Enem 2018: Entenda o Caso da Questão de Matemática Anulada

Um dia após a aplicação do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou a anulação de uma das 45 questões da prova de Matemática e Suas Tecnologias, realizada no segundo domingo (11).

Conforme esclarecido em nota oficial publicada pela assessoria de comunicação social do instituto, o cancelamento do item foi realizado de imediato após representantes do Inep identificarem que o mesmo já havia sido utilizado no Vestibular 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mudando apenas algumas palavras do enunciado (veja reprodução na sequência do texto).

Ainda segundo o instituto, não havia outra opção senão descartar imediatamente a questão, uma vez que fere as regras da elaboração de itens do Enem “em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo“.

Como o exame traz seis cadernos de questões diferentes, sendo que todos possuem os mesmos itens e o que muda é apenas a ordem dos mesmos em cada cor de prova, informamos abaixo o número equivalente do exercício nos diferentes cadernos. Confira:

  • Caderno Amarelo – 150;
  • Caderno Cinza – 170;
  • Caderno Azul – 163;
  • Caderno Rosa – 180;
  • Caderno Laranja – 150;
  • Caderno Verde – 150.

Veja agora na sequência a reprodução na íntegra da questão, bem como uma imagem da mesma na época do vestibular da universidade paranaense.

O artigo 33 da lei brasileira sobre drogas prevê a pena de reclusão de 5 a 15 anos para qualquer pessoa que seja condenada por tráfico ilícito ou produção não autorizada de drogas. Entretanto, caso o condenado seja réu primário, com bons antecedentes criminais, essa pena pode sofrer uma redução de um sexto a dois terços.

Suponha que um réu primário, com bons antecedentes criminais, foi condenado pelo artigo 33 da lei brasileira sobre drogas.

Após o benefício da redução de pena, sua pena poderá variar de

  1. 1 ano e 8 meses a 12 anos e 6 meses.
  2. 1 ano e 8 meses a 5 anos.
  3. 3 anos e 4 meses a 10 anos.
  4. 4 anos e 2 meses a 5 anos.
  5. 4 anos e 2 meses a 12 anos e 6 meses.

Vale concluir que, com a anulação, nenhum candidato deve ser prjudicado nem beneficiado com o item, em questão de desmepenho (nota final na prova de matemática), mantendo os princípios de igualdade e lisura do exame entre seus participantes.

Fonte: Inep

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *