Conheça e Entenda as Principais Formas de Governo

Sabemos que, nesta fase dos vestibulares e Enem, muitas vezes não há tempo para ler cada texto com um dicionário ao lado, portanto algumas palavras não são compreendidas e dificultam muito o entendimento do assunto e de temas posteriores. À vista disso, vamos tratar no infoEnem sobre alguns desses termos importantes. Neste artigo, especificamente, sobre formas de governo.

A monarquia é um regime de governo em que o monarca, geralmente o rei ou a rainha, permanece no poder até sua morte ou abdicação. Ela pode ser dividida em: monarquia absolutista, em que o rei tem poder absoluto sobre qualquer outro órgão do Estado; monarquia estamental, em que o rei delega alguns poderes à corte, representada pela nobreza; monarquia constitucional, em que há uma constituição e os poderes legislativo e judiciário limitando seu poder; e monarquia parlamentar, em que o rei é o chefe de Estado, um primeiro-ministro é quem governa e ainda há outros ministros e governantes.

A aristocracia é o “governo de vários” e ocorre quando quem tem o poder é um grupo de pessoas, geralmente pertencentes às camadas sociais mais altas.

A oligarquia significa governo de poucos, ou seja, um pequeno grupo de um partido, família, ou que possui os mesmos interesses, governa uma região.

Na anarquia não há governo ou um governante, ela defende a igualdade entre as pessoas e, deste modo, não poderia ter alguém “superior”.

Na autocracia, somente um órgão é responsável pelo poder, que é ilimitado e absoluto. Este órgão pode ser um grupo de pessoas, uma assembleia ou uma só pessoa.

Já a república é a forma de governo vigente no Brasil, em que o governante é eleito pelo povo para representá-lo por meio da democracia, ou seja, todos os cidadãos participam de forma que todos os votos possuem o mesmo valor.

Por fim, a tirania é o governo em que quem tem o poder é um tirano, o qual oprime a população.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *