Sobre a transferência de bolsas do Prouni

Por InfoEnem

As maiores dúvidas referentes ao Programa Universidade para Todos (Prouni) são originadas dos candidatos, ou seja, daquelas pessoas que buscam ainda o benefício. Entretanto, estes não são os únicos que têm dúvidas com relação ao programa, pois muitos que já são bolsistas também ficam perdidos em procedimentos como transferências, renovação, documentação etc.

Dentre os muitos processos permitidos dentro do Prouni, percebemos que há um número significativo de estudantes que estão confusos quanto às  transferências de bolsas. Desta maneira, separamos algumas regras e esclarecimentos para você que por algum motivo está pensando em pedir tal transferência.

1) Você pode transferir sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, outro turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino. Mas para conseguir, é necessário que:

  •  As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
  •  A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  •  Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

2) Alguns casos são considerados excepcionais e o bolsista pode solicitar a transferência. São eles:

  •  Extinção de curso em função de fusão ou incorporação da instituição de ensino;
  •  Extinção das atividades da instituição;
  •  Servidor estudante que mudar de sede por interesse da administração, e;
  •  Remoção ou transferência de oficio de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, que acarrete mudança de domicílio.

3) E saiba que as transferências não são permitidas nos seguintes casos:

  • De bolsa integral para parcial ou de bolsa parcial para integral;
  • Para cursos considerados insuficientes, segundo critérios de desempenho do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, por duas avaliações consecutivas;
  • Quando o número total de semestres já cursados ou suspensos for igual ou superior à duração máxima do curso de destino. Exemplificando: a duração do curso atual do bolsista é de 8 semestres,sendo que ele já cursou e/ou suspendeu 6 semestres. O curso desejado pelo bolsista para se transferir é de 6 semestres. Dessa maneira, a transferência não poderá ser efetivada uma vez que o número de semestres do curso de destino (6), é igual ao número de semestres cursados ou suspensos do curso de origem do bolsista;
  • Bolsa concedida por ordem ou decisão judicial, e;
  • Nos casos em que a nota média do bolsista no Enem, utilizada para sua admissão ao Prouni (A), for inferior à nota média do último candidato aprovado no processo seletivo mais recente do Prouni em que tenham sido ofertadas bolsas para o curso de destino (B), ressalvada decisão em contrário da instituição. Exemplificando: A = 500 e B = 600, se A é menor que B, então não poderá haver transferência; ou, A = 600 e B = 550, se A é maior que B, então poderá haver transferência.

E fique atento para não ser enganado! Tenha em mente que é proibida a cobrança de taxa de matrícula como condição para apreciação de pedidos de emissão de documentos de transferência para outras instituições.

 

Veja também:

 

 

118 Comentários

marcia

como eu faço para conseguir a bolsa do prouni pois não tive acesso nos dias que teve as chamada só agora fique sabendo,nas já passou tenho chance de conseguir ainda pois to fazendo faculdade de ciências biológica na uniasselvi rs pois estou passando por dificuldades financeira para conseguir meus estudos alguém pode me ajudar a conseguir a bolsa.

Responder

Jonathan

Você deve fazer o enem novamente esse ano para melhorar sua nota em relação ao ano anterior, e tentar novamente conseguir essa bolsa, agr ce sua nota obitida pelo enem no ano anteior for uma nota considerada “boa”, espere as novas seleções pois com essa nota você consegue bolsa. eu te aconselharia fazer o enem novamente são grandes as chances de você conseguir exito caso contrario prevalecerá a nota maior! obrigado e boa sorte pra você

Responder

marcia

tenho chance de conseguir ainda a bolsa de estudo por favor me ajude,para conseguir meus estudos,pois fui chamada na lista de espera mas não tive acesso a internet só agora fiquei sabendo,obrigada estou fazendo ciências biológica.na uniasselvi rs

Responder

InfoEnem

Márcia normalmente quem perde os prazos perde também a bolsa, porém sugiro que você entre em contato urgentemente com a uniasselvi e explique sua situação… obrigado pela visita e boa sorte!!

Responder

Tailine

ola, gostaria de saber se tem como transferir para outra cidade minha bolsa? e para outra faculdade? a instituição seria a uergs de santana do livramento/RS interior, e vim para a capital PORTO ALEGRE, o curso seria agronomia em que me inscrevi, so que aqui nao tem a uergs, como posso saber, me informar sobre esse assunto?

Responder

InfoEnem

Olá Tailine.
Sim, é possível transferir sua bolsa para outra cidade/faculdade, desde que a instituição participe do Prouni. Porém adianto que não há nenhuma garantia de que você conseguirá a mudança.
Em primeiro lugar você deve entrar em contato com a faculdade atual para se orientar.
Para saber mais sobre assunto, leia este artigo (http://www.infoenem.com.br/sobre-a-transferencia-de-bolsas-do-prouni/).
Agradeço sua visita e desejo boa sorte! Seja sempre bem vinda!
Matheus Andrietta

Responder

franciele

Olá, gostaria de saber se a vaga que necessita ter para a transferência deve ser uma vaga do prouni que não foi prenchida no curso, ou apenas uma vaga da universidade!? Obrigada!

Responder

InfoEnem

Olá Franciele, confesso que não tenho essa informação para lhe orientar. Sugiro que entre em contato diretamente com a instituição para qual quer se transferir para solicitar essa resposta.
Agradeço seu contato e visita. Volte sempre ao infoEnem!
Matheus Andrietta

Responder

avani

gostaria de saber se é possivel uma transferencia de uma universidade particular para uma gratuita? ou até mesmo para outra particular dentro da mesma cidade. aguardo resposta. obrigado

Responder

InfoEnem

Olá Avani!
Transferência de uma universidade particular para uma pública creio que não seja possível. Mas transferências entre universidades particulares é possível sim, desde que ambas participem do ProUni.
Para saber mais, leia http://www.infoenem.com.br/sobre-a-transferencia-de-bolsas-do-prouni/
Agradeço sua visita e contato!
abs
Matheus Andrietta

Responder

mar

Pelo q eu entendi do manual do bolsista sobre a trasferencia para uma faculdade gratuita é q é possivel,eseria como um trasferencia normal mais você teria q fazer uma prova nessa faculdade.

Responder

Brígida

Olá!

Segundo o manual do bolsistas, na página 7, tópico 6 sobre transferência, diz:

6.1 – Transferência para instituição de ensino superior pública :
O bolsista do Prouni pode solicitar transferência para instituição de ensino superior pública, mas deverá submeter-se às regras da instituição de destino. O Prouni não oferece nenhuma vantagem nesse sentido. Uma vez efetivada a sua transferência acadêmica, estudante deverá solicitar o encerramento da sua bolsa Prouni, visto que é proibida a concessão e a manutenção de bolsa Prouni para estudantes matriculados em instituições de ensino superior públicas e gratuitas.

Estava com essa mesma dúvida, agora é só correr atrás.

Responder

Karine

Olá! Quero saber se posso transferir minha bolsa PROUNI para um outro curso diferente em outra faculdade. Obrigada!

Responder

InfoEnem

Olá Karine!
Você pode transferir sim, desde que a outra faculdade participe do Prouni.
Para saber mais, leia http://www.infoenem.com.br/sobre-a-transferencia-de-bolsas-do-prouni/
Grato pela visita ao nosso portal!
Matheus Andrietta

Responder

Expedito Costa de Assunção

Boa Noite!
Estou na dúvida na questão da transferência.
Assim estou cursando Tecnólogo em Marketing que são 5° semestre e queria pedir transferência para outra Faculdade mas no Curso de Relações Publicas que é 8° semestre gostaria de saber se tem essa opção.

Att.

Expedito Assunção

Responder

InfoEnem

Olá Expedito,
A transferência de faculdade é possível agora com relação a mudança de curso não tenho certeza. Recomendo que entre em contato com o MEC (0800 616161) para conseguir essa informação.
Agradeço sua visita ao nosso portal e desejo boa sorte!
abs,
Matheus

Responder

Izabeli

Olá,
para saber se a instiuição aceita a transferência da minha bolsa tenho que falar direto com a mesma ?
E se a Universidade de origem não concordar, tenho como recorrer de alguma forma ?
Grata, no aguardo da resposta.

Responder

InfoEnem

Olá Izabeli,
Isso mesmo. Você deve entrar em contato com as duas faculdades para saber se aceitam a transferência. Não sei informar se é possível recorrer ou não, você teria que consultar um advogado.
Agradeço sua visita e desejo sorte!
Matheus Andrietta

Responder

Luana

Olha eu fui chamada na lista de espera do prouni, só que eu me matriculei no polo da UNIFACS em Camaçari, mas lá so tem o curso que eu me inscrevi a noite. Será que consigo a transferencia para outro polo da UNIFACS que seja pela manhã sem perder a bolsa?

Responder

InfoEnem

Olá Luana,
É possível que você consiga sim. Porém você deve entrar em contato com a coordenação dos dois pólos e expor sua situação, ok?!
Agradeço sua visita ao nosso porta, volte sempre!
Matheus

Responder

Andreia Matos

Olá,
Sou graduanda do 4ºsemestre do curso de enfermagem na Uninove,me inscrevi no PROUNI como primeira opção lá,só que fui convocada na segunda chamada para ser bolsista integral na Anhanguera,chegando lá para efetuar matrícula descubri que não tinha o meu semestre e mais tenho que aguardar até 2014 para alcançar uma turma compatível.E agora,como faço?A Uninove NÃO recebe transferência de bolsa,como proceder.Agradeço desde já.

Responder

InfoEnem

Olá Andreia,
Não sei informar exatamente como você deve proceder. Recomendo que entre em contato com o Ministério da Educação e informe sua situação para que lhe orientem da melhor maneira possível.
Agradeço a visita ao nosso Portal e desejo boa sorte.
Att,
Matheus

Responder

Roberto

Se por exemplo eu que tenho uma bolsa integral do prouni em enfermagem passar no vestibular de uma outra faculdade em outro curso, eu posso transferir minha bolsa para ela???

Responder

InfoEnem

Roberto, não sei informar se é possível a transferência de bolsa para outro curso. Recomendo que entre em contato com o MEC (0800 616161) para solicitar essa informação, certamente irão sanar sua dúvida.
Agradeço sua visita, seja sempre bem vindo ao nosso Portal!
abs,
Matheus Andrietta

Responder

Michele

Olá Boa Tarde!
Consegui bolsa 100% pelo Prouni, no curso Matemática (Licenciatura), que são 6 semestre, mas a bolsa que consegui é a distância EAD. Gostaria de saber se posso passar para Presencial, na mesma instituição, para o mesmo curso de matemática? Se posso qual procedimento devo tomar?

Responder

InfoEnem

Olá Michele,
Creio que é possível conseguir esta transferência sim. Para saber o procedimento a tomar recomendo que entre em contato com a administração de seu curso.
Agradeço a visita ao nosso Portal, seja sempre bem vinda.
Abs,
Matheus

Responder

Sara Vasconcelos

Olá, estou com uma tremenda dúvida. No caso eu fui transferida de cidade por conta do meu marido ser militar, sendo assim tranquei minha bolsa na faculdade em que estudava e estou buscando na cidade onde estou morando alguma universidade para fazer a transferência da bolsa, que no caso é integral. A minha dúvida é, ali diz de alguns casos excepcionais para a transferência, que é o meu caso, isso quer dizer que a faculdade é obrigada a aceitar a transferência? Ou eu tenho que recorrer e ver se eles me aceitam como nos outros casos?

Obrigada desde já pela resposta!

Responder

InfoEnem

Sara,
Provavelmente seu caso também depende do aval de ambas as instituições. Porém, como seu caso não havia outra alternativa, certamente lhe ouvirão com mais “carinho”. Você deve entrar em contato com ambas as instituições imediatamente para saber quais procedimentos deve tomar.
Agradeço sua visita, seja sempre bem vinda.
abs,
Matheus

Responder

Mônica Oliveira

Gostaria de saber se posso transferir meu curso que é Serviço Social, para Medicina em uma outra Universidade??

Responder

InfoEnem

Olá Mônica,
É possível tal transferência sim, porém muito difícil. Primeiramente você deve entrar em contato com ambas as instituições para saber os procedimentos necessários.
Att,
Matheus Andrietta

Responder

Gabriela

Ola eu estou cursando a bolsa integral pelo prouni em uma universidade e ja estou na metade do 1 periodo, gostaria de pedir transferencia para outra universidade onde tbm havia tido nota suficiente para bolsa na 1 chamada, gostaria de saber se posso pedir transferencia agora ou necessito esperar o periodo terminar?

Responder

InfoEnem

Olá Gabriela,
Não temos esta informação. Recomendo que entre em contato com a secretaria acadêmica de sua faculdade para saber quando e qual procedimento tomar.
Agradeço o contato. Qualquer dúvida é só escrever.
Att,
Matheus Andrietta

Responder

mateus

Olá, minha dúvida é a seguinte, gostaria de saber se posso, concomitantemente, ser beneficiado pelo Prouni com bolsa integral e cursar em uma Universidade federal, sendo que o meio de ingresso da federal não tenha sido pelo ENEM. Busquei em outras fontes para saber se poderia cursar dois cursos ao mesmo tempo nessa situação, porém ainda não tive uma resposta que realmente tenha sanciona a minha dúvida. Agradeço desde já a atenção, obrigado.

Responder

InfoEnem

Olá Mateus,
Nenhum estudante pode estar matriculado numa universidade federal e, ao mesmo tempo, ser beneficiado por uma bolsa do prouni. Essa regra independe da forma de acesso.
att
Prof Fernando Buglia

Responder

priscilla

Olá sou Bolsista no Curso de Fisioterapia, gostaria de saber se posso mudar para um curso na mesma Universidade, mas que não seja uma área afim, no caso gostaria de fazer Engenharia Civil.

Responder

InfoEnem

Olá Priscilla!
O Prouni permite a transferência de bolsas, porém você deve consultar a instituição (faculdade) para saber se é permitida a permuta entre cursos de áreas diferentes.
Agradeço a visita e desejo boa sorte.
abs,
Matheus Andrietta

Responder

Victor Rafael

Boa Noite !

Estou graduando Tecnólogo em Processos Gerenciais e sou bolsista pelo PROUNI com bolsa de 100%, gostaria de saber se é possível pedir transferência do meu curso para Engenharia na mesma faculdade ou em outra instituição com o mesmo percentual de bolsa.

Grato.

Responder

InfoEnem

Olá Victor!
O Prouni permite a transferência de bolsas, porém você deve consultar a instituição (faculdade) para saber se é permitida a permuta entre cursos de áreas diferentes.
Agradeço a visita e desejo boa sorte.
abs,
Matheus Andrietta

Responder

Iago

Sou bolsista integral do pro uni e to fazendo o curso de adm,quero mudar pra ed.fisica na mesma faculdade,liguei para o pro uni e a mulher me informou que só pode ter transferência pra cursos da mesma area(humanas)
e não de humanas pra biológicas ou exatas.Isso é verdade?

Responder

InfoEnem

Olá Iago,
Desconhecemos essa “regra”.
att
Fernando

Responder

Vanessa

Estou aguardando a resposta da faculdade q quero transferir meu curso, mas ate agora eles nao tem uma posição, disse as distribuições das bolsas estão com atraso…tenho medo de demorar muito e perder minha bolsa que é integral, pois meu curso esta trancado no polo que comecei a estudar, e vence em agosto….Será q irá demorar tanto assim??? Outra dúvida é, como vou saber se a pessoa q concorre a mesma vaga q a minha teve nota maior q eu no enem??como faço para saber???

Responder

InfoEnem

Olá Vanessa,
A melhor coisa a fazer é pressionar a faculdade tanto na questão do prazo, quanto na questão da transparência das notas.
att
Fernando

Responder

Naiara

Boa tarde, estou cursando ensino superior em uma universidade privada e estou pagando (não esta me sobrando dinheiro para nada), quero fazer o enem e conseguir prouni, é possivel fazer transferencia caso passe no prouni? Gostaria de fazer transferencia e continuar da onde estou ..? No aguardo de respostas. Atte. Naiara

Responder

Rafael Meireles

Boa noite!
Sou militar e devo ser transferido de são paulo para o rio de janeiro, queria saber se há obrigatoriedade da instituição que participa do prouni em aceitar minha inscrição, já que estou indo há interesse da administração militar.

Responder

InfoEnem

Olá Rafael,
Certamente sim. Recomendo que o sr. entre em contato o mais rápido possível com a administração das duas instituições para explicar sua situação.
Agradeço seu contato e visita ao infoEnem!
att,
Matheus Andrietta

Responder

mar

Olá,gostaria de tirar uma duvida: a instituição pode escolher não aceitar trasferencia de bolsa de um curso diferente do de distino.mesmo q no manual diga q é possivel independente de curso, turno,canpus ou instituicão?

Responder

InfoEnem

Olá Mar!
Sim, o manual prevê que a transferência é possível mas que depende da autorização de ambas as instituições. Recomendo que entre em contato com as mesmas para se orientar melhor.
Agradeço sua visita, volte sempre ao infoEnem!
Att,
Matheus

Responder

Elisangela

Boa tarde,

Na faculdade que estudo estao querendo cobrar 350 de taxa de transferência. Sou bolsista do prouni com 50%.
A instituição que quero transferir aceitou minha bolsa. É correto a faculdade que estou atualmente cobrar esse valor para eu fazer a transferência?

Responder

InfoEnem

Olá Elisangela,
Acreditamos que essa cobrança seja indevida. Recomendamos que entre em contato com o MEC: 0800 616161
att
Fernando

Responder

Maykon

Olá, a transferência do PROUNI de um Estado para outro é possível?
Ex: Se estivesse em MG, seria possível transferir para o ES?

Responder

InfoEnem

Olá Maykon,
É possivel sim! você precisa se informar nas duas instituições envolvidas.
att
Fernando

Responder

Catarina

Olá, gostaria de saber se no caso de a pessoa conseguir bolsa no 1º semestre e se matricular, depois se inscrever no 2º semestre e for pré-selecionado, e optar por fazer o curso que conseguiu na seleção do 2º semestre. O que deve fazer?

Responder

InfoEnem

Olá Catarina!
Nesse caso você deve abandonar a bolsa conquistada no primeiro semestre para poder assumir a concedida no segundo semestre ok?
Agradeço a visita ao infoEnem, seja sempre bem vinda!
Att,
Matheus

Responder

Igor

Olá!

Já sou bolsista(2013.1) pelo prouni e me increvi para o 2013.2. Consegui novamente para outro curso e outra instituição. Como proceder? Existe a possibilidade de fazer a troca desta forma ou não posso obter 2 bolsas e depois “anular” uma?

Desde já grato pelos esclarecimentos.

Responder

InfoEnem

Olá Igor,
Você não pode ser beneficiado duas vezes.
Portanto, primeiro a desistência, depois a confirmação da segunda.
att
Fernando

Responder

Kamyli

Gostaria de saber se é possível a transferência de turno, sendo o mesmo curso e na mesma universidade. Sou bolsista pelo PROUNI. Obrigada!

Responder

InfoEnem

Olá Kamyli,
É possível sim! Entre e contato com a própria instituição.
att
Fernando

Responder

Kamyli

Mesmo que o valor da mensalidade do turno seja maior do que o a princípio inscrito?

Responder

Maria Gabriela

Pessoal, preciso de uma informação urgente, tenho bolsa PROUNI 100% e já transferi uma vez para uma outra instituição (atual) porém, agora terei que mudar de cidade novamente por motivos de força maior e minha prioridade é o estudo, eu posso solicitar essa transferência mais uma vez? Vou continuar no mesmo curso e estou vou para o 6° Semestre em Julho (meu curso tem 4 anos).

Desde já muito obrigada!!!

Responder

InfoEnem

Acreditamos que não há problema numa nova mudança.
Entre em contato com as duas instituições envolvidas e com o MEC.
att
Fernand

Responder

Vinicios

Olá, eu curso Eng. Elétrica na UNIFEB/SP e me inscrevi no segundo processo seletivo do prouni e consegui a bolsa, mas em outra cidade e outro curso, não me candidatei propiamente na UNIFEB porque no segundo semestre ela não adota o PROUNI, apenas no primeiro. Eu gostaria de saber se tem como eu fazer a transfêrencia da faculdade onde consegui o prouni para a minha de origem mesmo? Se sim, qual procedimento devo tomar, em relação a documentação, se tenho que me matricular onde consegui o prouni e etc. Obrigado, aguardo respostas um pouco com urgência, porque ja já começa as incrições para quem conseguiu o Prouni.

Responder

InfoEnem

Olá Vinicius,
Recomendamos que entre em contato com as instituições envolvidas e com o MAC (0800 616161)
att
Fernando

Responder

Lilian Amorik

Olá

Gostaria de saber se é possível realizar transferência do sisu, faço II Semestre em administração em uma Universidade na Bahia, mas terei que mudar para São Paulo, será que consigo transferência?

Desde já agradeço

Responder

InfoEnem

Olá Lilian,
As transferências de bolsas são possíveis sim!
Entre em contato com as instituições envolvidas e o MEC (0800 616161)
att
Fernando

Responder

Mayke

Sou Aluno de enfermagem e consegui a bolsa parcial no primeiro semestre desse ano (2013). agora eu consegui bolsa integral na mesma universidade e no mesmo turno, o que eu gostaria de saber é se procedimento será o mesmo que eu fiz no começo do ano quando ganhei a bolsa parcial, ou eu só vou ter que atualizar dados, pois acabei de fazer a matrícula na universidade.

Responder

InfoEnem

Olá Mayke,
Recomendamos que entre em contato com a instituição em questão e, caso precise, com o MEC (0800 616161)
att
Fernando

Responder

rafaela couto

quero saber se posso mudar apenas o horário da bolsa…e o que posso fazer para mudar minha bolsa de parcial para integral no mesmo curso…

Responder

InfoEnem

Olá Rafaela,
O horário acreditamos que basta conversar na instituição.
Já a mudança de parcial para integral, sugerimos que entre em contato com o MEC – 800 616161
att
Fernando

Responder

Thata

Olá,eu tenho bolsa prouni no Curso de Ed Fisica na UNISEPE em registro,vou me mudar para Campo Limpo Paulista e lá tem o curso na UNIBAN,gostaria de saber se posso tranferir com direito a bolsa?
att aguardando resposta..

Responder

InfoEnem

Olá Thata,
Pode tentar. Entre em contato com a instituição que deseja mudar e com o MEC.
att
Fernando

Responder

Diego

Boa noite,
Consegui uma bolsa parcial do Prouni para Engenharia Civil, já fiz a matricula na faculdade, porém agora me informaram que não conseguiu o número suficiente de alunos.
Neste caso posso pedir tranferência para outra faculdade, afim de não perder a bolsa?
Att,
Diego.

Responder

InfoEnem

Olá Diego,
Pode sim.
Sugerimos entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 61 61 61
att
Fernando

Responder

Aline

Olá, para a transferência de bolsa PROUNI, o curso deve ser autorizado e reconhecido pelo MEC?

Responder

InfoEnem

Olá Aline!
Sim, não só deve ser reconhecido pelo como também deve ser participante do ProUni.
Obrigado pelo contato e visita!
Att,
Matheus

Responder

Leila santos

Boa noite,

Sou bolsista do Prouni, bolsa integral no Curso Tecnologia em secretariado na Uninove. O curso tem duração de 4 semestres e irei começar o 3º semestre agora em agosto. Posso pedir a transferência da bolsa integral para o curso de Administração na mesma universidade??
Att
Diego

Responder

InfoEnem

Pode sim Diego!
Mas não há garantias de que o sr. irá, de fato, conseguir a transferência!
Att,
Matheus Andrietta

Responder

Jader

Olá!
Sou bolsista do Prouni, meu curso é tecnólogo e estou no último semestre. Dúvida: Depois de concluído este curso, posso pleitear outra bolsa do Prouni, passando pelo mesmo processo seletivo?

Grato, desde já.

Responder

InfoEnem

Olá Jader!
Não, um dos pré-requisitos para se concorrer a uma bolsa ProUni é não possuir graduação. Após se formar o sr. estará perdendo este direito.
Grato pela visita e comentário.
Matheus Andrietta

Responder

ALINE

Olà, estou no primeiro semestre do curso de Farmàcia mas o que eu quero msm é Biomedicina . só q na hora da inscrição não tinha bolsa pra esse curso pqe era segundo semestre e a quantidade de bolsas oferecidas é menor . Posso pedir transferencia da bolsa pra biomedicina mesmo sendo outra faculdade ? Na facul q estou agora não tem biomedicina e eu não queria fazer o Enem de novo …. Obrigada pela atenção

Responder

InfoEnem

Olá Aline!
Você pode pedir a transferência da bolsa para outra faculdade sim, desde que esta também utilize o Prouni. Porém ressalto que não há garantia alguma de que a instituição irá aceitar/aprovar sua transferência. Mas não custa nada tentar!
Grato pela visita!
Matheus

Responder

jessica

olá, eu sou aluna do prouni com 100% de bolsa no curso de fisioterapia estou no 2º periodo, próximo ano no IES que estudo terá o curso de medicina, e colegas disseram-me que era possível fazer a transferência para este curso pois meu coeficiente de rendimento da universidade é superior a 9. mas fiquei com dúvidas, pois pensei que deveria ser feito o enem novamente, alguém pode me ajudar? desde já agradeço.

Responder

InfoEnem

Olá Jéssica!
Você pode tentar a transferência de curso/bolsa dentro da sua faculdade, porém não há garantia de que a administração irá aprovar sua solicitação.
Agradeço pela visita, volte sempre!
Att,
Matheus

Responder

thailine

BOA NOITE PRECISO DE AJUDA!! Sou bolsista integral curso na instituição Anhanguera e hoje esta completando 1 mês que solicitei transferência e ate agora não tenho retorno nenhum …estou entrando em contato pois curso o Gestao em RH EAD estou matriculada em caxias do sul mas solicitei transferência para unidade de bage no dia 24/08/2013 e ate agora não tive nenhum retorno ligo toda semana e o que dizem é que tem que aguardar porq a transferência demora … mas ate quando? perdi 1 mês de aula estou bem indignada estou pensando ate em contratar um advogado na defensoria publica pq e um descazo o que faço? meu email: thailine579@gmail.com
sou bolsista tenho a comprovação de que sou bolsistas tenho os boletos no valor da minha bolsa 485 mensais tenho como comprovar tudo…
como fazo ALGUEM PODE ME AJUDAR??

Responder

InfoEnem

Olá Thiliane,
Francamente não sabemos como lhe orientar, uma vez que o processo de transferência depende exclusivamente das instituições envolvidas. Recomendo que continue pressionando-os ou tente contato com a administração pessoalmente para saber o motivo da demora.
Agradeço sua visita e desejo sucesso!
Att,
Matheus Andrietta

Responder

willian Ramos

Boa tarde!

Estou tendo dificuldade em conseguir transferência do curso do qual realizo por intermédio do Prouni junto a instituição, pois ela simplesmente se recusa a realizar a transferência da minha bolsa alegando que eu novamente deveria ter realizado um novo enem este ano e assim cancelar a bolsa antiga conseguida pelo enem do final de 2012. Os cursos são areas afins Administração que curso atualmente 2ª período, para econômia curso a ser implementado a partir do primeiro semestre de 2014.

Agradeço desde já a colaboração e ajuda para sanar o problema.

Grato.

Responder

Glicéria Somerlatte

Boa tarde Matheus, gostaria de saber se você sabe se algum bolsista prouni já conseguiu transferência de outro curso para medicina, pois curso engenharia mecânica e gostaria de pedir transferência.

Responder

InfoEnem

Olá Glicéria,
Infelizmente não conheço nenhum caso, porém fique a vontade para perguntar aos milhares de visitantes do infoEnem.
att,
Matheus

Responder

Henrique

Boa tarde!
Gostaria de saber se é possível trocar mais de uma vez a bolsa para curso afim, pois estou no 5° período em ENG de PRODUÇÃO e minha bolsa era de ENG DA COMPUTAÇÃO, então troquei para produção, mais queria fazer mesmo era ENG ELÉTRICA

Responder

Aline

Eu moro em SP porem me mudarei para Campinas. Como faço na minha inscrição do Prouni, seleciono uma instituição em SP e depois solicito a transferencia ou ja posso selecionar a instituição em Campinas?

Aguardo resposta.

Att.

Responder

Julio

Boa tarde,

Gostaria de saber, por exemplo: na instituição de ensino que eu quero há varias vagas integrais em diferentes cursos.
Estou indo para a 5º fase de Administração – Comércio Exterior, para o meu curso não há bolsa ProUni, mas se eu me candidatar no curso de direito ou em outro curso, e conseguir a bolsa integral, eu posso transferir a bolsa integral que eu ganhar para o término do meu curso de administração? Sendo que é na mesmo instituição.

Grato

Responder

Bruna Corrêa

Boa tarde,

Faço curso em uma determinada instituição, fiz o enem e estou tentenando a bolsa para o mesmo.
Porém, consegui bolsa em outra sede da faculdade e fica em outra cidade, posso pedir transferência ?

Responder

InfoEnem

Pode sim Bruna!

Responder

Valquiria

Estou cursando faculdade EAD porque as mensalidades são mais acessiveis. Posso fazer o enem 2014 para concorrer a uma bolsa numa outra faculdade e parar de estudar nessa faculdade EAD?

Responder

InfoEnem

Olá Valquiria,
Pode sim!
Att,
Matheus

Responder

Tereza

Esse prouni é uma palhaçada…Eu estava matriculada no curso de história fiz enem 2013, com o intuito de conseguir uma bolsa e agora vejo que sobraram bolsas…Minha filha estuda na unip e fez a inscrição para concorrer a uma bolsa, conseguiu reunir todos os documentos conseguiu a vaga, tinha 2 vagas

Responder

Tereza

para manhã e no caso ela não conseguiu pq a vaga era fantasma e o turno tbm não tinha não tranferiram para noite e ainda trataram o caso com ironia…Isso é humilhante…Programa infeliz…

Responder

rafael

Boa noite gostaria de saber, se é possível eu conseguir outra bolsa do prouni, fazendo o enem novamente; mesmo eu já sendo bolsista e não tendo terminado o curso superior. estou cursando nível superior mas meu sonho é medicina; se eu trancar esse curso é possível eu conseguir prouni outra vez? pois não tenho condições de pagar medicina!

Responder

Patrícia Costa

Boa tarde Rafael. Ontem, enquanto me informava sobre o processo de transferência de bolsa fui aconselhada a cancelar a minha bolsa e tentar novamente, só que pra instituição que desejava cursar. Ainda achei estranho, mas ele disse que eu poderia ser contemplada mesmo depois de cancelar a bolsa. Disse que o que não pode acontecer é uma pessoa ganhar uma bolsa novamente depois de já ter se formado mediante o programa. Bom, essa foi a informação que tive do funcionário do Prouni da instituição, mas acho que você deve dar mais uma conferida sobre a veracidade dessa informação.

Responder

José Júnior

A informação que vc recebeu é verdade, e consta no Manual do Bolsista:

4.7 – Acumulação de bolsas:
Só é permitido ao estudante manter uma bolsa do Prouni. O estudante que já é bolsista, se
desejar, pode se submeter a novo processo seletivo do Programa. Porém, se for pré-selecionado,
deverá solicitar o encerramento da bolsa anterior junto à coordenação do Prouni em sua
instituição.
O bolsista que desejar concorrer novamente ao processo de seleção do Prouni, deverá
cumprir as mesmas condições que os demais candidatos para se candidatar.

Responder

Tassiana

Boa noite
Gostaria de saber se posso transferir um curso de uma faculdade particular pra outra pública, como por exemplo fui selecionada no Prouni em engenharia civil bolsa integral pela Unileste-MG e quero transferir para a UFMG, ainda não começei os estudos ,será que consigo mudar.Obrigada

Responder

Franciele Farias

Boa noite !

Rafael,

Estou cursando o curso administração em uma faculdade em outra cidade , e gostaria de cursa outro curso em minha cidade , seria mais viável cancelar bolsa , novamente fazer o Enem e tentar conseguir uma bolsa na minha cidade ou seria possível transferir minha bolsa para outro curso na minha cidade .Meu maior medo é cancelar a bolsa que tenho e depois não conseguir outra bolsa por ter cancelado a anterior .Desde já Obrigada !

Responder

Valéria

Bom dia,

Estou sendo transferida no meu emprego para outro município, e gostaria de saber como faço pra transferir a bolsa. É a mesma faculdade e o mesmo curso, mudarei apenas de polo.

Obrigada!

Responder

Fabiano

Olá,

sou estudante de um curso com bolsa integral, estou no 3º período, só que estava querendo trocar o curso e ele não é de área afim, então me informaram que se eu fizer novamente o ENEM posso tentar vaga nesse outro curso, isso é realmente possível?

Aguardo retorno,

Fabiano

Responder

Liliane

Oi? Gostaria de saber se posso transferir a faculdade de uma cidade para outra,por exemplo tenho PROUNI no Maranhão e agora vou pra Fortaleza, pois tenho que acompanhar minha mãe em um tratamento de saúde, vou morar em Fortaleza, posso transferir?

Responder

ingrid

Ola! Sou bolsita do prouni 100% tecnólogo em estética, estou no 5 periodo,no total de 6, e gostaria de trocar para nutrição, mas a instituição afirma que só posso trocar se não tiver concluído mais que 75% do curso. Isso procede? O q devo fazer?

Responder

InfoEnem

Olá Ingrid,
Se a sra. já conversou com as autoridades de sua instituição e eles afirmaram que o procedimento é esse, a sra. terá que terminar o curso para poder começar outro.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Rafaela Patricia

Boa Tarde, no 1° semestre desse ano ganhei uma bolsa integral no curso de odontologia e gostaria de saber se é possível fazer transferência para o curso de Medicina, pois já cursei disciplinas do ciclo básico que é compatível ao curso desejado.
Se for possível terei que fazer uma prova ou algo semelhante?
Help :/
Estarei grata aqueles que me ajudarem!

Responder

InfoEnem

Olá Rafaela,
Nesse caso a sra. precisa pedir informações para a secretaria geral da sua instituição de ensino.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

amanda silva

fiz o enem, porem passsei no vestibular em uma faculdade particular e vou fazer a matricula, se quando sair o resultado do enem, eu conseguir vaga no sisu ou prouni, posso simplismente “abandonar” o curso? detalhe que as aulas ainda não teriam começado!

Responder

InfoEnem

Olá Amanda,

Pode sim, mas avise a instituição.

Att,
Isabela

Responder

Natália

Boa noite, estou cursando Letras a distancia , sou bolsista do prouni (integral) , gostaria de mudar de curso para psicologia (presencial ) na mesma instituição. .. É possível essa mudança de curso e continuar com a bolsa?

Responder

InfoEnem

Olá Nathalia,
Recomendamos que procure essas informações na própria instituição em que a sra. está estudando.
Att,
Isabela

Responder

Dayane

Boa Tarde,

Consegui uma bolsa 100% de Engenharia Mecânica na Unip, no periodo da manhã.
Porém, a maioria das oportunidades de emprego que eu conseguia, não era compatível com meu horário de estudo. E só quem faz ou fez engenharia é que sabe o tanto que temos que gastar com apostilas e materiais.
Resumindo eu tive que trancar minha bolsa, pois, não estava conseguindo arcar com essas despesas extras. Fiz o 1° semestre e metade do 2°, mas agora, gostaria de retomar os estudos, no período noturno.

Isso é possível? A faculdade pode não autorizar? E se não autorizar eu posso recorrer à outro método para não perder a minha bolsa?

Responder

InfoEnem

Olá Dayane,
Recomendamos que procure essas informações na própria instituição em que a sra. estava cursando, lá a sra. conseguirá todas as informações que deseja.
Att,
Isabela

Responder

daisy a da fonseca

consegui uma bolsa do enem mas por motivo de doença troquei de universidade sai da unoesc e hoje estou na unopar fiz o pedido de tranferencia mas mas nao me retornaram resultado algum ficaria muito feliz se conseguisse novamente por favor mande uma respota.

Responder

InfoEnem

Olá Deyse,
Entre em contato com a instituição para que eles possam resolver o seu problema.
Att,
Isabela

Responder

Cintia

Sou bolsista parcial do Prouni, e faço o 5 periodo de Administração, devido problemas em relação ao meu horario de serviço gostaria de transferir meu curso presencial para a distancia, na mesma instituição, e soube por um amigo de sala que não é possivel, isso procede, realmente não posso transferir do presencial a distancia mesmo sendo na mesma instituição? Fico no aguardo de uma resposta, o quanto antes. Obrigada!!

Responder

InfoEnem

Olá Cintia,
Nesse caso, recomendamos que entre em contato com o MEC 0800 616161
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>