Balanço Revela Que Primeiro Enem 2016 Teve 30% de Faltosos

De acordo com balanço publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite deste domingo (06), após o encerramento da primeira aplicação do Enem 2016, um total de 5.848.619 de candidatos compareceram realizar as provas. Como cerca de 8,3 milhões fariam o exame neste final de semana, o dado revela que 30% dos inscritos não foram realizar esta edição.

Ainda segundo informações do MEC, os estados como maior taxa de abstenção – percentual de estudantes que não realizaram o Enem – foram o Amazonas (37%) e o Mato Grosso do Sul (34,64%), lembrando que os mais de 271 mil candidatos que farão as provas em 3 e 4 de dezembro não foram computados nos cálculos.

Vale lembrar, conforme regra que começou a valer a partir do Enem 2015, que os candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição de R$ 68 que não compareceram para realizar esta edição e não justificaram, não poderão se isentar da taxa no exame do ano que vem.

Apesar de ser a maior desde o início do novo Enem em 2009, quando registrou 37,7%, a taxa de faltosos desta edição não foge das provas anteriores. No ano passado, por exemplo, foi de 27,6%, em 2014, de 28,9% e em 2013, de 29,7%.

Mesmo com estes números, o ministro da educação Mendonça Filho minimizou os problemas e fez um balanço positivo da primeira das três aplicações do Enem 2016:

Diante do quadro das últimas semanas, o Enem foi um sucesso absoluto. Conseguimos fazer com que a maioria dos inscritos fizesse a prova. Cerca de 3% dos candidatos farão o exame em dezembro; foi a melhor solução que encontramos.

Fonte: portal.mec.gov.br

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *