Conheça o Bioma Amazônia, Muito Cobrado no Enem

Na semana passada iniciamos um estudo relacionado à ecologia, mais especificamente sobre os biomas brasileiros. Se você perdeu a primeira matéria, clique aqui para ler e se atualizar. Conforme dito lá, vamos trazer informações sobre cada um dos seis biomas brasileiros. Como promessa é dívida, vamos começar!

O primeiro bioma que trabalharemos é o Amazônia, um dos mais importantes (com a maior biodiversidade) do mundo! O bioma Amazônia é a junção da Floresta Amazônica e da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas. Isso inclui territórios nos seguintes países: Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Brasil, abrangendo praticamente metade de todo território brasileiro, estando presentes nos Estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, ocupando 4,1 milhões de km²!

amazonia2

O bioma Amazônia é rico em fauna e flora: reúne 2.500 espécies de árvores, 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies de animais, correspondendo a 20% de todas as espécies catalogadas no planeta. Os recursos naturais da região incluem madeira, borracha, minérios, castanha e peixe.

A bacia amazônica é a maior do mundo: ocupa 6 milhões de km² e tem 1.100 afluentes. O rio Amazonas lança 175 milhões de litros d’água por segundo no Oceano Atlântico.

Abaixo podemos ver o Mapa do Bioma Amazônia desenvolvido pela Organização WWF Brasil.

bioma_amazonia

Tudo isso é constantemente ameaçado pelo desmatamento da Amazônia. Os maiores problemas são a atividade agrícola feita de forma não-sustentável e a extração madeireira, além de construção de barragens e usinas, que causam alagamento de grandes áreas, queimadas e assentamentos em áreas ambientalmente protegidas de forma ilegal.

Sugerimos que se aprofunde nos estudos do que aqui foi apontado como as principais características do bioma e não deixe de treinar seus conhecimentos (confira uma questão sobre o assunto).

Bons estudos e até a próxima!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Conheça os Fenômenos El Niño e La Niña • infoEnem | infoEnem

[…] influência do El Niño, as regiões da Amazônia e Nordeste apresentam uma diminuição da quantidade de chuvas, enquanto na região Sul e partes de […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *