Dia de Unicamp e UFT

Neste domingo, duas universidades públicas iniciam seus processos de seleção. A universidade Federal de Tocantins (UFT), com seus câmpus espalhados em diversas cidades do estado, e a prestigiada Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo.

A UFT oferece, neste ano, 1.620 vagas que serão disputadas por aproximadamente 13 mil estudantes. Entretanto, a instituição reservou 25% dessas vagas ao sitema de seleção unificado (Sisu), ou seja, utilizando exclusivamente o desempenho dos candidatos no Enem 2011.

A Unicamp, por sua vez, que terá mais de 60 mil vestibulandos disputando suas 3.444 vagas, assim como as outras duas universidade estaduais de São Paulo (USP e UNESP), continua conferindo pouquíssima relevância (ou nenhuma) ao Enem.

A Unicamp ressalta que somente serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize para a Comvest o cadastro e as notas relativas ao Enem2011 até o dia 15 de janeiro de 2012. Caso contrário, as notas do Enem, de 2010 ou de 2011, não serão consideradas para nenhum candidato ao Vestibular Unicamp 2012.

Maurício Kleinke, coordenador executivo da seleção da Unicamp, descartou a possibilidade de a Unicamp aderir ao Sisu, porque ao utilizar a nota do Enem como forma única de seleção, ele não atende a necessidade da instituição.

De maneira bem diferente das outras instituições públicas de ensino superior do país, onde a importância do Enem cresce assustadoramente, percebe-se que nas grandes universidades estaduais paulistas, essa importância caminha a passos lentos.

Entretanto, o próprio Kleink deixa claro que podemos ter mudanças para os próximos anos. “O Enem como primeira fase do nosso vestibular pode ser discutido, mas esse debate não começou” – acrescenta o coordenador.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *