02/09/2014

Saiba como funciona a lista de espera do Sisu 2013/1

 

Saiba como funciona a lista de espera do SiSU 2013No último sábado (26), o Ministério da Educação liberou a relação dos aprovados em segunda chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste mesmo dia, teve inicio o prazo para participação na Lista de Espera, que segue até dia 8 de fevereiro.

Podem participar da lista os candidatos que não tenham sido selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula na instituição em que foram aprovados.

Antes de explicar como o candidato adere a esta lista, vale a pena entender sua real função.

Após o término do prazo para participação, uma lista de espera é formada para cada opção de curso ofertado no Sisu 2013. As instituições de ensino participantes usarão tal lista, a partir de 18 de fevereiro, para convocar candidatos a vagas remanescentes (não preenchidas). Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o estudante será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível. Desta maneira, a participação na lista de espera somente pode ocorrer no curso de primeira opção do concorrente.

Para confirmar participação na lista de espera o candidato deve acessar a página do Sisu e entrar no sistema, preenchendo os campos em branco com sua inscrição e senha do Enem 2012. Feito isso, será aberta uma página que informa as duas opções de curso do estudante e quantas vagas remanescentes existem para sua primeira opção de curso, além de mostrar qual é sua posição na lista. Nesta mesma página, haverá um link com o termo “Participar da lista de espera”, conforme ilustra a figura abaixo. Basta clicar nele que a adesão a lista está garantida.

lista_sisu

O Sisu consiste num ambiente virtual criado pelo MEC para preencher vagas nas universidades públicas participantes, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como critério para seleção dos aprovados. Na edição deste primeiro semestre de 2013, o sistema ofereceu 129.319 vagas.

 

Veja também:

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. ana oliveira says:

    Estou tentando me cadastrar da lista de espera, porém diz que a senha ou o numero de inscrição é invalida.

    Alguem está tendo esse problema?

  2. thainara says:

    Estou com o problema que algumas pessoas tiveram pra se inscrever no sisu, consta que a minha senha ou número de inscrição esta errada. Estou tentando desde ontem, amigos ja tentaram pra mim também, liguei tres vezes no 0800 do mec e eles nao sabem o que deve ser feito, a unica coisa que me mandaram fazer foi mudar o navegador o que nao deu resultado. Estou desesperada.

  3. Edilma says:

    A lista de vagas remanescentes do sisu publicada pela faculdade é de alunos que prestaram o vestibular nesta determinada faculdade ou é de todos os alunos que independente da faculdade em que prestaram vestibular seus nomes estão na determinada lista?

  4. Depois de ter colocado o nome na lista de espera, como agente sabera se o nome foi convocado ou não?…Sera q aparece alguma publicação? Porque ate agora não vi nada. E o dia da convocação ja começou. POR FAVOR ME RESPODAM, ANTES QUE TERMINE A CONVOCAÇÃO!!

    • InfoEnem says:

      Wesley,
      Para saber se foi convocado ou não você deve ligar e/ou acessar diariamente o site da universidade em que está concorrendo a vaga. Certamente eles publicam uma notícia ou uma nota de divulgação quando a convocação ocorre.
      Desde já agradeço e desejo boa sorte!
      Matheus

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.