Enem: Candidatos Devem Fazer Simulados, Provas Antigas e Redações

Faltando menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), que serão aplicadas em 5 e 12 de novembro, os candidatos devem focar os estudos na resolução de simulados, provas anteriores e escrita de redações.

Tanto especialistas quanto candidatos que obtiveram excelentes resultados no exame e conseguiram aprovação nos cursos mais concorridos de grandes universidades públicas orientam: a maior parte do tempo de preparação nos últimos dias deve ser despendido com a prática, pois essa estratégia permitirá ao candidato chegar treinado e confiante para a realização das provas.

Confira as vantagens e indicações de estudo para cada uma delas.

Simulados e Provas Anteriores

A realização de simulados e provas anteriores é fundamental durante toda a preparação para as provas provas objetivas, especialmente neste momento decisivo. Além de auxiliar na fixação dos conteúdos teóricos estudados ao longo do ano e de avaliar o desempenho do estudante, esta técnica trará o benefício da adaptação ao modelo de prova e padrão das questões do Enem. Além disso, permitirá ao candidato desenvolver e definir mecanismos de controle do tempo e um plano para resolução do exame.

Na resolução de edições antigas (faça download das provas aqui) é importante procurar marcar o tempo de resolução e reproduzir outras condições iguais as das provas, como sentar-se em uma pequena carteira e concentrar-se 100% na avaliação.

Já nos simulados, caso não encontre opções de provas presenciais, o participante deve aproveitar a infinidade de oportunidades que a internet oferece de simulações online. Nossa recomendação aqui é a própria Plataforma de Simulados do infoEnem (saiba mais e cadastre-se), que disponibiliza simulados todas as semanas para serem resolvidos do computador, smartphone ou tablet.

Redações

Assim como nas provas objetivas, na redação a mesma regra se aplica. A dica é escrever pelo menos um texto por semana e procurar alguém para fazer a correção, de preferência um professor especialista. Vale reforçar que o candidato deve buscar por propostas que exijam a dissertação-argumentativa, tipo textual cobrado no Enem. Além disso, o ideal é usar propostas que tragam a mesma comanda do Enem, incluindo uma coletânea de textos motivadores.

Para quem não tem ideia de onde encontrar temas e propostas nos mesmos moldes do exame, bem como professores capacitados para realizar a correção, indicamos o Curso de Redação Online do nosso Portal. Através dele é possível enviar um texto a cada 7 dias e receber uma correção completa, com notas em cada competência e dicas/apontamentos do que precisa ser melhorado e como fazê-lo. Clique e inscreva-se agora mesmo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *