Dúvida: “meio-dia e meio ou meio-dia e meia?”; “São ou é meio-dia?”

Essas dúvidas de PORTUGUÊS acompanham a vida de muita gente! Então, Vamos esclarecê-las já, sem rodeios.

MEIO-DIA E MEIA é a forma correta! Por quê? Trata-se da referência a 12ª (décima segunda) hora do dia + MEIA hora, ou seja, 12h + metade de uma hora.

A palavra MEIA é um numeral fracionário, que se refere à metade de um todo, de uma unidade. Por ser um numeral fracionário, deverá sempre estabelecer concordância com a unidade fracionada. Dessa forma, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino: uma hora, meia hora.

Então, MEIO-DIA E MEIO jamais! Ok?

Agora, SÃO meio dia ou É meio dia? Bem, essa também é fácil. A segunda forma é a correta, isto é, É meio dia! Por quê? O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora. No entanto, antes disso, referindo a uma unidade de hora ou menos, usa-se o verbo SER no singular, assim: “É meio dia, É uma hora.”

Então, nada de dizer por aí “São meio dia ou São uma hora”!

E se for assim: “meio dia e vinte minutos?”. Fácil! O que prevalece são as horas em relação aos minutos: “É meio dia e vinte minutos”, “É uma hora e vinte e nove minutos”.

Quer aprender muito mais, acessa o nosso blog: www.estudareaprender.com.br

Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário!

Um abraço!

Prof. Eduardo (Edu) Freires

 


Eduardo Freires é formado em Letras, com especialização em Ensino de Leitura e Produção de Textos pela UFRRJ. Também é especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC-MG. É palestrante, revisor de textos e professor de Português e Redação há quase 20 anos. Já atuou como docente em cursos de graduação, leciona em cursos preparatórios para concursos e atua na rede pública de educação no Rio de Janeiro.

Página no Facebook: facebook.com/estudareaprender1

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *