Enem poderá ser aplicado via computador em 2016

Concursos da grandeza e proporção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Enade (Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes) podem, dentro de alguns anos, literalmente sair do papel e serem aplicados digitalmente. A Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação dos exames mencionados e também de vestibulares, iniciou um projeto de elaboração de testes adaptativos por computador para concursos de larga escala.

Tal sistema, já utilizado em muitos exames nos Estados Unidos, tem como principal diferencial as provas informatizadas em que as competências e habilidades de cada estudante são testados durante todo o tempo de duração do exame. É como se o nível de dificuldade da prova se adaptasse a capacidade do aluno.

Conforme informou o especialista em avaliação e consultor da Cesgranrio, professor Ruben Klein, um exame com as dimensões do Enem poderia ser feito no modelo adaptativo por computador somente daqui a quatro anos. Isso decorre em função da necessidade de realização de avaliações com poucos alunos nestes próximos dois ou três anos, para posteriormente evoluir para uma aplicação em larga escala.

O projeto é baseado no método desenvolvido na Faculdade de Psicometria da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Klein explica o quanto é complicado criar uma prova que seja adequada a grandes demandas. “Se um aluno acerta todas as questões ou não responde nada porque está muito difícil, você não está medindo bem as suas habilidades. Pelo computador, nesse conceito adaptativo, de acordo com as respostas marcadas pelo candidato, o sistema seleciona questões mais apropriadas para as competências desse estudante. O nível de dificuldade das perguntas seguintes varia segundo o desempenho dele em cada item, e a nota é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera se o aluno fez uma prova mais fácil ou difícil. A ideia é ter um diagnóstico preciso das deficiências de cada estudante nas habilidades analisadas”.

Para o consultor, a implantação desse tipo de teste no Brasil promete revolucionar o conceito de avaliação. Além de provas mais dinâmicas e interativas, ele alerta também para a viabilidade econômica, uma vez que a aplicação de exames em computadores diminuiria gastos com transporte, impressão e logística, além de acabar com a necessidade de realização em uma única data.

As informações foram retiradas de matéria publicada por Simone Avellar, no site Oglobo.

0 Shares:
3 comments
  1. …”diminuiria gastos com transporte”… Mentira! Pois os pcs teriam que ser transportados para o local da prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like