.

Quando foi descoberto?

O Pré-sal foi anunciado pela Petrobras no ano de 2006, através de estudos entre a empresa e também empresas estrangeiras interessadas na exploração do produto. Como falamos acima, a profundidade necessária, a camada de sal que pode possuir até 2 mil metros de espessura e as condições de gás e temperatura dos poços de petróleo foram grandes desafios, fazendo com que a extração do petróleo se iniciasse apenas em 2010, na Bacia de Campos.

Exploração do Pré-sal

Desde o início da exploração, a produção e produtividade atingida sempre se manteve em alta. Atualmente, o Pré-sal conta com 51 poços de exploração, e em 2018 a produção atingiu a importante marca de 2 milhões de barris por dia. A previsão inicial é de que a produção seja duplicada até o ano de 2020, chegando então a incríveis 4 milhões de barris por dia!

E qual a importância do Pré-sal para o Brasil?

A descoberta destes importantíssimos campos fez com que o Brasil se tornasse autossuficiente em relação ao petróleo. As projeções indicam que até o ano de 2035, o Brasil deixará de importar qualquer quantidade de petróleo e, além disso, se tornará um dos maiores exportadores desta energia. Além disso, a quantidade de empregos, pesquisas e desenvolvimento promovido representaram um grande marco na economia brasileira, gerando segurança para o país em relação a fontes energéticas e também em relação à economia, promovendo o desenvolvimento de infraestrutura e de pesquisas em território brasileiro e aumentando exponencialmente a importância do país no cenário energético internacional. Desta forma, o brasil possui em mãos uma enorme quantidade do principal recurso energético da atualidade. Com a correta exploração e desenvolvimento, é possível um crescimento considerável da economia, infraestrutura e também a estabilidade do país em relação às fontes energéticas.

Se tratando de Enem, o pré-sal é um assunto sempre pautado, pois envolve diversas áreas de conhecimento, e também se trata de uma área de extrema importância para o nosso país. Portanto, aproveite!

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *