Sobre o resultado do Enem 2012

A pouco mais de um mês da edição de 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os mais de 4 milhões de candidatos que prestaram as provas criam enorme expectativa sobre os resultados. E não é para menos, uma vez que o desempenho no exame possui múltiplas funções. Tendo isso em vista, criamos essa matéria que explica resumidamente quando e de que forma o resultado do Enem 2012 poderá ser acessado por todos os participantes.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o resultado será divulgado somente a partir do dia 28 de dezembro, segundo o próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Para consultar os resultados individuais, bastará ao candidato acessar a página http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e preencher os campos com número de inscrição e senha cadastrados.

Além disso, o participante deve entender que não há uma única nota para o Enem, e sim 5 notas, uma para cada prova objetiva, além da redação. Observe a figura abaixo, que exemplifica o resultado de um participante do Enem 2010.

Vale ressaltar ainda que, com exceção da redação, cuja pontuação varia de 0 a 1.000, as pontuações de cada uma das provas objetivas do Enem trazem notas máximas (menores que 1.000 pontos) e mínimas (maiores que 0 pontos). Isso ocorre devido a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia usada para correção e atribuição das notas do Enem.

Mas e quanto a utilização deste resultado do Enem? Para quais fins as notas do exame podem ser aproveitas? Isso já é assunto para uma próxima publicação. Acompanhem diariamente nosso portal que divulgaremos em breve.

 

Veja também:

Compartilhar

120 Comentários

ELISANGELA DE JESUS MARTINS

NÃO ESTOU CONSEGUINDO VER A MINHA NOTA DO ENEM DE 2012 COMO EU FAÇO PRA VER A MINHA NOTA

Responder

InfoEnem

Olá Elisangela!
Acesse este link (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/) e preencha os campos com seus dados. Pronto! Você terá acesso ao seu resultado do ENem 2012.
Grato pela visita!
Matheus

Responder

Luiz Felippe

Bem gente, consegui acessar as minhas notas no site do Enem, beleza. Levando em conta algumas pessoas que não conseguiram visualizar, posso afirmar que tive sorte (Claro que não foi fácil, pois não sabia a minha senha. Tentei enviá-la para dois de meus e-mails e nenhum a recebeu até agora. O jeito foi pedir por SMS, e ainda demorou um pouco). Agora gente, admito que não sou batalhador, por isso não sei o que fazer. Mesmo com as notas na minha mão, não tenho ideia do que faço, menos ainda no que elas podem me ajudar. Em outras palavras, não sei como posso utilizá-las para conseguir qualquer bolsa no Sisu, Prouni, e por aí vai. Se alguém por aqui me explicar o que faço com as notas e o que devo fazer em seguida, ficarei muito agradecido. A propósito, esses são os resultados:

Ciências Humanas e suas Tecnologias 556.3 Presente
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 405.8 Presente
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 424.2 Presente
Matemática e suas Tecnologias 608.9 Presente
Redação 640.0 Presente

Sei que não foram muito significativas porém, e então, qual o próximo passo? O que devo fazer?

Responder

InfoEnem

Olá Felipe,
O próximo passo é ficar por dentro de como você pode utilizar suas notas do Enem 2012. Para isso, sugiro que leia este artigo http://www.infoenem.com.br/como-utilizar-as-notas-do-enem-2012/.
A partir daí você observa quais são suas possibilidades, para então tomar suas decisões. Vale lembrar que o SiSU 2013 fechou suas inscrições na noite de ontem, de forma que você deve desconsiderar esta opção.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida escreva novamente. Sinta-se sempre bem vindo ao infoEnem!
Matheus Andrietta

Responder

marcia miranda jardim

preciso acessar minha nota do enem.

Responder

InfoEnem

Marcia,

Para recuperar sua nota do Enem 2012, siga o passo-a-passo abaixo:

1- acesse a página http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/;

2- Preencha os campos com seu CPF e senha do Enem 2012.

Seja sempre bem vinda ao nosso Portal.

Matheus Andrietta

Responder

sandra de augustinho

quero seber a minha nota pur favor mandem no meu email.

Responder

fabio

a pagina http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ não está entrando me informem no meu email

Responder

fabio

Quero saber minha nota individual porque a pagina http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ não está entrando

Responder

Guilherme Gentil

Moro em Parelheiros, extremo sul de São Paulo, no dia 27 de dezembro algumas pessoas tiveram acesso as notas do ENEM 2012, dizeram que isso está dentro da normalidade.Ótimo, isso mostra duas coisas: eficiência do sistema antecipando o prazo estipulado e a precariedade dos serviços do governo.Digo isso por que até o momento não consegui acessar minha nota.

Responder

Ana

Hoje é dia 1 de janeiro, os resultados individuais do ENEM 2012 foram liberados no dia 28 de dezembro, e até agora não consegui acessar meu resultado. Parece que muitas pessoas estão com o mesmo problema.
Gostaria que resolvessem isso, o site deve estar congestionado.

Responder

Bruna

Ola, como eh o site pra eu ter acesso direto pra ver minha nota?
se alguém puder me responda.
Obg

Responder

Mary Anne Assis Lopes de OLiveira

Já saiu o resultado das provas do Enem 2012??alguém pode me dizer??

Responder

Eduarda

Gente me ajudem!! onde encontro o resultado do exame, no site do INEP diz so ate 2011…onde encontro o link para entrar direto,mas que tenha o resultado de 2012. OBRIGADA!

Responder

jeferson

“silvone says:
10/12/2012 at 19:33

quero ficar enformada”

A PRIMEIRA A PUBLICAR NO BLOG, ENTÃO VEIO UM COM IRONIA E DEPOIS OUTRO CRITICANDO, AI VEIO OUTRO E MAIS OUTRO E ASSIM POR DIANTE, SE AS PESSOAS Q SE ACHAM MELHERES MAIS INTELIGENTES, MAIS CULTAS, SE EMPENHASSEM NÃO AM QUERER DIMINIUR OS QUE NÃO SABEM TANTO QUANTO ELAS, ESTE MUNDO SERIA MELHOR, NÃO ESTA SELVA QUE É HOJE, MAS FAZER OQUE. EU NÃO TENHO E ENSINO MEDIO COMPLETO TENHO DIFICULDADE EM ACENTUAÇÃO E PONTUAÇÃO FIZ O ENEM EM 2011 TIREI 400 EM REDAÇÃO, E NÃO CONSEGUI O DIPLOMA DO ENSINO MEDIO, ESTE ANO ESTUDEI PELA INTERNET ALGUMAS COISAS E FIZ NOVAMENTE O ENEM ESPERO DESSA VEZ CONSEGUI. E PARA OS QUE SÃO SUPERIORES, QUE VÃO QUERER ZOMBAR CRITICAR ESTE COMENTARIO, FIQUEM A VONTADE. PARA OS QUE TEM UM POUCO DE PACIÊNCIA E COMPREENSÃO PEÇO QUE TORÇAM POR MIM. OBRIGADO.

Responder

Camila

Eu torço por você, Jeferson! Você vai se sair melhor agora, vamos ter fé 🙂

Responder

Kayo

Adoro esse saiti assim me mantenio enformado das notissias do eneim

Responder

joão

Interessante!

Responder

Rebeca

Acho que alguns (ou a maioria) desses erros são de propósito, pra ver a reação das outras pessoas…

Responder

Mateus Loubach

para todos aqueles que estão “corrigindo” aqueles que estão errando, fiquem sabendo que existem faculdades que abordam websites, redes sociais, entre outros para se informarem mais sobre seus candidatos em geral.

Não estou corrigindo ninguém, porém eu sei que o melhor a ser feito ao contrário de ficar zombando de outros por um erro ortográfico, é ficar em silêncio. Afinal, ninguém é melhor que ninguém.

Responder

maicon jerveson gomes dos santos

como acesso meu resultado individual

Responder

Kássio

Como funciona o sistema de correção TRI?

Responder

InfoEnem

Olá Kássio, dê uma olhada nesta matéria para entender melhor a TRI (http://www.infoenem.com.br/entendendo-a-tri-teoria-da-resposta-ao-item/).
Grato pela visita ao infoEnem!

Responder

selvino setim

Ola pessoal do ENEM gostaria ki explicassem detalhadamente como posso ver meu resultado …….obrigado a vcs…..

Responder

InfoEnem

Selvino, basta acessar a página do Inep a partir de 28 de dezembro e preencher os campos com CPF e senha do Enem.

Volte sempre ao infoEnem!

Responder

Julia P

Eu vim procurar informações sobre o ENEM e me deparei com pessoas corrigindo pessoas. O que mais me incomodou foi o fato de se esquecerem que nem sempre os erros são por ignorância, mas de digitação. Será que estes indivíduos também tirarão sarro de quem não tem a oportunidade de ficar pendurado no computador dia e noite e, consequentemente, não são tão habilitados em datilografia?
Bem, não estou aqui como juíza. Mas escrever pode não ser fácil para todos. Deve-se saber a diferença entre ser sábio e ser culto(ou, como dizem aqui, “inteligente”). Meus avós escrevem extremamente mal, mas ainda me surpreendo com a sede de conhecimento deles. E não, não conhecimento escolar, técnicas de escrita, fórmulas e coisas que, para a maioria aqui, traduz “inteligência”.
Quando seres humanos, que tem sentimentos e aspirações, vieram aqui se expressar, foram apedrejados. Por acaso alguém não entendeu o que quiseram dizer com “enformada”? Eu entendi. Se foi capaz, assim como eu, meu/minha querido(a), me pergunto o porquê dessa necessidade exacerbada de humilhar e corrigir. Não erramos todos?
eh iço aew o q eu queria dizer, manow. Q todos fikem na pás

Responder

Amanda

Oi,Boa noite!
Realmente não vim aqui discutir,muito menos corrigir ninguém!
Só gostaria muito de saber o porque das notas não estarem disponíveis ás 00:00 do dia 28,sendo que nas outras sempre cumpriram com as normas,seja de qual concurso for.
Angustiada!!!

Responder

elisa

oque é isso gente ?? todo mundo erra..quem nunca errou em digitação que atire a primeira pedra!!!!!!!!!

Responder

Alliny

Nossa tô preocupada, acertei apenas 54,90% .
Alguem ai pode me informar se tenho chances de tirar uma boa nota, ou não.

Responder

Lucas

Eu entrei no sate e dei uma lida nos comentários, o mundo esta assim por causa de gente esnobe, é sempre alguém querendo ser superior… Não passam de vermes.

Responder

Alan

Você entrou no “SATE”?? que sate?

Responder

Camila

Aqui no Brasil, o correto é SAITE, ou SÍTIO, bem como o correto é XAMPU, e não SHAMPOO. Então, nesse caso, o colega deve ter digitado com pressa e esquecido o I 🙂

Responder

Jeyce kelle

Espero dessa vez ter conseguido uma boa nota no enem.Que eu possa conseguir uma bolsa de estudos no prouni.Que assim seja Amém.

Responder

Arlinda

Vamos falar sério pessoal ao invés de
ficamos corrigindo uns aos outros, deveríamos
esta tirando nossas dúvidas por que isso sim é
importante o resto é estoria pra boi dormir ¬¬

Responder

marcio janeiro

no dia 28 de dezembro podera travar o site de inep ja tou ate vendo .

Responder

suelem

quando sai o resultado do enem

Responder

sisi cururu

Que burros, da zero pra eles hehehehe

Responder

thais

A escola é importante sim, mas não é só ela que faz um bom aluno, a dedicação do mesmo é que faz dele bom ou não.
Povo intrometido com a escrita alheia. Não tem o que fazer mesmo.

Responder

Lima

Quanta burrice em uma unica pagina kkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Carlos

Esses são os futuros profissionais do ensino superior…parabéns
Cada um melhor que o outro….rs

Responder

Antonia A.C

É preocupante, muitos estudantes conclui o Ensino Fundamental sem o domínio da leitura e escrita, posteriormente vão para o Ensino Médio, novamente sai sem as competencias e habilidades. Será que sistema de ensino e aprendizagem ou mesmo a avaliação tem peso nesses resultados?
Compartilhem comigo!!!

Responder

M.L.

…muitos estudantes CONCLUEM… novamente SAEM… realmente, hoje em dia dificilmente encontra-se alguém que consiga postar um comentário livre de erros.

Responder

Erjon

Não somente saem do Ensino fundamental para o Médio. Mas possívelmente concluiram o Ensino Superior e formar-se-ão em novos Médicos, professores e etc. Para matarem mais pessoas por erros médicos e formarem novos burros!

Responder

Erjon

Não somente saem do Ensino fundamental para o Médio. Mas possívelmente concluirão o Ensino Superior e formar-se-ão em novos Médicos, professores e etc. Para matarem mais pessoas por erros médicos e formarem novos burros!

Responder

Lucas Gomes

Preocupante mesmo é ver alguém fazer tal crítica ao sistema de ensino, sendo que não sabe conjugar corretamente um verbo. ” … muitos estudantes CONCLUI”.

Responder

Camila

O problema é que as pessoas que mais procuram corrigir são as que menos são gabaritadas pra isso, até me arrependo do comentário que eu fiz, porque a única pessoa que poderia fazê-lo, de fato, é o Professor Fernando, e ele não o fez. Considero o meu desempenho na Língua Portuguesa muito bom, mas mesmo assim, por não ser expert, não tenho o direito de avaliar ninguém. E, a propósito, conheço pessoas muito inteligentes de Faculdades Particulares e muito burras de Universidade Federal.

Responder

Marcia

VAMOS ESTUDAR, LER ANTES DE ESCREVER ERRADO E PAGAR MICO, IMAGINO A REDEÇÃO DA POBRE…KKKKKK

Responder

Lucas Stefano

Estou em dúvida sobre como se tira a média do enem , se é a média das 4 notas da prova , soma-se com a redação e divide por dois , ou se ´a média artimética das 5 matrizes ?

Responder

InfoEnem

A nota do Enem não se faz por média. É pela TRI, que por sinal é bem complicada. É mais fácil esperar o resultado dia 28.

Abs

Professor Fernando Buglia

Responder

lucas da silva diamantino

espero que eu passe no enem para pode ganha uma bolsa na facudade.kkkkkkkkkkkkk

Responder

Leone

acho que não

Responder

Andrey Rêgo

Certeza, todos erram, não precisa falar do erro dos outros, um conselho pra essas pessoas é ter humildade, caráter e respeito… #FicaDica

Responder

Hilton

Pessoal está correto em “corrigir” as pessoas que escreveram errado. Se conseguem obter erros grotescos na gramática, como podem esperar uma boa nota na Redação?

Responder

Larissa

Antes que chegue o dia 21, parabenizo todos os estudantes. Apesar de ter conhecimento do dia do resultado, todos os dias, sempre que posso, acesso o site do enem. Eitha nósssss. Sim bora ! E que venha os vestibulares .

Responder

Alann

Tem gente aqui se achando professor de português, quando a nota sai é 500 –

Responder

Larissa

Bom dia vestibulandos, aff! ô resultado que não sai….o mundo se acaba dia 21 então….nem eu e nem vcs vamos ficar sabendo se passamos ou não rsrsrsrsrsrsrs.

Responder

Alann

Tem gente aqui se achando professor de redação, quando a nota sai é 500 –

Responder

...

Pois é… Na verdade, estou surpresa com todo esse interesse em corrigir os erros gramaticais alheios (e, na tentativa, acabar cometendo outros erros). Qual a finalidade disso, afinal? A de ajudar, provavelmente, não é.

Responder

giovanni

essas lamentáveis exibições da má formação escolar são frutos da política nacional aplicada atualmente nas escolas que por sua vez é resultado das más escolhas da sociedade na hora de votar, a má reflexão na hora de escolher o candidato e a inércia política e social arrastam esse país rico e privilegiado pela natureza ao caos social ao analfabetismo funcional a degradação do ser humano à marginalização das minorias a segregação social e a muitos outros “crimes” coletivos praticados por nós mesmos que somos passivos diante de tamanha falta de respeito para com o semelhante, e por fim nós que somos mal ensinados nas escolas por professores que são verdadeiros guerreiros que trabalham por um salário que não cobre nem os custos básicos, e que ainda lutam por uma formação digna indo muitas vezes contra a política do governo que tem interesse apenas em aprovar os alunos independentemente do seu conhecimento adquirido simplesmente para cumprir obrigações de política internacionais que exigem um percentual mínimo de aprovações nas escolas e ai fazem propaganda dizendo lá fora que o Brasil está erradicando o analfabetismo será mesmo? acredito que tudo isso seja uma grande máscara que nós concordamos indiretamente em usar e tampar o sol com a peneira…. e pelo jeito com g ou com jota continuaremos nessa mal fadada situação por mais quinhentos anos.

Responder

Antonia A.C

Pelo nivel da escrita postados por alguns candidatos, é visível os erros ortograficos…..será resultados das escolas…..

Responder

MeMyselfandI

“Aff!” Caso fosse levar em consideração todos os erros da Gramática, então quem muito citou opinião e “comeu bola” nas letras de algumas palavras e quem escreveu no modo de gíria do “msn” não deveria falar muito e se policiar mais.
Obs: Não estou criticando estou dizendo para tomar mais cuidado antes de corrigir outras pessoas todos erram e as vezes foi escrito na rapidez e letras foram trocadas ou não citadas.

#ficadica.

Responder

Clara de Asssis

Eu quero fazer Pedagogia Social

Responder

vall

vcs já estão formados
em lingua portuguesa???
pq gostam d corrigir todo mundo
cuidem da vida de vcs 🙂

Responder

anne

É isso aí…eita povo q complica td.

Responder

Tatiane

Isso ai cada um cuida da sua vida po !

Responder

Eunice pereira Sacramento

Não estou conseguindo confirmar a minha inscrição para receber informativos sobre o SISUR.
Me ajudem.

Responder

InfoEnem

Olá Eunice, comece novamente e siga os seguintes passos:
1-Preencher o campo em branco com seu email;
2-Acessar sua caixa de entrada e clicar no link do email enviado automaticamente por nós para ativar sua assinatura;
3-Na primeira postagem enviada pelo nosso portal clique no link “Manual do SiSU” e/ou “Manual do ProUni” localizado no final do email, para receber os e-books em PDF.
Qualquer problema escreva novamente!

Responder

Robevaldo albino da silva

mas q venha os bons porq os melhores entao saindo

Responder

Robevaldo albino da silva

mas sei q nao fui muito bem

Responder

Robevaldo albino da silva

estudei mas o enen nao foi a aquilo q eu pensava

Responder

Robevaldo albino da silva

mas q venha os bons porq os melhores entao saindo; pra uma universidade

Responder

Karen

Eita povo encrenqueiro,se a pessoa fala certo ou errado,o problema é dela,vocês ficam julgando,duvído que iriam gostar se fizessem o mesmo com vocês.

Responder

Paulo

“O sábio aprende com a correção, o burro cria uma enorme confusão”

Responder

MALU

muito sabia sua resposta é isso ai.

Responder

dasdas

azeite.

Responder

Gorete Cavalcante

Estou sem saber o que fazer, pois, não conseguimos acessar o resultado individual de minha filha, e pior quando pedimos para conferir a resposta é “candidato não encontrado” como assim? foi pago, foi feita a prova, temos cartão de inscrição e achamos ser a senha que está errada, porém, colocamos nome, nascimento, inscrição, CPF e mesmo assim a resposta continua sendo candidato ou registro não encontrado, queremos explicação sobre o ‘fenômeno”

Responder

Gorete Cavalcante

Quando recebo resposta sobre meu questionamento, “o registro não encontrado” de minha filha que fez a prova do ENEM 2012 e não consegue acessar sua nota individual? estamos esperando. Obrigada. Gorete Cavalcante.

Responder

InfoEnem

Olá Gorete,

Não precisa se desesperar. Os resultados individuais ainda não foram divulgados pelo INEP. O mesmo, será divulgado em 28 de dezembro.

Abs

Prof Fernando Buglia

Responder

marivania alves gama

quero ficar informado do resultado da redação do enem 2012. será que fui bom, ou mal?

Responder

Eduardo

É… BOM eu tenho certeza que você não foi, e pelo BOM que você escreveu aqui, palpito que não foi BEM também não.

Responder

veronica

kkkkkkkkkkkkkkkkk paia

Responder

lol

kkk’

Responder

vanessa

gente metida, sem papo…
gostam de colcar defeito e cuidar da vida alheia…
estudem mais e se importem menos…
povinho sem noção!

Responder

silvone

quero ficar enformada

Responder

leopold

é, vc estará bem ”enformada”

Responder

Cynthia

É muita “enformação” meu povo! kkkkk

Responder

Camila

Ai meu Deus, tomara que ela tenha ido melhor na prova de Linguagens e Códigos :/

Responder

Marcelo

“enfomada”…talvez vc tenha chance nas bolsas nas particulares…lá tem gente “entelejente”

Responder

guilherme

talvez vc consiga uma bolsa em alguma falcudade particular quem sabe me pois nao sabendo escrever !!
e assim inteligente… olha que a palavra que vc escreu antes era gente e mesmo assim consegui escrever gente com JJJJJJJJJJJJJJ !! FICA A DICA BOA SORTE !!NAO LEVE A MAL

Responder

guilherme

como errar e humanos coloquei um erro na minha scrita procura e corrige

Responder

André

é escrita e não scrita 😉

luiz litaiff

Bom Guilherme achei seu erro, de “falcudade” que na verdade seria “faculdade”. Ressaltando os comentários acima, não gostei de saber que pessoas acham que bolsistas de escola particulares não são inteligentes, ou melhor dizendo, que todas as pessoas que estudam particular não são tão capazes em comparação aos de escola pública. Sou bolsista do prouni em uma faculdade particular por opção, pois passei na federal e na estadual, e garanto a todos que assim como em todas as faculdades existem pessoas muito inteligente, álias o ser humano é um ser inteligente, a diferença está no esforço de cada um, quem se esforça mais se destaca mais. Não importa o lugar onde procuramos conhecimento e sim a vontade de sempre buscá-los da melhor forma possível.

Guilherme Araújo

O babaquice! Deixa a pessoa escrever do jeito que ela quizer! ainda vem uns babaca corrigir! É professor de língua portuguesa? E daí? Guardem seus diplomas para vocês? Só fica a dica! Humildade é que constrói o ser humano!

Viny

Vamos todos ao programa “Çoletrano” do Luciano HULK, kkkkk

Responder

Marcelo

Guilherme, primeiro pesquisa o por quê dessa palavra está com aspas (” “)…NÃO LEVE A MAL…

Responder

Camila

O porquê*, né amigo? 🙂

dyana goys

escrever e não “escreu”

Responder

Michel Lessa Pierobom

Antes que se matem pela internet, gostaria de avisá-los que na internet não existe norma culta. O que se faz necessário é o entendimento; se a mensagem foi entendida, foi bem escrita. Um abraço.

Rodrigues dantas

Guilherme,estive olhando seu comentário. Também vi que você é bem burro,quero que saiba que pra corrigirmos uma pessoa não podemos ser ignorantes como elas e sim termos mais conhecimento do assunto do que a garota ai sei la quem é.. então quando você for corrigir observe se em sua frase tem alguma palavra escrita errada.. Obrigado,e não perca tempo,vá comprar um livro e aprenda a ler e depois a escrever pra depois tentar corrigir outra pessoa.. !

Responder

Daniel

Guilherme, você quer ser o “sabe tudo”, porem não sabe para que serve as aspas e vai corrigir os outros estando totalmente equivocado e ainda se contradiz chamando de babaca quem corrigi algum erro, ou seja, você é um babaca 😀

Responder

VILTON

é inteligente idiota , que burro da zero pra ele kkkk

Responder

Paulo

Vc nao sabe o pra que serve as “”(aspas)?vc é tão inteligente quanto a enformada.

Responder

jessica

A forma de escrita das pessoas não às deixam mais burras ou mais inteligentes, e sim as pessoas que as tentam corrigir são consideradas ignorantes e essas são as que mais erram! 😉

rose

As comentários de Silvone “quero ficar enformada”,
Leopold “é, vc estará bem ”enformada” e
Marcelo “enfomada”…talvez vc tenha chance nas bolsas nas particulares…lá tem gente “entelejente”

Nossa entrei nessa pagina para obter informações sobre o ENEM, o que encontro pessoas enformadas (Ato de colocar em uma forma, moldar determinada coisa ou objeto em uma forma pré definida. O engenheiro enformou a viga principal do prédio.) e enfomadas. Nossa que tipo linguístico é esse ?

rsrs

Responder

Mônica Azevedo

Rs….realmente em faculdades particulares tem muita gente ”enformada” , ”entelejente” e muito ”inspertas”.

Responder

Tito Santos

É você tem toda razão! Nas particulares o ensino não é tão bom hoje em dia, mas daqui a dez anos talvez a conversa seja outra. Talvez você esteja falando: realmente em faculdades públicas tem muita gente “enformada”, “entelejente” e muito “inspertas”; tudo isso devido ao programa racista de cotas para acesso às universidades – principalmente as públicas. Com o aumento de pessoas “entelejentes” entrando à forçca graças ao Governo Dilma as universidades públicas serão transformadas em lugares de doces lembranças, onde um dia o ensino já prestou. Se você realmente tem alguma capacidade cognitiva Mônica Azevedo, raciocine comigo: a cada ano cinquenta por cento dos alunos que entraram nas universidades públicas estaram abaixo da média (alunos cotistas pelas novas regras), dessa forma no primeiro ano teremos 50% de alunos abaixo da média, no ano seguinte o percentual sobe para 75% e assim sucessivamente. Com isso, minha querida, espero que você entre logo em um curso superior em alguma das universidades públicas que ainda guardam algum prestígio, pois em um futuro não tão distante, você vai morrer de inveja dos alunos das universidades particulares. Abraços

Responder

Raí Oliveira

Tito, concordo plenamente com você, quando diz que o sistema de cotas acaba por prejudicar o nível das instituições públicas de ensino superior. Se o Governo implementasse medidas para aumentar o nível de conhecimento das pessoas mais desfavorecidas (identificadas pelo quesito social, e não pelo racial), desde o ensino fundamental até o pré-universitário, seria muito mais efetivo em termos de desenvolvimento do padrão educacional brasileiro. Facilitar o ingresso no ensino superior para quem tem deficiência na formação escolar, na minha opinião, não é propiciar oportunidades iguais, e só irá reduzir a qualidade da educação no nosso País, de maneira geral.

Responder

Camila

Mandou super bem, Tito!

Responder

palmira

Raí Oliveira, com minha pouca sabedoria, venho lhe dizer que nem todos os negros, afro-decendentes e alunos de baixa renda que sempre estudaram em escolas públicas são ignorantes, talvez por terem dificuldades financeiras se esforçaram até mais que muitos que hoje estudam em faculdades particulares…aproveitando quero parabenizar os programas que favorecem a todos a oportunidade de mostrar seus esforços. se tiver que me corrigir fique a vontade…

Responder

serio?

compra um forma então….:-)

Responder

Marcia

SIMONE, COM CERTEZA, VC VAI TIRAR UMA NOTA BEM RUIM NO ENEM, PRA SUA INFORMAÇÃO….KKKKK

Responder

desconhecido

enformada:..caraca,acho que você não irá passar.

Responder

Lindoel José Satana

Parabenizo aqui, o Info Enem por oportuna iniciativa de distribuir gratuitamente o manual com orientações do Sisu e Bolsa do Prouni, O que, servirá para tirar as dúvidas dos candidatos sobre as duas formas de acesso as vagas nas universidades que aderiram aos referidos programas.
Nossos parabéns!

[email protected],com

Responder

Crisley

Porque vc quer ficar numa forma?

Responder

maria roseane dantas teles

olá,não estou conseguindo ver a minha nota do enem 2012.gostária por favor de saber como devo fazer bom dia

Responder

fernanda

quando vc aprende min ensina tambem

Responder

Almir Henõri Aptsi'ré

Eu sou alegre estou esperando essa chace! 2013 Feliz a todos que fizeram essa prova do enem espera essa.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *