Enem 2012: A importância de estar antenado

Se você é daquele tipo de estudante que adora questionar a utilidade ou a aplicação prática de determinadas matérias para a sua vida futura, pare um pouco e preste atenção no que vai ler a seguir.

Em suas aulas de Geografia, certamente o professor já ilustrou o conteúdo com assuntos ligados à atualidade.

Só para citar alguns exemplos, a ocorrência de uma catástrofe natural, como a tsunami no Japão, ou as seguidas manifestações populares que vem acontecendo na Grécia são assuntos que receberam bastante destaque nos meios de comunicação e podem muito bem ser associados, respectivamente, à instabilidade geológica e à alta incidência de atividades sísmicas na região chamada de Círculo de Fogo do Pacífico e à crise econômica que atinge os países integrantes da União Europeia.

Se bem aproveitadas, as notícias dos últimos acontecimentos representam uma ótima oportunidade para aprender sobre um assunto específico de modo muito mais dinâmico e fácil de ser compreendido, com uma vasta disponibilidade de informações.

Se em uma situação assim você se sentiu familiarizado com o que está sendo dito, bom sinal. Por outro lado, se você ficou totalmente alheio a um debate que tinha como pano de fundo um episódio recente de grande repercussão que envolveu a participação de toda a turma, isso significa que você tem que se informar mais.

Concursos e exames reservam uma porcentagem considerável de suas questões para abordar temas de interesse geral que estejam em evidência. É uma forma de se avaliar o grau de conhecimento do candidato. Afinal, em um mundo caracterizado pela velocidade com que as informações se propagam, é de vital importância que se acompanhe esse ritmo acelerado.

Outro aspecto que merece ser destacado refere-se ao embasamento cultural para se entender melhor sobre o que está sendo veiculado na mídia. Na maioria dos casos, se dá a notícia, sem que se aprofunde nas razões que provocaram a ocorrência deste ou aquele fato. Eis aí um motivo a mais para que você corra atrás do porquê das coisas.

Em meu espaço virtual, que considero como uma extensão da sala de aula, trato dos mais variados assuntos com um enfoque geográfico, mesmo que feito de forma sutil. É quando um olhar apurado aliado à minha experiência como professor entram em cena para postar no blog o que já costumo fazer com minhas turmas.

Cinema, música, literatura, comerciais e esportes se fundem à geopolítica, comportamento, economia, aspectos sociais e a outros tópicos que podem facilitar a compreensão e reforçar os estudos de algo que, à primeira vista, poderia parecer incompreensível para qualquer simples mortal.

Para estar um passo à frente, é fundamental lembrar que não basta só acompanhar os noticiários televisivos, ler os periódicos ou acompanhar o que sai publicado em tempo real na internet. Não basta saber o que acontece, mas também suas causas e desdobramentos. Pesquise, investigue. O conhecimento está ao seu alcance, muito mais próximo do que você imagina.

*Márcio R. Tavares é Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), lecionou na rede estadual do Rio de Janeiro e atualmente trabalha nas redes pública e particular na cidade de Maringá (PR), além de moderar o blogue  geografiaetal.blogspot.com.br.

Agradecemos imensamente ao professor pela produção e deixamos o espaço do InfoEnem disponível para mais publicações do mesmo.

 

Compartilhar

3 Comentários

kelly

ee fato qe acabou mais nn te esqueci

Responder

my name's kelly

ee fato qe acabou mais eu naum te esqueci

Responder

Janaína

Gostei,é bem esclarecedor!Não basta se informar,se não é um pesquisador e se não sabe interpretar os fatos.Isso me ajudou a ficar mais atenta no que acontece atualmente no mundo.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *