Abdômen e Hambúrguer – Unidos Pela Acentuação

Poderíamos pensar em outra relação, pouco “fitness” e muito prazerosa, já que, apesar de ser uma delícia, abusar desse lanche certamente resultará em ‘pneuzinhos’ na região abdominal, mas a discussão de hoje gira em torno da acentuação gráfica.

Abdômen no singular, recebe acento, da mesma maneira que todas as paroxítonas terminadas em “n” (íon, próton, elétron, cátion, hífen, sêmen, pólen etc.). A situação fica estranha para muitos alunos quando essas palavras vão para o plural, já que perderão o acento.

Tomemos emprestados os termos da Química como exemplo: teremos, no plural, “íons”, “prótons”, “elétrons”, “cátions” . Essas e outras tantas paroxítonas terminadas em “ns” são acentuadas (tanto no singular quanto no plural), mas as paroxítonas terminadas em “-ens” não o são.

Para entender essa alteração, é preciso lembrar outra regra, a das oxítonas (palavras cuja sílaba tônica é a última). Quando oxítonas, os vocábulos terminados em “-m” e “-ens” são acentuados (razão pela qual acentuamos “alguém”, “ninguém”, “vintém”, “parabéns”, “manténs” etc.).

Como as oxítonas terminadas em “-em” e “-ens” têm acento, as paroxítonas com essa terminação não terão, uma vez que o sistema de acentuação baseia-se no princípio da oposição, ou seja, ou uma ou outra terminação terá acento: se a oxítona tem, a paroxítona não tem.

Assim, não serão acentuadas “item – itens”, “nuvem – nuvens”, “jovem – jovens”, “paisagem – paisagens”, mas teremos “pólen – polens”, “sêmen – semens”, “líquen – liquens”, abdômen – abdomens”1.

Já no caso do hambúrguer, não é uma alteração na acentuação. Tanto no singular quanto no plural, o nome do sanduíche receberá acento. A questão dessa e de outras palavras terminadas em consoantes como “r”, “s” e, em algumas situações, “l”, é que, ao serem pluralizadas, essas palavras ficam com mais uma sílaba:

  • Hambúrguer – hambúrgueres
  • Repórter – repórteres
  • Gravidez – gravidezes
  • Mal – males

Ao terem o número de sílabas aumentado, as palavras antes paroxítonas passarão a ser proparoxítonas. A acentuação permanece, mas a regra que a justifica será outra. Hambúrguer, repórter, revólver, aljôfar 2 – palavras acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ‘r’, passarão a hambúrgueres, repórteres, revólveres, aljôfares – proparoxítonas, portanto. E, só para relembrar, todas as proparoxítonas são acentuadas.

Agora, vou saborear meu hambúrguer…

Até a próxima semana!

 
_________________________________________
1 Há também as formas pólenes, sêmenes, líquenes, abdômenes, que se encaixarão na regra exposta na sequência do texto e são mais empregadas em Portugal.
_________________________________________
2 Palavra de origem árabe, que significa pérola pequena e irregular, ou, por extensão, miçanga ou conta usada em bijuterias ou bordados.

 


Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *