22 Possíveis Temas da Redação do Enem 2015

Todos os anos, o infoEnem tem a tradição de trazer uma lista de possíveis temas para a redação daquela edição. Seguindo isso, apresentamos nossa indicação para o Enem 2015! Primeiramente, gostaríamos de lembrar que essa lista não é uma tentativa de adivinhar o tema oficial da redação, mas sim de contribuir para seu estudo de forma específica.

Nesse artigo você pode encontrar os temas da redação do Enem desde 1998 até 2014. Observando isso, percebemos que o exame sempre trabalha temas atuais de cunho social e relevância nacional.

Algo que acreditamos muito é que o treino é fundamental para o aprendizado. Unindo esse nosso ideal com a sabedoria das características específicas da redação do Enem, podemos ter certeza de que estudando e elaborando redações com os temas propostos abaixo, seu desempenho irá melhorar consideravelmente.

1. Diálogo entre ciência e sociedade

A ciência realiza novas descobertas frequentemente, fato que possibilita melhorias e desenvolvimento de novas tecnologias. Entretanto, muitas vezes a sociedade não entende o método científico e muitas coisas são confrontadas com paradigmas culturais, morais ou religiosos. Para lidar com isso, é necessário haver comunicação entre o meio científico e a população.

2. Limites entre estética e saúde

Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

3. Novos modelos de educação

Há muitos debates ocorrendo sobre as problemáticas do sistema tradicional de ensino e novos modelos de educação para o século XXI, tendo em pauta os métodos de avaliação, uso de tecnologias, interação professor-aluno, formação crítica e social etc. Um recente documentário realizado no Brasil que ajuda na discussão desse tema é o “Quando sinto que já sei” que pode ser encontrado no Youtube.

4. Dificuldades da formação universitária

A formação universitária no Brasil encontra diversos obstáculos como financeiro (o alto valor das mensalidades em faculdades privadas, custeio de transporte ou residência, materiais didáticos, alimentação), psicológico (escolha de curso, afastamento de familiares e amigos, aumento de responsabilidades, inserção no mercado de trabalho), entre outros. Ao mesmo tempo, o Estado tem criado políticas públicas como Fies, Pronatec, sistemas de cotas, criação de novas universidades etc.

5. Conceito de família no século XXI

O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.

6. Justiça com as próprias mãos

Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

7. Obsolescência programada

Esse conceito significa a diminuição da vida útil de equipamentos com o intuito de incentivar a compra de novos produtos ou versões atualizadas. Rodeio esse tema a questão do consumismo exacerbado, resíduos eletrônicos, responsabilidade e consciência social do consumidor. Um documentário sobre esse assunto também pode ser encontrado no Youtube e ajuda no entendimento.

8. Trânsito em grandes metrópoles

Grandes cidades têm tido cada vez mais problemas com o trânsito. Muitos pontos podem ser discutidos nessa temática como a preferência dos cidadãos por transporte público ou individual, poluição causada por muitos carros, poluição sonora (buzinas em congestionamento), via exclusiva para ônibus, ciclovias, tempo gasto diariamente entre trabalho e residência, atraso nos horários e superlotação em ônibus, trens e metrôs, greves dos funcionários de transportes públicos, preços das passagens, catraca livre etc.

9. Voluntariado e transformações sociais

O trabalho voluntário no Brasil tem passado por uma transformação. Não se pensa mais no voluntariado como assistencial (doação de roupas, alimentos e agasalhos, por exemplo), mas como uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários, assim como próprios projetos sociais realizados pelas empresas para contribuição à sociedade ou marketing.

10. Liberdade de expressão e mídia

Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo no início desse ano. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.

11. Consumo de álcool e droga por adolescentes

Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.

12. Limites entre humor e bullying

Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.

13. Desigualdade étnica e de gênero

O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

14. Gestão de resíduos urbanos

Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A gestão de resíduos ainda é um tema bastante em alta devido à enorme quantidade de lixo produzido anualmente no Brasil. Coleta seletiva e logística reversa são alguns dos termos importantes de serem entendidos. Para conhecer mais sobre a lei e sua importância na sociedade, pode ser consultada a explicação no site do Ministério do Meio Ambiente.

15. Saúde pública

Problemas no Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos são possíveis de serem tratados em uma dissertação. O tema também é bastante atual devido ao programa de governo Mais Médicos que trouxe médicos de outras nacionalidades (cubanos) para atuar no Brasil com o intuito de amenizar os problemas na saúde pública.

16. Abuso em trotes universitários

Todo ano, vários casos de abuso em trotes universitários são noticiados. Esse ano, um dos casos mais alarmantes foi de uma jovem que teve a perna queimada por ácido. O fator psicológico dos jovens recém inseridos no ensino superior também é pauta nessa discussão. Leia mais sobre esse tema nessa coluna.

17. Tráfico de drogas e violência urbana

A correlação entre o tráfico de drogas e a violência urbana, principalmente em favelas, é muito propício de discussão. Esse tema foi recentemente abordado nos filmes Tropa de Elite (1 e 2) e é sempre mencionado quando se debate sobre Legalização da Maconha, já que o combate às drogas é um dos fatores que mais causam violência e conflito entre policiais e civis no Brasil.

18. Uso da água na economia brasileira

O Estado de São Paulo passa por uma intensa crise hídrica e isso tem colocado a água no centro de grandes discussões. Uma das possibilidades de tema envolvendo a água é a sua importância em diversas atividades econômicas no Brasil como a agroindústria e a geração de energia elétrica através de hidrelétricas.

19. Saúde feminina na gravidez

A preocupação com a saúde da mulher durante a gravidez é um bom tema de redação pois nele podemos tratar várias problemáticas presentes na sociedade brasileira como o aborto não legalizado que fere e mata milhares de mulheres por ano, os maus tratos nos hospitais durante abortos espontâneos ou nos partos. O tema também é atual por causa da recente resolução que limita a quantidade de cesáreas que podem ser realizadas, o que é uma intervenção do Estado na escolha da mulher.

20. Sustentabilidade nas empresas

O termo sustentabilidade está bastante em alta no Brasil com a crescente preocupação com o meio ambiente. Nesse contexto, as empresas precisam atuar coincidindo a busca por lucros com o cuidado ambiental. Políticas empresariais e marketing verde são os pontos de destaque nessa discussão.

21. Intolerância religiosa

Novamente, o ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

22. Ativismo em redes sociais

Cada vez mais, as redes sociais têm sido usadas para estar em contato com a política e com movimentos sociais. Eventos são criados para marcar protestos, projetos de leis polêmicos facilmente viram virais e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa nova forma de participação política e suas causas e consequências na sociedade é um bom tema de pesquisa e escrita.

 
Desejamos boa pesquisa e estudo a todos. Não se esqueça que, além de conhecer e estudar os temas, é preciso praticar e escrever sobre eles. Para isso, recomendamos que participe do nosso Curso 100% Online de Redação! CLIQUE AQUI para se cadastrar.

Compartilhar

248 Comentários

Renata

Muito obrigado em compartilhar toda a sua experiência conosco, esse post foi de grande valia para mim.
Abraços

Responder

andrecas

erraru mizeravis

Responder

Jess

> se vc ler com atenção, irá perceber q eles n erraram

Responder

clarinda

> erraram sim

Responder

xxxxxxxxx xxxxxx

> kkkkkkkkkk

Responder

Levhson

obrigado por compartilhar essas dicas, são muito importantes para que está buscando conhecimento

Responder

juvandi

não esqueçam da hpv é um tema muito importante

Responder

Dilma Rousseff

Alguma vez já caiu como tema de redação esses temas apresentados no site?

Responder

Clarissa

> Sim! Enem 2014 e 2015! Caíram dois temas que foram apresentados aqui pelo site, na plataforma de possíveis temas para a redação do enem de 2013

Responder

Douglas

Um tema que também poderia ser tratado é o clima.. Só acho

Responder

Andressa

Não sei,mas para mim,a crise econômica é o que ta mais atingindo o cidadão brasileiro,é o que mais fala em jornais.Mas pra todo caso nao devemos descartar nenhum tema,pois o enem é muito cuidadoso com isso,talvez eles não coloquem temas muitos obvios e sim algo que estar na atualidade mas poucos dao importância.E em questão ao governo talvez colocando temas mais polemicos,eles possam saber com nossas criticas nas redações,o que realmente achamos sobre tal assunto e ver cada ponto de vista do participante,pois nos tambem somos cidadaos e temos opiniões…

Responder

O advinhador

O tema de 2015 vai ser “EXISTE VIDA INTELIGENTE EM MARTE?”

Responder

ivan

so se pra descuprir se vc morava la…….. vc ja parece um et.>

Responder

cintya

Já fiz varias provas do Enem e acho que todos os 22 temas são possíveis de cair na redação. Embora apesar de que de certa forma os temas são atuais, o tema das redações do Enem não são muito óbvios, raramente é um tema que foi muito discutido durante o ano, o que acontece muito é ser um tema que tem uma relação com o que mais se tem falado recentemente. Por exemplo, escassez de água, maioridade penal, crise econômica são bons temas, que dariam ótimas redações porem são muito óbvios também. Pode se esperar qualquer tema mesmo. As provas geralmente são fechadas ainda no primeiro semestre do ano portanto os temas que estão em pauta no segundo semestre tem pouca chance de ser o da redação. Na minha opinião a questão é dar uma lida no que foi noticia durante o ano, dar uma pesquisada nesses 22 temas e aguardar mesmo.

Responder

MARIA DE FATIMA

Imigraçoes no Brasil,tem muito haver com atualidade

Responder

Cláudia lima

Impeachment acho q seria interessante pq vivemos uma crise de gestão no Brasil e assuntos relacionados a economia.

Responder

Micael

> claro que nao Claudia Lima, o impeachment crítica o governo e o governo nao vai se auto-críticar.

Responder

Luanna gomes

Eu apostaria no primeiro. .

Responder

DANNY

EU ACREDITO NA REDUÇÃO DA MENORIDADE

Responder

Talia Gama

Eles acertaram do ano passado.

Responder

Letícia Oliveira

Mais que próximo..Tá chegando,a ansiedade está enorme!! Quem se preparou ta ótimo,vamos dar o nosso melhor dia 24 e 25.. Cada dia que passa é uma contagem regressiva.. 😀 #VemEnem <3

Responder

Ricardo Everton

Pessoal vamos criar um grupo no whathsapp, tenho certeza que muito irá nos ajudar!
Deixem o contato de vcs!

Responder

Luanna gomes

> 92446773

Responder

vaniceleia

Bom dia!
Eu acho q o tema deste ano é. A geração nem nem ,pois o fantástico o ano passado falou um pouco qndo estava perto ,ai domingo por alto abordou a este tema.

Responder

Bruno

Muito provavelmente não será esse o tema, Vaniceleia. O tema já foi escolhido no mês de março. Fatos que geram repercussão nesse segundo semestre tem grandes chances de não estarem relacionados ao tema.

Responder

willis

temas fortes pode ser sobre refugiados e homofobia!

Responder

Glicia

Não podemos descartar a hipótese do tema ser sobre distribuição de terras em mãos indígenas

Responder

Juliana

Outro tema,que possa ser q caia é A crise Hídríca que o nosso País esta vivendo

Responder

Rodrigo

> Temas que ao meu ver, são mais prováveis a serem abordados na redação:

Temas:
6,11,12,17,21,22…

Responder

Bruno Lima

Ola galera estou crjando um Grupo no whatss para debatermos sobre os temas provaveis do enem 2015 chem lah que adc todos abracos 6993095077

Responder

Ana Carolina

Acho que pode ser sobre os refugiados

Responder

Ed Carlos Junior

A prova foi feita nesse ano. Entre março e junho.
Disse uma ex corretora da redação do enem.

Responder

Naiara

Mas gente a prova é frita sempre um ano antes, então os temas atuais seriam os de 2014 não de 2015 !

Responder

Naiara

> Feita* Perdão

Responder

Rômulo Costa

O ataque à revista Charlie Hebdo, aparece duas vezes como um possível assunto.
E ainda esta escrito errada no tema 21, esta escrito com ‘a’ deveis de estar escrito com ‘e’ que é o certo.
Uma possível dica ? talvez !!!
Vou deixar vocês pensarem nisso, rsrsrsrsrs

Responder

Leandro Aurélio

Olá galera, eu estava lendo essas possíveis propostas e acho que uma das que o ENEM pode aborda como tema é a falta de água que esta acontecendo em São Paulo e em outros estados.

Responder

Josué

Forte tema também é sobre Géneros e Etnia

Responder

Douglas

Geralmente nunca colocam o que estar obvio ( na cara) por que se fosse seria tipo a crise que estar passando no brasil, falar sobre o impeachment, os roubos que enfraqueceu a Petrobras porem acredito que não coloquem nada que envolva governo, e isso ai pessoal vamos focar em tudo que pesarmos pois vai ser o que menos esperamos.

Responder

juliana rosas

Talvez caia sobre altos juros e inflação elevada ou tipo isso

Responder

milton

acho que um tema possivel de cair esse ano é “60 anos da morte de Getúlio” ou algo associado a isso, algo comparativo com o governo de 1954 e 2015, 60 anos apos a morte de Getúlio, quais foram as diferenças encontradas na presidncia Brasileira

Responder

Leticia Berger

Temos que estar preparados para tudo pois o enem sempre coloca um tema que a jente nen imagina!

Responder

Anónimo

Eu pensei que cairia a Terceirizaçao no Trabalho, das empresas

Responder

adrieli

Eu estou com a intuição de que vai ser sobre os novos modelos de educação….

Responder

Jesuelkler Gouveia

Olá amigos… Creio que não cairá nenhum desses temas abordados. Na minha opinião, o tema mais provável a ser abordado é “A recepção dos estrangeiros no Brasil”, haja vista que grandes eventos a nível mundial aconteceram no Brasil e acontecerá no ano seguinte. A mídia sempre aborda esse assunto… Será se estamos preparados para receber turistas que virão prestigiar esses eventos? Fica a Dica.

Responder

Raifran

Alguns temas propostos tem poucas chances de ser o tema da redação do Enem 2015, há temas importantíssimos que não entraram na lista… Não importa, sou fã de redação, não importa o tema.

Responder

Temas Redação Enem: Aumento da AIDS Entre os Jovens - InfoEnem

[…] a sociedade brasileira, pensamos que o aumento dos casos de AIDS entre os jovens brasileiros é dos possíveis temas da proposta de redação do Enem, até porque a maioria dos candidatos está na faixa etária na […]

Responder

Carlos

Bom dia pessoal. Li todas as sugestões, mas, na minha opinião uma temática merece atenção, tema que não foi citado nesta página. Sugiro que estudem o assunto: A tecnologia – benefícios e malefícios. numa dualidade de consequências pelo uso inapropriado.
pensem nisso, e bons estudos. Boa sorte a todos! ah, como vivemos tempos de insatisfação com nosso governo e pelos preços que nós, meras pessoas comuns teremos que pagar injustamente, lhes digo que, em meio a toda essa problemática no Brasil, dificilmente cairá um tema relacionado ao governo. Primeiro porque eles “governantes” não darão a cara à bater e segundo, o Enem não lançaria um tema, cuja argumentação por parte dos candidatos não seriam imparciais, mas levadas para o pessoal.

Responder

Edson

Migração, pode ser um tema que pode cair na redação do Enem, já que estamos vivendo isso. (Siria)

Responder

ELIENAY

Acho que o tema 22, cairia muito bem !

Responder

LUIZ FERNANDO da SILVA

No tema da redação de 2014 (PUBLICIDADE INFANTIL) eu abordei o tema mas falei sobre este público que vem fazendo ao longo destes anos , a mídia ,e vários outros empenhado neste assunto ,falei que muitos surjam este tipo de EVENTO USANDO CRIANCAS PARA A PUBLICIDADE, atraindo-a para o ASSEDIO SEXUAL, falei nesta redação sobre o perigos deste EVENTO que usado por muitos PEDOFILOS, espalhados pelo mundo, mas NAO tirei ZERO ,mas tive uma pontuação baixa, E FOI A FALTE DESTES PONTOS QUE não passei, em 2014, AGORA VCS acham que viajei NA( MAIONESE).

Responder

Carlos de jesus

Acredito que redução da maioridade e a escassez da água no país são temas bastante cotados para o Enem dessa edição 2015.

Responder

Bruna

> Concordo!

Responder

22 possíveis temas de redação | Enem na Faixa

[…] Fique ligado e acesse aqui! […]

Responder

Marcos Martins

Minha aposta: A Relação do Brasil com os Direitos Humanos

Responder

Redação no Enem 2015 - Ética versus Tema - InfoEnem

[…] que continuaremos publicando textos que abordam e exploram possíveis temas de redação, mas enfatizamos o quanto a preocupação em ler e escrever deve ter prioridade nos estudos dos […]

Responder

weslley

difícil cair religião ! vai falar oque de religião se for um ativista lgbt ou um ateus ?

Responder

Fernanda

Não creio que possa cair “Conceito de família no século XXI”. Acredito que é bastante polêmico e o Enem geralmente evita temas como este.

Responder

Karina Costa

Todos esses temas são possíveis para cair no tema da redaçao , mais tenho duas outras sugestões como pena de morto e a lava jato !

Responder

Edme

> Não cai, pois quem faz a prova do enem, é o governo eles vão colocar esses tema para nos concorrentes atacar o governo.

Responder

Gabriela

O que eu acho do tema mais provável é a Falta de água onde RJ,Belo-Horizonte e sp está sofrendo muito com isso,saiu até na revista Ge.

Responder

Michele lima

Todos os temas abordados tem grandes chances de cair na prova,acho muito interessante todos eles, principalmente voltados para o governo.Outro tema que tem grande chance de cair na prova é sobre A CRISE ECONOMICA MUNDIAL,principalmente como o Brasil está enfrentando essa fase

Responder

Cristiane

Casamento homossexual também é um tema bem discutível

Responder

Mag

Pessoal, qualquer tema é possível! É importante que saibamos discorrer a respeito do assunto, porém é NECESSÁRIO que consigamos dividir os parágrafos de forma que o texto tenha coerência e coesão. Por favor, se atentem à gramática. Saibam quando deve-se ser usado “mais” ou “mas” (vi muitos erros com essas palavras nos comentários anteriores). Não se fala “descutir” e sim “discutir”. Enfim, se atentem!

Responder

Renata França

BOM DIA NÃO PODEMOS DESCARTAR nenhuma das alternativas. mais o ENEM como sempre nos surpreende,.. é esperar para ver.. e estudar sobre tudo..um tema que deve ser descutido,, e que eu acharia justo.. é sobre essas novas LEIS.. brasileira.. muita coisa que não trará proveito nenhum sendo discutida,, enquando a REAL NECESSIDADE.. ESTÁ SENDO ESQUECIDA

Responder

mirla kesia

Bem, caros estudantes na minha opinião faltou serem citados alguns tema que está relacionado ao nosso dia a dia que é a questão da corrupção que inclui: mensalão, operação lava jato, escândalo da Petrobrás, imigração clandestina, corrupção na saúde pública…… enfim são também temas possíveis para a redação enem este ano, mas porém existe a possibilidade de ser resgatados temas do ano passado ou temas que não está extremamente ligado diariamente no cotidiano, mas o que nos resta a fazer é estudar e pesquisar mais para não sermos pegos de surpresa na hora de fazer a redação do enem.#ficaadia#sóacho.
Boa Sorte a todos.

Responder

Deividy Modesto

-Bom gente, eu acho que o Tema da Redação desse ano vai ser:
“Mobilidade Urbana” ou “Geração Nem-nem” jovens que nem estudam e nem trabalham.
São temas bastante interessantes e provavelmente possam cair.
#Só_Acho!

Responder

savio

Pois bem, em fato verídico e eu não tenho absolutamente certeza que vai cair esse tema da falta de água no Brasil, porque inclusive passou passou ate uma reportagem no jornal nacional falando da seca em são paulo. detalhe por detalhe em explicação, no entanto o youtube ate bloqueou a reportagem que foi postada.

Responder

vitor

Ditadura militar no brasil

Responder

gildevan

Só se for pra VC né… >

Responder

Beatriz

o ENEM geralmente, cobra coisas atuais e se mantem atuais com o decorrer do tempo, como um dos temas já propostos como trabalho escravo não me recordo se foi em 2010 ou 2011..por fim,acredito que algo relacionado a trotes universitários,drogas,resíduos urbanos ou algo sobre o feminismo,coisas super atuais mais com “menos” foco.

Responder

Daniela Oliveira

No meu pontoo de vistaa todos os temas São possíveis , não descarto nenhum deles . Creio que a REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL e 50 ANOS DO GOLPE MILITAR São temas quee tem possibilidade de cair noo ENEM …:)

Responder

Clara

> Acho que 50 anos de golpe militar é meio impossivel de cair já que o enem evita temas sobre o governo e a política.

Responder

rafaela

5,15,19,21 creio que não irá cair. Gente por favor corrupção não vai cair e maior idade penal tbm acho não pois é um tema q está sendo mt discutido eles escolhe um que não está a mostra da mídia. Coisas religiosas tbm não vair cair pois é algo mt pessoal.Tipos de tema que cai é algo a social no BRASIL, pode tirar ideia de um tema vai cair sobre grécia ou outro pais de fora. Eles querem algo relacionado ao país.Pode cair sobre dengue sim é um problema social é uma epidemia.Aborto não vai cair é algo ainda mt polêmicos, eles não escolhem temas polemicos e sim temas fáceis! Nenhum ate hj foi tema díficil, escolhe tema ”paia”!

Responder

viviana

o enem sempre aborda,o que a mídia não coloca na lista dos temas possíveis faço enem todos os anos para testar os meus conhecimentos mesmo revendo opções de temas antes,nunca foi acertado,porém o que nos ajuda é um contexto acima do tema nos ajuda a definir uma boa redação,mas estar atualizado sempre é importante,em fim vejo como uma zebra cair um desses temas,mas é bom sempre manter informado de tudo.

Responder

melquisa nascimento

pouco provavel falarem do governo,mais falar sobre a crise que atinge principalmente nosso pais seria bom

Responder

viviana

> nao falaria,haveria muita critica ao governo e muitas redações acabaria sendo eliminadas.

Responder

laguano

bom mesmo aroi

Responder

Rosário

> me desculpem mas não concordo com alguns comentários, pois já fiz prova do enem que o tema foi ” corrupção” ou seja um assunto que envolve o governo, acredito sim que ele possam não colocar temas que exponham os governantes, mas tudo é válido 🙂

Responder

viviane martins

Creio que eles irão abordar temais mais discutidos no decorrer do ano, menos que envolva politica claro, eles nunca colocam algo que vao fazer com que critiquem o governo, a politica, e o que mais iria sair se abordassem esse tema era críticas. Creio eu que falta de água, conceito da família no seculo 21 tem uma grande chance de cair.

Responder

Luiz Guilherme

Ajudou bastante !!!

Responder

Heloisa

Nossa todas as proposta de redação são interessantes já deu no cursinho os cinco primeiro e outros estou ansiosa para o Enem 2015. Obrigada pela ajuda dos outros temas.

Responder

thiago mozart

gostaria de participar do grupo, estou desde de fevereiro preparando, par esse grande desafio que vai ser o enem 2015 .
vou deixar meu numero
(31) 82795313

Responder

Gilliane Martins

Seria Muito Bom ficarmos de olho no Jornal Nacional alguns dias antes , talvez passara algo relacionado ao tema da redação, Só presta bem atenção.

Responder

gedson

acho que vai ser sobre a Redução Maioridade Penal

Responder

gedson

Reduçao da Maioridade Penal, é um bom assunto que tem possibilidade de cair no enem porque é um assunto atualizado

Responder

viviana

> verdd

Responder

Mayara A. Brandão

Eu acredito que possa cair sobre “A Guarda compartilhada” “Intolerância religiosa” “Xenofobia”.

Responder

rafaela

> sobre religião pode ter certeza que não vai cair, é algo mt pessoal e não está no critério do enem.

Responder

Raissa Barreto

Bom li os comentários e as possíveis propostas de redação do Enem 2015. Achei bastante interessante , sou vestibulanda e fiquei interessada no grupo do wpp para a discusao de temas . Se possível desde já agradeço.

Responder

Maylon Oliveira

Na minha opinião, vai cair como tema: Geração “Nem-Nem” Jovens que nem estudam e nem trabalham.

Responder

Danielly

Gente kkkkkk não se iludam!! o enem nunca aborda temas polêmicos. Tudo pode acontecer, mas acho muito difícil cair a maioria dos temas que estão aqui

Responder

Beatriz

> prezada,os temas que o ENEM vem cobrando são sempre que estão em alta,em partes concordo com
seu comentário que a maior idade penal não e improvável mais os citados são os que estão em alta mas de pouca dominação duvidosa pelos estudantes.

Responder

Avylla

Seria muito bom se fosse sobre redução da maioridade penal, ou qualquer tema relativo à leis. Sou estudante de Direito, ia obter uma boa nota assim.

Responder

Giselle

Na minha opinião o assunto não será maioridade penal porque é um assunto polêmico e bastante óbvio. Acho que a crise da água é mais provável cair.

Responder

Denilson

Poderíamos criar um grupo de pessoas prendadas ,pra discutirmos os principais temas da redação(99) 981249145, dificuldades de formação universitária, um tema que pode ser exposto.

Responder

Raissa Barreto

> gostaria de participar desse grupo se possível , sou vestibulanda e li os comentários e propostas de possíveis temas da redação do Enem 2015. Desde já agradeço

Responder

yan

EUTANÁSIA, MUITO INTERESSANTE

Responder

Cremilda

EUNOBRASIL
HUEHUE BR FOREB’S

Responder

yan

UM TEMA MUITO INTERESSANTE SERIA:

NOS FAZER REFLETIR E COMPARAR A CRISE DA PRIMEIRA ÉPOCA DO MENSALÃO COM A CRISE QUE ESTAMOS PASSANDO HOJE!!

O QUE ACHAM??

Responder

Célio Miranda

Acredito que o tema do Enem este ano vai ser a redução da maioridade penal! Assunto polemico, com ter plebiscitário que mexe com o conjunto da sociedade brasileira e divide opiniões. Como se trata de questão social, politica e de natureza jurídica e bom os candidatos ficarem atentos.

Responder

Mayara

Acho que não devemos esquecer das maifestações que ocorreram em 2013, pois o ENEM não abortou esse assunto na redação de 2013 e nem de 2014 e nos comentarios que eu li, não há nenhuma citação sobre as manifestações ocorridas. Temos que considerar este tema também e le para não sermos pegos de surpresa…

Responder

Alex

Errou

Responder

pricila de souza da costa

ola
uma das caracteristicas do enem é ter um tema facíl em um ano e no ano seguinte ter tema dificíl, mais provávio que este ano caia um tema que seja mais facíl compreende-lo.

Responder

Corrêa

Acho que possa cair problemas fora do brasil, como a viagem pra marte ou os problemas da Grécia em relação ao euro!! ou
O casamento gay não só pelo motivo do preconceito mais pelo fato da adoção de crianças!!
Mesmo que alguém possa ter acertado sem saber o que mais importa não é chuta temas, mais sim está preparado para qualquer redação, pois uma redação boa é uma redação não zerada!!! 😉

Responder

Mikhaela Santos

São tantos temas que até nos deixam confusos.. Apesar que nos facilitam bastante.. Agora é estudar pra tirar uma boa nota.?

Responder

Antonia Maria Mendes dos Santos

achei muito interesante po temas de Redeção do Enem.

Responder

Gaby Sousa

Penso que ”Redução da Maioridade Penal” seja um dos possíveis temas…

Responder

M Clara

Colegas,
Vocês teriam indicações de bons referenciais bibliograficos acerca das seguintes temáticas: Redução da maioridade penal; previdência social e envelhecimento da população brasileira; Terceirização das atividades-fim no serviço público; mídia e liberdade de expressão; políticas públicas para mulheres(lei do feminicidio); e transporte urbano no país. ?!
Seria de grande valia a contribuição com artigos e dados relativos aos temas.
Seria imensamente grata.

Responder

Jandir Neto

Dois bons temas : A previdência social e o envelhecimento da população brasileira, e o Feminicídio .

Responder

Enock

Que tal: A onda da imigração: um problema mundial.
Embora parecemos estar tentando acertar na loteria, acredito que o melhor é assistir principalmente a muitos noticiários, acompanhados leituras em sites de notícias na internet. Escrever bastante e a cada palavra desconhecida encontrada buscar aprender o significado. Isso enriquece e vale mais que tentar saber o tema do Enem.

Responder

Mahara

Ajudou bastante. Agora o que nos resta é comer livro.

Responder

DAYANE

acho que pode ser a “exposição de fotos intimas “

Responder

Anna Karoline

> Acredito que não caia esse tema especificamente, mas é um tópico mediano de possível abordagem no tema ”Liberdade de expressão e mídia”

Responder

Vanessa dos Santos Silva

Muito interessante a abordagem do artigo!

É bem difícil prever o que pode cair na redação do ENEM.

Responder

Patricia

Obesidade infantil é um tema muito bom, e creio q pode cair, outro também é a Gestão de resíduos urbanos.

Responder

Adriane Soares

“O trabalho escravo no seculo XXI ” acho q pode ser um posivel tema

Responder

MARLON DE SOUSA PEREIRA

liberdade de expressão e mídia o assunto muito importante principalmente pelo atento sofrido na revista Charlie Hebdo.Que gerou repercussão mundial

Responder

Amanda

Bem,eu acho que o tema desse ano é:
MAIORIDADE PENAL
TERCEIRIZAÇÃO
SAÚDE PÚBLICA ….. um desses 😉

Responder

jaciara

> ou crise hidraulica ou mensalao pt

Responder

ana

se antes eu tivesse visitado antes o site e feito o primeiro tema eu teria tirado uma nota melhor na redação do vestibular que fiz este ano. Não era bem esse tema, mas estava ligado indiretamente…. era sobre os excessos que prejudicava o futuro algo do tipo

Responder

André Gazola

Muito interessante a abordagem do artigo!

É bem difícil prever o que pode cair na redação do ENEM, mas sem dúvida quanto mais propostas e mais conhecimento, mais bem preparado o aluno estará para o grande dia.

Eu fiz um vídeo em que abordo alguns temas adicionais que também devem fazer parte do repertório dos candidatos. Ele pode ser visto no Youtube, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Wyw8qYcWFPI

Abraços do prof. André!

Responder

Jessica

Não acredito que o tema vai ser sobre qualquer tipo de corrupção. Como a Julia Camponni disse: não tem os dois lados da discussão, “a favor” ou “contra”. Ninguém, além dos corruptos, é a favor da corrupção. Acredito EU. O resto das alternativas não devem ser descartadas!

Responder

Danielle

Acho que esse ano o tema do e nem vai ser sobre maioridade penal

Responder

Danielle

Acho que esse ano o tema vai ser sobre a maioridade penal

Responder

valdir Pereira Gomes

> na minha opinião deve ser a maioridade penal,pois esta sendo muito cogitada entre a mídia e a população.

Responder

dalvaci

muito bom

Responder

Danielle soares

Bem, não acho que: escasses de água, maioridade penal, corrupção tanto na petróbras quanto na fifa, seje tema deste ano, pois o enem aborda temas que já foram importantes e discutidas e que ainda é de alguma forma falada no Brasil….enquanto este ano… vai ser muito bom pesquisar assuntos que já foram importantes e que já percutiram. Claro que em base da atualidade!!

Responder

Danielle soares

Bem, não acho que: escasses de água, maioridade penal, corrupção tanto na petróbras quanto na fifa seje tema desde ano, pois temas do enem abordam assunto que já foram importantes e discutidas. Talvez a escasses de água, corrupção enfim assunto da atualidade seje temas dos próximos anos….enquanto desde..so basta pesquisar e saber o que já foi discutido, mais com base no presente..

Responder

Robson

Muito boa essa lista. Obrigado

Responder

Sara

Creio eu que o tema da redação do Enem mais próxima seria Dificuldades da formação universitária.

Responder

thiago

To amando essa lista. Valeu AÊ!

Responder

Ana Áurea

Eu nao sei por onde começa,mas quero está por dentro da maioria dos temas para no dia não boia !! Vamos lá galera, bos noite !!

Responder

carlos

obsôlencia programada é um tema bem polemico e não se ve muito na midia,

Responder

Leo

Hashtag Partiuuuu estudar mano Enem esta bem ai… vlw pelas as dicas mano.

Responder

Leyde

Pessoal vale ressaltar que A redução da maioridade penal também pode ser um tema muito importante, pois além de ser atual é um tema forte que envolve todo o país…
Apenas minha opinião.

Responder

Letícia

E o Feminicídio?

Responder

Rafael

Amigos, creio que assuntos como maioridade penal, escândalos da FIFA e temas que tendem a afrontar ou a demonstrar nossas opiniões diretamente sobre decisões dos nossos governantes, são muito abstratos, haja vista que são temas polêmicos e consequentemente as teses que cada um roga se divergem. Contudo, não descarto a possibilidade de que possa ser utilizado como preceito secundário de algum tema, a fim de fromularem um tema concreto por meios polêmicos (Ex.: Riscos que um menor infrator pode causar a sociedade; Como a sociedade lida com infrações cometidas por menores.), notem que mesmo sendo temas “abstratos” não a que se falar em confrontos de idéias entre Estado e cidadão, obviamente alguns irão citar a segurança pública, falta de normas reguladoras e tantas outras agravantes. Posto isso, rogo pela tese em que a União não dará sua “cara” a tapas, pois, além de ser temas polêmicos, será temas em que os princípios pessoais vao ser expostos sendo assim não uma “dissertação argumentativa” é sim um “na sua opinião, disserte sobre o tema xxxxx.”

Responder

rhaianny

creio que deve cair o escandalo de corrupção da FIFA 🙂

Responder

Vitor

NUnnnnnnnnnnnnnca que irá cair este TEMA !!!!!
o ENEM é uma prova feita pelo governo , não tem nem lógica eles abortarem um assunto que fale mal deles…

Responder

Steffany

E bom estudar maioridade e menoridade penal, esse a assunto é ótimo pra dissertação .

Responder

John

Ou quem sabe o tema desse ano
Seja sobre o casamento gay.

Responder

carol

[ebola] um vírus que deixo de ser comentado ao contrario do ano passa também pode ser.

Responder

dannieli

entao ….

Responder

Lorrayne

Muito bom!

Responder

Ferraz

Posso estar errado, e admito que o que vou citar não tem embasamento nenhum.

Mas vocês não acham que de certo tempo pra cá o Enem não vem seguindo certo “padrão”?

Até mesmo em relação a dificuldade das provas, e a obviedade dos temas?

Lei seca por exemplo foi muito obvio e a prova também foi relativamente fácil, publicidade infantil ninguém poderia adivinhar e a prova tinha uma dificuldade maior também.

Responder

Lorrayne

Realmente! Acho que a gente pode esperar qualquer coisa… Quem imaginaria que o tema passado pudesse ser Publicidade Infantil???>

Responder

elivelton

> esse ano acho que pode ser a crise imigratória.

Responder

eden rodrigues

A maior idade penal é um forte indício de que podem sim ser assunto do tema da redação desse ano

Responder

aparecida

acho que o pais está passando por uma penera, petrobrás assunto.

Responder

Lúcia

Eu acho difícil no ENEM cair assunto que estão em mídia e que sempre estão sendo abordados, pois o principal objetivo dele é saber se você tem a capacidade de lidar com qualquer assunto. Mas lógico que sempre vai cair questões sobre assuntos atuais, mas redação as possibilidades são menores.
O importante é saber ligar o hoje com o ontem e está sempre informado.

Responder

Joyce Resende

Na minha opinião, todos os temas são válidos, tantos que são óbvios, como os que não são. Como foi dito acima, ninguém, muito menos eu,esperava que tema fosse Publicidade Infantil, e foi o que aconteceu. Por isso concordo com a Patricia Maria, vamos ficar atentos aos jornais, as noticias, pois tem gente que não gosta de assistir Noticiais, mais ai que devemos ficar ligado nos assuntos da atualidade.

Responder

carla

vcs são um bando de lesos…. só fiquem por dentro das notícias… no enem 2014 Ninguém apostava na publicidade erre infantil, e caiu.. não descartamos nenhuma possibilidade…

Responder

Rithely

Fiz o cadastro mas ñ deu certo,alguém pode me ajudar….

Responder

carla silva

Ô infoenem, o item: 12. Limites entre humor e bullying, desse texto do Matheus Andrietta compartilhado por vocês, é sério mesmo?
Ou brincadeira?

Responder

Jamile

Estou no 1 ano do ensino médio e essa será a primeira vez que vou fazer ENEM . Alguém aí pode me dar uma dica ?? Acho que um tema que pode cair é a maior idade penal.

Responder

lorena

parece que esse ano so podem participar quem tiver maior de 18 e que ja esteja cursando o 3 ano do ensino medio adiante.. >

Responder

Pedro

É o meu sexto ENEM este ano, e baseado nos anos anteriores (2010: Trabalho na construção da dignidade humana; 2011: Viver em rede no século XXI; 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI; 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil; 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil), não acredito em redução da maioridade penal, uma vez que se trata de um tema bastante polêmico, principalmente para o governo. Além disso, esse já foi o tema da redação do vestibular de inverno de 2015 da Unesp, já está meio desgastado. Achei a lista bastante interessante, pois apresenta temas cotidianos e distantes daqueles sempre “esperados”, como corrupção, redução da maioridade penal, crise hídrica, etc.

Responder

roberta rezende

Tema adequado e universal para a educação/cultura no Brasil: Gramsci e Paulo Freire.

E tbm: Como vender o país para a China/BRICS através de uma economia não livre, extremamente regulada pelo estado, junto com um capitalismo de estado mercantilista.

Responder

Celso

..tema;; Manifestação popular e suas consequências.

Responder

dany

Oi galera eu sou Daniely e nunca fiz o enem, tenho muita dificuldade em escrever uma redação este ano tentarei participar gostaria de algumas dicas e conselhos para tentar ir confiante nos dias de prova e da redação.obrigado.

Responder

patricia maria

Bem em relação aos temas propostos pelo Enem, alguns tenho certeza que não irão cair. ..No meu ponto de vista.. Nem sempre é abordado o quêsito de atualidade!!!! ano passado mesmo garanto que todos foram pegos de surpresa! pois nimgém imaginaria que o tema seria; “Publicidade Infantil em questão no Brasil” eu mesma fiquei surpresa..Mais tomara que o tema seja atual. 🙂

Responder

Nathalia

O que devemos fazer é pesquisar, está bem informado com o que acontece no Brasil e no mundo, e acreditar em nós mesmos.

Responder

patricia maria

> concordo plenamente Nathalia…Não dizendo diretamente que os temas aqui citados não possam cair na redação ..Mais as vezes estudamos tanto esse temas e muitas vezes não caem… Vamos continuar ligado ”melhor dizendo” nas informações, nos jornais, enfim.

Responder

kaah

Seria mto clichê abordar o assundo da escarcês da agua atualmente?

Responder

Raquel

> eu fiz um concurso público no final do ano passado e caiu esse tema.

Responder

leonice

a corrupção também pode ser um tema,existe muita coisa para se debater sobre esse assunto.

Responder

ezequiel

> concordo plenamente esse assunto soble a corrupçao tambem pode sair um belo argumento dos contras e os a favores;

Responder

Joyce

Tô achando que vai ser sobre a maioridade penal

Responder

lorena

eu tambem acho>

Responder

Melissa

Também acho que o tema será a Maioridade Penal.

Responder

Rosi

> Pessoal, não sei, acho que a Redução da Maioridade Penal não cairia. Já caiu no vestibular de inverno da UNESP… Acho difícil repetir o tema em outro vestibular no mesmo ano, mas nunca se sabe.

Responder

Sidy

> Na UECE também foi Maior Idade Penal. Com duas universidades adotando esse tema de redação, acho improvável que caia no ENEM.

Responder

Caio andrey

> está muito
expressivo,acho muito difícil

Responder

jhaynne

Eu acho que poderia ser também sobre o terremoto no Nepal.

Responder

Gilvânia

A delação premiada ou o sistema de cotas nas Universidades poderão ser uma sugestão de tema da redação deste ano.

Responder

João Marcos

A causa da dengue no Brasil também pode ser

Responder

larissa

> joão Marcos,a causa da dengue parece ser um tema muito óbvil!Acho que eles não colocariam!

Responder

Leticia Aguiiar

> acho que a questão não é ser obvio mais sim ser uma questão social na minha opnião pode sim ser um tema a cair na redação.

Responder

Geovana

> Lei seca também parecia óbvio

Responder

laguano

> bom bom

Responder

Aline t

> Foi do ano2013

Responder

Júlia Camponni

> João Marcos,explicando um pouco sobre a opinião da Larissa,”a causa da dengue” até seria um tema interessante para se discutir por ser tão falado,mas o foco principal nas redações do enem é polemicidade,e dito isso,o assunto “da dengue” não é um assunto polêmico,pois não tem dois lados da discussão,tipo “a favor” ou “contra”,entende?!

Responder

carla

> concordo com vcs pq ageente nao faz um grupo no whatzaap para pordemos dialoga mais especifico fica ate melhor fazemos um grupo no whatzaap se quiserem o meu numero é esse 73-99721236

Responder

Denilson

Concordo com sua opinião, séria bom criarmos um grupo compostos de pessoas prendadas, pra discutirmos os principais temas. (Dificuldades da formação universitária)

Responder

Denilson

Concordo Carla com a sua idade, poderíamos criar um grupo de pessoas prendadas, para discutirmos os principais temas da redação. (99) 981249145 dificuldades da formação universitária, pode ser um dos principais temas né

Responder

Jaime Barros

Concordo sobre o tema da dengue, não é um assunto polêmico, como dica pesquise os temas das edições anteriores, isso pode ajudar muito.

Responder

Leila

> Pode cair sobre a redução da maioridade!!!

Responder

jany

Concordo com você Sarah , não podemos nos preender em apenas um tema específico , é necessario estar antenados em todos os temas , ate aqueles que acharmos impossivél que virar á cair ,pois podemos ser surpreendidos ! …
#enemcaixinhaDEsurpresa#

Responder

bob marley

#vaicairconecrewdiretoria

Responder

Rany

A questão do Índio é uma também, esse ano ta tendo muita discussão no supremo tribunal, querendo tomar as terras dos indigenas e também a questão ambiental.

Responder

Francivânia Cavalcante

Concordo plenamente com você Lucas!

Responder

10 TEMAS ATUAIS PARA REDAÇÃO

[…] InfoENEM e GabaritoENEM http://www.infoenem.com.br […]

Responder

Lucas

Acho difícil ser saúde pública. No ENEM não é comum ter uma “crítica” ao Governo como tema.

Responder

sarah

> oi lucas, 🙂 então eu li seu comentário e pensei sobre o que minha professora de redação me falou, não podemos descartar nenhuma possibilidade, e você sabia que o SUS é reconhecido mundialmente como modelo de saúde publica, ela (a professora) nos passou um texto sobre o SUS perspectiva dos brasileiros no mundo, dessa forma o governo poderia nos ”obrigar” a argumentar sobre os lados positivos do SUS, só uma dica mesmo 🙂 achei interessante compartilhar 😉

Responder

Lannah

Sarah vc pode nos silicitar o texto respectivo que sua professora passo a voce?? >

Responder

Marcelo

> Excelente comentário.
Dentre as dicas que um professor meu passou. Na introdução vc lança uma ideia sobre o tema. 2o parag os prós, 3o os contras e no 4o conclui sem clichés.
Pensando nisso, um tema de saúde pública daria pra montar uma redação perfeita.

Responder

jonas

> assim não fica legal , porque você vai redijir seu texto em torno de um unico argumento
o bom é lançar sua introdução , Sendo Breve, direto e original, e tambem conter nela Seus Doiis , ou 3 argumentos que vc vai abordar
no paragrafo 2 vc aborda o primeiro argumento citado na introdução , no paragrafo 3 vc aborda o segundo argumento , segue essa ordem.
Na conclusão vc tem que reafirmar a sua introdução , reforçando todas as suas ideias que vc deixou explicito na introdução , reforçar o seu ponto de vista , e de uma maneira Original , e nada utópica , uma proposta de intervenção

Foram coisas que aprendi sobre redação , e tem funcionado bem.

Citar dados estatíscos na introdução é Muito BOM !!

Responder

jeff

Este ano a correção das provas será mais rigorosa… tomem cuidado!
estudem bastante… evitem clichês ! evitem serem redundantes. coerência e coesão caminhão juntos! lembram-se do Espaço entre título e Inicio de texto! palavras difíceis não são aconselháveis ! sejam apáticos e se coloquem no lugar no leitor.

daniel silva

Muito bom seu comentário!!! 😉

Responder

Carool

> Sarah, Boa tarde !
Você pode solicitar o texto respectivo que sua professora passo a você??

Responder

Leandro

> Acho que o pior comentário foi dizer que o SUS é modelo mundial, só pode ser petista e ta vivendo no país das maravilhas da Dilma, pelo amor de Deus quando ouço que SUS significa seu ultimo suspiro não tenho dúvidas disso basta entrar em um hospital publico e ver como somos tratados como lixo e não como seres humanos, Tema do Enem não vai ser nenhum dos 22, eu aposto em Mobilidade Urbana Sustentável, anotem ai.

Responder

miriam

> olá, desculpe a minha oposição, não sou petista e nem de partido algum, mas estudante de serviço social, e discordando um pouco da colocação, o SUS é um plano muito bem elaborado sim, mas não administrado corretamente, pois tem países inferiores ao nosso como Bolívia, que ñ tem nada de saúde pública, temos que nos atentar para os dados.

Responder

Nany

> Não sei se poderá ser um tema tratado na redação. Mas, não pude deixar de comentar, e concordo com você Sarah. o SUS é sim um modelo muito bem elaborado, pensado, que infelizmente é mal administrado. Infelizmente!
Curso a área da saúde, e só pode opinar, quem pesquisou ou estudou realmente sobre, meu professor então, é um grande entusiasta quando se trata do SUS, que na teoria é belíssimo, mais INFELIZMENTE, na prática, não, como todos nós bem conhecemos e sabemos, somos vítimas aí dessa desordem toda.

Luana Cristina Viana

> oooi! Vc poderia me passar esse texto por favor? obrigada!

Responder

Renan

Exato, por mais que seja uma democracia não haverá temas que coloquem o governo no assunto, pois sabem que haveria várias críticas.

Responder

Lívia

> Acredito, que com certeza um desses temas pode cai sim na redação, obrigado foi uma grande ajuda

Responder

tonu kauan

> Verdade.

Responder

Ismalia

> Mas você acha que é alguem do governo quem corrige redações? São professores da rede pública e privada de ensino… Pode criticar à vontade, só não pode fazer uso de palavras de baixo calão, fugir ao tema ou opinar diretamente sobre o assunto.

Responder

jessica

> Boa noite ,acredito que o enem não fale sobre a saúde .mas sim sobre a escassez de água

Responder

LucasSacul

> E verdade esse tema pra mim esta descartado

Responder

Gabriel

> acho q não podemos descartar nenhum “tema. Mais tipo eu só acho

Responder

Gabriel

> acho q não podemos descartar nenhum “tema. Mais tipo eu só acho!.

Responder

bob marley

vai ser sobre põneis (y)
o/

Responder

Julia

> Também acho muito difícil o tema da redação ser contra o governo!

Responder

Jojo

> Acho que nenhum tema deve ser descartado, afinal eles sempre nos surpreendem, vim dar uma olhada nas sugestões, e achei super tranquilo todos os temas! qualquer um que vir, está de bom tamanho. Não importa o quão polêmico seja o tema, acham mesmo que os critérios avaliativos da redação são somente os nossos argumentos? é a forma como colocamos as ideias no papel, as regras da nossa ortografia, e etc. lembrem-se disso!

Responder

Mayara Alves

> Oi Lucas, está ai um bom engano. Todos os temas são possiveis. E devemos ler e entende-los bem. No caso de saude por exemplo, seria bon lembrar que apesar de ser ineficiênte, o sistema de saude brasileiro e muito elogiado em varios paises por ser amplo(abrange todas as areas), e publico.

Responder

joão victor

> também acho muito difícil cair um tema de critica ao governo. aposto em CONCEITO DE FAMÍLIA NO SECULO XXI

Responder

Lara

> Talvez caia sim,ao contrário do que muitos pensam O SUS possui sim coisas boas.Exemplo : Saúde gratuita universal,alguns hospitais possuem tecnologia de ponta,etc.Se cair tente se posicionar a favor do SUS.

Responder

Evânio

> Verdade!

Responder

Samuel Alencar

Pertinente!

Responder

jujubanana

> poes eh

Responder

Samuel Alencar

Bom saber!

Responder

Vera Lúcia Porfirio dos Santos

Esclareceu a mente em ler alguns temas.mas acho que o tema desse ano ‘A monarquia’> .

Responder

Clebsons

>Vish, esse assunto monarquia não cairia bem , porque vc acha isso?

Responder

Prof. ENEM

> O tema mais provável é o número 2. #FicaADica 😉

Responder

Patricia

Nenhuma opção pode ser descartada, como sempre o Enem nos surpreende com temas que nem se quer pensamos que ia cair, como por exemplo: Publicidade Infantil.

Marcos Rogério

> Achei que faltaria a um importante tema sobre a Redução da Maioridade penal.
O que você acha, parece ser um importante tema.

jeff

> reduçao da maioridade. muito obvia ! nunca cai as mais polemicas!!

Rebeca

> temos que estudar todos esses temas pois nunca sabemos sempre é o que menos esperamos

daniele

também acho

Ricardo Everton

> oque vc acha do tema “ebola “?

Mari Juana

> Vc acha que a questão dos refugiados não seria um possível tema?

Elder torres

> Temas polêmicos e de difícil solução, não cai. Como por exemplo: Aborto, maior idade penal, pedofilia e etc. Enem gosta de causas mais sociais, e quer saber a opinião dos futuros universitários soluções sócias que vão desencadear futuras solução. Eu aposto em “Alienação Parental” é um tema que foi discutido bem no final e no inicio desse ano, muita gente não se ligou nisso.

anderson

Esses realmente pode ser um tema muito bom >

jose roberto bandeira barros

>A monarquia não estar entre as polemicas hoje, concordo com os 22 temas apresentado acima.

Responder

Jaqueline

> Acho que faltou o seguinte tema: maioridade penal

Responder

a7c

> acho impossível cair um tema como esse por se tratar de muitas leis e direitos relacionados…..

Responder

Nelson Carvalho

> Com certeza, menor idade penal é um forte candidato ao tema da redação desse ano.

Responder

joao

mintira
>

Hélder Rocha

> Vera, penso que virá algo sobre a escassez de água não só no Brasil como no mundo.

Responder

kaique

> Eu acho que não hein, esse tema é muito óbvio, não colocaram algo que todos sabem falar com tanta facilidade.

Responder

Cicera Linhares

> Eu acho que será sobre os idosos no futuro,pois é uma profissão que tem crescido muito atualmente.
Cuidador de idosos.

elivelton

O e nem só aborda temas atuais.

Responder

Giovanna Alencar

> Penso que o tema da redação de 2015 será: “Sistema prisional brasileiro”…

Responder

Eduardo

> Acho que temas atuais que poderão cair , é sobre Crise Econônica

Responder

andreza ribeiro

> eu gostei muito ,me ajudou bastante

Responder

murilo

> e as imigraçoes ilegais?

Responder

Marcos Martins

> Minha aposta: A Relação do Brasil com os Direitos Humanos

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *