Principais informações do edital do Enem 2020

Foi divulgado nesta terça-feira (31/03), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital contendo regras e datas para o Enem 2020. Nesta postagem, você irá conferir as principais informações sobre este exame, que contará com provas impressas e digitais.

Quais serão as datas de inscrição e aplicação das provas?

Uma das principais informações contidas no edital são as datas importantes para o exame. Apesar das incertezas causadas pela pandemia do novo Coronavírus, o Enem 2020 irá ocorrer e as inscrições para o exame estarão disponíveis entre os dias 11 e 22 de maio, tanto para as provas impressas como para as digitais.

Já sobre as provas, as datas previstas inicialmente foram confirmadas. As provas impressas serão aplicadas em dois domingos, 1° e 8 de novembro. Por sua vez, as provas digitais serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro. Como postado anteriormente, este será o primeiro ano em que serão aplicadas provas do Enem no formato digital.

Ao todo, serão aplicadas 100000 provas em versões digitais. O número é o dobro do inicialmente previsto (50000), e as cidades em que as provas serão aplicadas também foram divulgadas no edital.

Apesar das datas de aplicação diferentes, o calendário do Enem conta com as mesmas etapas para a inscrição. Veja a seguir quais serão as etapas contidas no exame.

Etapas de inscrição para o Enem 2020

As etapas que não possuírem indicação do modelo de prova (impressa ou digital) são comuns para ambos os modelos. Estão listadas a seguir as etapas presentes no período de inscrição para as provas do Enem 2020.

  • Justificativa de ausência no Enem 2019: de 6 a 17 de abril. Os candidatos que desejam participar do Enem 2020, mas faltaram à edição de 2019, devem apresentar uma justificativa para a ausência na prova anterior.
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: será no mesmo período da justificativa de ausência (entre 6 e 17 abril).
  • Divulgação dos resultados da isenção: 24 de abril.
  • Período para interposição de recursos: entre 27 de abril e 1° de maio.
  • Inscrições para as provas: entre 11 e 22 de maio.
  • Pagamento da taxa de inscrição: entre 11 e 28 de maio.
  • Solicitação para atendimento especializado (válido apenas para a prova impressa): de 11 a 22 de maio. Em relação à prova digital, não foi especificado este tipo de atendimento.
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: de 25 a 29 de maio.
  • Aplicação das provas digitais: 11 e 18 de outubro.
  • Aplicação das provas impressas: 1° e 8 de novembro.

Com isso, apresentamos nesta postagem as datas divulgadas pelo Inep para o período de inscrição nas provas do Enem, tanto digitais como impressas. Para este período, é importante estar atento à todas as datas, para evitar imprevistos durante o período de inscrição. Além disso, a inscrição no exame é um marco importante no processo de preparação, pois sabemos que a data se aproxima e devemos focar ainda mais nos estudos!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!