Dica de Organização de Tempo: Conheça a Técnica Pomodoro

Hoje iremos tratar de uma estratégia para administração de tempo que pode ser muito útil para você que irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): trata-se da técnica do Pomodoro. Criada nos anos 1980 pelo então universitário Francesco Cirillo, ela passou a ser ensinada e difundida em meados de 1990.

Basicamente, a técnica propõe a divisão de uma tarefa de modo que ela possa ser cumprida em ciclos de 25 minutos, durante os quais se trabalha sem interrupções, e que são seguidos de intervalos de 5 minutos de descanso.

Eis um exemplo: vamos supor que você precise fazer uma redação sobre o tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Utilizando-se da técnica do Pomodoro, primeiramente você deve remover todas as distrações do ambiente – como televisão, conversas no Facebook ou em aplicativos de celular. A seguir, basta marcar um intervalo de 25 minutos, o que pode ser feito criando-se um alarme no celular ou utilizando-se um timer de cozinha. Quando o tempo começar a correr, concentre-se na atividade que você se propôs a fazer, o que, seguindo nosso exemplo, corresponde a esboçar e planejar o que será escrito em sua redação, conferindo-lhe estrutura. Assim que o tempo acabar, faça uma pausa de cinco minutos para, logo em seguida, iniciar outro ciclo de 25 minutos de trabalho ininterrupto, repetindo este processo até que tarefa seja concluída.

Nestes pequenos intervalos, procure realizar tarefas prazerosas, como ver um vídeo, tomar um café ou comer um chocolate. Caso você passe longos períodos de tempo estudando, o intervalo pode ser usado para fazer exercícios de alongamento ou de relaxamento. Vale ressaltar que o tempo do ciclo, bem como o de intervalo, pode e deve ser ajustado de acordo com as preferências de cada pessoa. Para experimentar esta técnica, inicie com os tempos sugeridos aqui e vá, pouco a pouco, testando novas combinações.

 

Fonte: http://mel-meow.com/uma-longa-noite-aprendendo/

                                         Fonte: http://mel-meow.com/uma-longa-noite-aprendendo/

Para complementar este artigo, sugerimos a leitura do HQ online “Uma longa noite aprendendo”, disponível neste link. E para mais informações sobre a técnica Pomodoro, recomendamos também o material contido no site oficial (página em inglês).

Agora, que conhece esta técnica, que tal aplicá-la resolvendo exercícios das edições anteriores do Enem? Para ver todas as questões das 6 últimas edições deste exame resolvidas e comentadas com grande riqueza de detalhes e precisão, conheça nossas Apostilas Preparatórias para o Enem, clicando aqui.

Compartilhar

2 Comentários

O Que Estudar na Reta Final Para o Enem 2015? - InfoEnem

[…] um artigo no início desse ano demos uma dica sobre como organizar seu tempo. Agora, faltando menos de um mês para o Enem, retomamos essa temática, porém com outro enfoque: […]

Responder

ferry ronzino

estraordinario

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *