Conhecendo a Força de Atrito – Física Enem

Até este momento, ao calcular as forças e acelerações exercidas sobre os corpos, consideramos que o meio onde os corpos se movimentam não exercem forças sobre os mesmos. Isto implica em dizer que, nestas condições, ao aplicar uma força em um corpo, este se deslocaria infinitamente, e sabemos que isso não ocorre na vida real. Um dos fatores que limita este deslocamento é a força de atrito, assunto da disciplina de Física no Enem que iremos abordar nesta matéria.

Antes de mais nada, vamos definir a força de atrito, e posteriormente iremos indicar os conceitos que estão por trás desta equação. A força de atrito de um corpo é dada por:

Fat = μ x N

Onde μ é o coeficiente de atrito, que é um número adimensional, e N é a força normal exercida sobre o corpo.

A força de atrito possui características típicas que permitem rapidamente a sua localização e entendimento. Uma das principais delas é estar sempre oposta ao movimento, ou seja, se o corpo está indo para a direita, a sua força de atrito estará apontada para a esquerda. Além disso, é dependente do coeficiente de atrito, que por sua vez depende da rugosidade e natureza da superfície. Em superfícies rugosas, o coeficiente de atrito será maior. É por meio dele que podemos prever a quantidade de energia cinética que será transformada durante o movimento, sendo comuns a energia térmica e também o ruído.

Dentro desta definição da força de atrito, devemos observar que existem dois coeficientes de atrito, o estático e o dinâmico, que são dados por:

  • EstáticoFat, s = μs x N
  • DinâmicoFat, d = μd x N

Se você já passou pela situação de empurrar um carro percebeu que tirá-lo da inércia requer mais esforço do que mantê-lo em movimento, e isso é explicado pelos valores do coeficiente de atrito. O atrito estático é maior que o dinâmico, assim a força de atrito estática será sempre maior!

Podemos concluir então que o coeficiente de atrito traz os problemas para mais perto da nossa realidade, e que muitas vezes não será observado nos exercícios. Todavia o seu conhecimento é importante para entender a realidade das dinâmicas dos corpos e determinas as suas forças!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Etenda a Importância da Resistência do Ar • infoEnem | infoEnem

[…] seja em maior ou menor intensidade. É caracterizada por ser uma força dissipativa, assim como a força de atrito, sendo exercida pelo meio em que o movimento ocorre (normalmente o ar). Abaixo está ilustrado um […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *