Espelho da correção da redação do Enem 2013 deve ser divulgado em breve

Diversos e-mails chegam diariamente para o nosso portal questionando sobre a vista do espelho da correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado, onde serão disponibilizadas as notas individuais em cada uma das cinco competências exigidas no texto.

Desde 2012, o Termo de Ajuste de Conduta, assinado entre Ministério da Educação e o Ministério Público Federal (MPF), transitado em julgado, garante o direito de vistas de provas de redação a todos os participantes do Enem, apenas para fins pedagógicos. De acordo com o edital do Exame, nem a nota divulgada, nem a correção da redação cabem recurso.

Na tentativa de adiantar a data de divulgação dos espelhos das redações do Enem 2013 (ou pelo menos obter uma previsão para nossos leitores), entramos em contato com o ministério da Educação (MEC) por telefone.

Primeiramente vale destacar que o serviço de atendimento do MEC não está tão eficiente quanto deveria ser. Foram necessárias várias ligações pois todas as tentativas iniciais foram em vão (a ligação caía). Além disso, o atendente solicitou diversos dados pessoais para repassar informações de interesse público. Para nós, essa categoria de informação deveria ser dada de forma bem menos burocrática. O atendimento se tornaria bem mais rápido e eficiente.

Depois de uma certa espera, a infeliz informação que o MEC ainda não tem data marcada (nem previsão!) para divulgar os tão esperados espelhos de correção das redações.

Mas calma que nós do infoEnem temos! Evidentemente não é oficial, mas se nos basearmos no ano passado, a divulgação das vistas deve acontecer ainda esse mês. Em 2013, os espelhos das redações foram liberados pouco mais de um mês após a divulgação dos resultados do Enem 2012.

Portanto, no momento, resta apenas aguardar e continuar nos acompanhando. Estamos, como sempre, de prontidão para qualquer novidade.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




4 Comentários

gean

Segundo o Twitter do MEC, o espelho será divulgado hoje (20/03/14)

Responder

Caio Phelipe

Já estamos no mês de março e o Enem foi feito no fim do mês de outubro. Vamos para o quinto mês depois da realização das provas e segundo depois da divulgação de seus resultados. É uma pena que tudo transcorra à passos de tartaruga… enquanto isso, estamos na esperança de só tentar entender os critérios utilizados para a correção e atribuição do resultado final, é o que resta, já que objeções jurídicas não serão aceitas.
A pergunta que não que calar é: se já foi corrigido há tanto tempo, o que falta?

Responder

Roger

O que eu acho engraçado é essa desgraça que se tornou o ENEM , pois eles sempre atravessam a carroça na frente dos bois , como ele vão mandar o espelho da redação depois de ter passado o tempo dos vestibulares muitos não vão dar bola , tá na hora disso mudar…

Responder

kelly

O manual do sisu é uma boa alternativa para quem quer ficar por dentro do enem.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *