Como Vencer a Interdisciplinaridade do Enem

Antes de tudo, vamos entender o que significa, de fato, essa tal interdisciplinariedade que tantos professores falam que aparecem na prova do Enem. Abaixo, segue a descrição do significado da referida palavra, de acordo com o dicionário online Aurélio:

  1. Que implica relações entre várias disciplinas ou áreas de conhecimento.
  2. Que é comum a várias disciplinas.
  3. TRANSDISCIPLINAR

Em outras palavras, podemos dizer que, no Enem, as questões não exigem conhecimentos apenas de uma disciplina. Tanto é verdade que, muitas vezes, não conseguimos sequer dizer, com absoluta certeza, de qual matéria trata determinada questão. Não sabemos se é história ou geografia, física ou matemática. Biologia ou química. Aliás, essa divisões nem aparecem na prova!

A principal pergunta é: como se preparar adequadamente para uma prova tão interdisciplinar como o Enem?

A resposta é simples, embora seja difícil de cumprir! Você precisa seguir dois passos muito importantes:

1 – Estude Separadamente as Disciplinas

Não tem jeito. Primeiro precisamos aprender o simples para depois partirmos para o mais complexo. Nos estudos, claro, não poderia ser diferente. Assim sendo, comece estudando as disciplinas uma de cada vez. Inicie pela teoria e faça vários exercícios para fixar os conteúdos.

2 – Faça Simulados para se Adaptar as Questões Interdisciplinares

Com o conhecimento básico de cada disciplina compreendido, agora é hora de “passar a cola”, ou seja, juntar tudo que aprendeu e começar resolver questões que exijam conhecimentos de diversas áreas. É a única forma é entrar em contato com tais itens. Não existe outra maneira! Em outras palavras, é necessário que você faça muitos simulados. Só assim conseguirá, de fato, entender e perceber como a prova do Enem costuma cobrar e exigir essa competência dos candidatos.

Nesse ponto tão importante dos estudos, recomendamos a Plataforma de Simulados do infoEnem. Nela, você poderá realizar quatro minissimulados (36 questões cada) e um simulado completo (180 questões) por mês!

Essas são as dicas para que você esteja realmente preparado para a interdisciplinariedade do Enem. Portanto, não perca tempo! Clique aqui e se inscreva agora mesmo na nossa plataforma de Simulados e turbine seus estudos!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Edson Nunes Ferrarezi

Boa matéria, mas a palavra correta é Interdisciplinaridade – sem o “e”

Responder

InfoEnem

Olá Edson,
Erro de digitação já corrigido! Agradecemos o elogio e também o alerta!
Abs,
Matheus

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *