fbpx

Baixe Gratuitamente o Manual de Redação do Enem 2016

Com a finalidade de tornar transparentes e mais claros os critérios de correção e atribuição de notas da redação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) lançou, nesta quinta-feira (06), um Manual de Redação, chamado Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016.

O documento traz explicações detalhadas sobre cada uma das 5 competências avaliadas na prova textual (imagem), além de algumas redações nota mil comentadas das edições de 2013, 2014 e 2015, cujos temas foram “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, “Publicidade infantil em questão no Brasil” e “A persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira”, respectivamente.

competencias_cartilha

O manual explica que cada competência pode ter uma nota que varia entre 40, 80, 120, 160 e 200 pontos. A soma das pontuações em cada uma delas levam ao desempenho final, cuja nota máxima é de 1.000 pontos.

Os estudantes também poderão compreender algumas normas e regras específicas das correções, ou seja, o que se espera da redação em cada competência e quais os procedimentos adotados caso haja discrepância entre as notas atribuídas por dois corretores.

Há também capítulos que esclarecem as divisões que compõem uma redação dissertativa-argumentativa, como tema >> tese >> argumentos >> proposta de intervenção e outros dedicados a tirar dúvidas básicas comuns entre os vestibulandos, como a obrigatoriedade do título, limites máximo e mínimo de linhas e o que pode levar a nota zero, entre outras.

O documento digital contém um total de 60 páginas e já está disponível para download no formato PDF, por meio deste link. Quem tiver interesse também poderá realizar a impressão numa livraria ou gráfica.

Recomendamos também a Apostila de Redação do Portal infoEnem, elaborada pela nossa colunista sobre o assunto, a profa. Camila Pozza. Em aproximadamente 120 páginas, ela aborda de maneira mais didática e aprofundada todos os critérios, regras e conceitos necessários para uma redação nota mil no Enem. Clique aqui e garanta seu exemplar!