Entenda as Diferenças Entre os Conceitos de Cidade e Município

A disciplina de Geografia, que aparece na prova de Ciências Humanas do Enem, tem bastante foco no contexto nacional. Sendo assim, não é incomum aparecer termos como cidades e municípios.

Entretanto, embora muitos candidatos não saibam, tais termos são bem distintos. Devido a essas diferenças, muitos participantes do exame cometem erros de interpretação e, consequentemente, perdem pontos preciosos. Duvida? Então resposnda a seguinte pergunta:

Qual é o maior município do país?

Caso tenha respondido “São Paulo”, temos uma pequena surpresa para você! Sua resposta, que na verdade corresponde a maior CIDADE do país, é o noningentésimo sexagésimo sexto município do Brasil (966º). Em outras palavras, temos quase MIL municípios maiores que São Paulo no território nacional.

Sem mais delongas, vamos às diferenças entre os conceitos de município e cidade:

Município

Espaço territorial político, administrado por uma prefeitura, que se encontra dentro de um estado ou unidade federativa. O município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Olhando um mapa, podemos dizer que qualquer estado brasileiro é composto, territorialmente, de várias partes chamadas municípios.

Cidade

Como já adiantado, denomina-se cidade a área urbana de um município. Aliás, não é qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições de seus moradores, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que estejam próximas a ela.

Agora, vajamos alguns dados e curiosidades:

  • Um mesmo município pode ter várias cidades (áreas urbanas), conhecidas como distritos. Nestes casos, geralmente, o nome do município será o mesmo da cidade principal ou do distrito sede. A administração ou prefeitura certamente estará localizada nessa cidade principal;
  • Há cidades que ocupam praticamente toda a área municipal. Mais ainda! Existem algumas que unem, fisicamente falando, sua área urbana com a de um município vizinho. Inclusive, temos até um nome especial para esses casos. É aconhecida conurbação. Um bom exemplo é a Grande São Paulo, conhecida como Região Metropolitana de São Paulo, formada por 39 municípios, como Diadema, São Bernardo, Santo André, São Caetano e Guarulhos. Uma malha urbana gigantesca com mais de 21,2 milhões de habitantes;
  • Para finalizar, vamos a resposta da pergunta do início do artigo. O maior município do Brasil é… Altamira, localizado no estado do Pará, com mais de 161.446 km². Para se ter uma ideia, o território desse município é maior que o estado de Sergipe inteiro. Supera áreas de muitos países, como Suíça e Portugal.

Interessante, não é?

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *