Estão Abertas as Inscrições Para o Sisu 2020

Estão abertas, desde a madrugada desta terça-feira (21/01), as inscrições para o primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Vamos então apresentar as principais informações sobre este sistema, que oferece ao todo mais de 237 mil vagas!

Até quando vão as inscrições?

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada pode se inscrever até as 23:59 do próximo domingo (26/01). O prazo, que inicialmente estava previsto para a próxima sexta-feira, foi prorrogado após os erros ocorridos na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que afetaram cerca de 6 mil candidatos. No entanto, de acordo com o Ministro da Educação, o problema foi resolvido antes mesmo da abertura das inscrições do Sisu.

Quem pode se inscrever no 1° semestre do Sisu 2020?

Podem se inscrever para o primeiro semestre do Sisu 2020 todos os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e tiraram nota maior que zero na prova de redação. Ao todo, estão abertas 237.128 vagas em 128 instituições diferentes do país.

Caso esteja apto a participar deste programa, o candidato deve realizar a sua inscrição através do site do Sisu (que está disponível neste link!) e se inscrever em até duas vagas, devendo especificar a ordem de preferência e também os turnos no qual deseja concorrer. Além disso, o candidato deverá também selecionar a modalidade na qual se encaixa, seja ela para as vagas de ampla concorrência ou ainda as vagas com critérios sociais e raciais.

Datas importantes para o Sisu 2020

Como todo evento importante, é imprescindível conhecer as principais datas do evento. Com o Sisu 2020 não é diferente! Sendo assim, traremos a seguir os pontos mais importantes do Sisu 2020 e, em seguida, as suas respectivas datas.

  • Inscrições para o Sisu 2020: Como mencionamos acima, as inscrições estão abertas até o dia 26/01.
  • Resultados da primeira chamada: Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 28/01 (próxima terça-feira).
  • Prazo para participar da lista de espera: entre 29 de janeiro e 04 de fevereiro.
  • Convocação dos candidatos classificados pela lista de espera. Entre 07/02 e 30/04.

Ressaltamos aqui que não vamos mencionar as datas de convocação para as matrículas nas universidades, uma vez que existem diversas instituições no programa, cada uma pode selecionar datas diferentes para a matrícula, de maneira a julgar conveniente. No entanto, esse prazo estará entre a data de divulgação do resultado e a data de chamada da lista de espera.

Dicas importantes

Algumas dicas são de muita utilidade para os candidatos, e podem ajudar bastante na hora da seleção. Para isso, temos duas dicas importantes.

A primeira dica é entrar todos os dias para verificar se a disputa pela vaga é viável ou se o candidato deve procurar outra vaga. Como o sistema é atualizado diariamente, convém ao candidato entrar uma vez ao dia para verificar a sua nota e também a nota de corte.

A segunda dica é prestar atenção na lista de espera, já que para os casos em que o candidato seja convocado na segunda opção, ele não estará mais incluso na lista de espera. Portanto fique atento com isso!

Com isso, trouxemos em nossa postagem de hoje várias informações importantes para os candidatos que vão participar do Sisu 2020. Desejamos uma boa sorte a todos, e fiquem ligados no InfoEnem para ter acesso as melhores informações referentes ao Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *