18/09/2014

Posso usar a nota do Enem para certificação do ensino médio, Sisu e Prouni?

 

Desde 2010 o Enem ganhou mais uma importante função dentre as demais que já exerce: A Certificação do Ensino Médio. A partir do art. 38 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, qualquer brasileiro maior de 18 anos que não tenha concluído este estágio de escolaridade pode prestar o exame com objetivo de conseguir o diploma do Ensino Médio.

Isso provavelmente você já sabe. Mas uma dúvida comum a muitos de nossos leitores e que semanalmente aparece em nossa caixa de entrada de e-mails talvez também possa ser a sua.

O candidato que prestou Enem para certificação do ensino médio e obteve a pontuação necessária poderá tentar, com a mesma nota, acesso ao ensino superior via SiSU ou ProUni?

Primeiramente você deve entender como funciona o processo para certificação do ensino médio via Enem. Sucintamente, é necessário informar essa intenção no momento da matrícula e escolher uma instituição certificadora, a qual irá criar seu documento. Para poder retirar o diploma é preciso atingir 450 pontos em cada uma das 4 provas objetivas e 500 pontos na redação. O informativo completo sobre o processo pode ser lido em nossa página sobre o certificado do Ensino Médio via Enem.

Agora que já sabe o passo a passo para conseguir o diploma do ensino médio, vamos esclarecer os questionamentos.

1- É possível, com as notas de uma mesma edição do Enem (a de 2013 por exemplo), retirar o diploma de ensino médio e concorrer a vagas pelo SiSU?

Entramos em contato com a Central de Atendimento do MEC para solicitar tal informação, e a resposta é SIM. Entretanto, o atendente do MEC ressaltou que depende da instituição aceitar ou não a Certificação do Ensino Médio via Enem.

Além disso, se este é o seu caso, fique atento às datas. O resultado do Enem 2013 sairá em janeiro, e as inscrições do SiSU 2014 devem ocorrer uma ou duas semanas depois. Considerando-se que o diploma do ensino médio será emitido pela instituição certificadora num prazo de 15 a 30 dias úteis após entrada da documentação, o candidato estará concorrendo a uma vaga em universidade pública sem possuir o documento, que será exigido caso seja aprovado. Então nossa recomendação é que, assim que o resultado do Enem for divulgado, caso atinja a pontuação necessária, já dê entrada nos documentos junto a instituição certificadora, para não correr o risco de ser convocado pelo SiSU e ainda não ter recebido o diploma.

Caso não conheça as regras do SiSU, leia nossa página sobre o sistema.

2 – E o ProUni? Posso aproveitar as mesmas notas do Enem que usei para retirada do diploma de ensino médio para disputar as bolsas do programa?

Quanto a possibilidade de usar a nota do Enem para diploma do ensino médio e posteriormente se inscrever no ProUni (Programa de Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares com base nas notas do exame, a resposta também foi positiva. Porém, o atendente do MEC salientou que o candidato deve se encaixar em todos os pré-requisitos de desempenho no Enem e de renda familiar para poder se inscrever e concorrer as bolsas. Para conhecer todas as regras e exigências do ProUni, acesse nossa página sobre o programa.

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. carol says:

    Ola tenho uma duvida .eu fiz o enem 2012 e faltou poucos pontos para mim conseguir o diploma e em 2013 fiz de novo e faltou poucos pontos, me disseram que eu conseguiria tirar meu diploma por q eles iram somar os meus pontos dos dois anos e verdade ????

    • InfoEnem says:

      Olá Carol,
      Não é possível somar os pontos das duas provas. Esta informação está errada.
      Att,
      Matheus

  2. Evile says:

    Tirei mais de 500 em três matérias, 720 em redação e em matemática 426. Por isso não ou receber?

    • Evile says:

      No caso, mais de 500 em cada uma das três, não é soma. 720 em redação e a única que ficou um pouquinho abaixo foi em matemática.

  3. carol says:

    na verdade nao e soma so fiquei em uma materia faltando poucos pontos e nesse ano essa materia os pontos foram acima mais somente nesta

  4. Ariana says:

    Olá minhas notas do Enem esse ano foi

    Ciências Humanas e suas Tecnologias 536.0
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 457.9
    Linguagens, códigos e suas Tecnologias 527.7
    Matemática e suas Tecnologias 480.4
    Redação 640.0

    Pela o Guia de Certificação do Ensino médio do INEP eu estou dentro da pontuação que é o mínimo de 450 nas matérias e 500 na redação, porém minha dúvida é se fica a CRITÉRIO da instituição Certificadora a emissão do certificado ou é garantido a emissão do mesmo por parte da instituição?

  5. Ana carla da silva says:

    fiz o enem 2013 não consegui a pontuação expecifica para fazer a retirada do meu certificado , e me escrevi no sisu tenho 37 anos será q a possibilidade para q eu participe do sisu por favor preciso de uma resposta obrigada

  6. Paulo says:

    Olá!!!Boa tarde!!
    Eu fui até a Secretaria de Educação na Praça da República nº53,hoje para solicitar o certificado do ensino médio,e eles ainda não foram avisados pelo Inep sobre as notas para começarem a providenciar os certificados!!
    Pelo que eu andei procurando pela internet em alguns sites e pelo manual do bolsista do prouni,consta que caso o estudante seja escolhido por uma universidade,e ele não apresentar o certificado no ato da matrícula,eles podem negar o direito a bolsa!!!Isso é verdade??O aluno perde a bolsa??Também li que,as universidades não aceitam o certificado emitido pelo enem para efetuar a matricula!!Como devo proceder perante a essas situações,caso seja escolhido???Eles(sec.de educação)entregam algum documento para entregar na universidade enquanto o certificado não é emitido??
    Obrigado pela atenção!!
    Até mais!!

  7. Ola eu nao estou estudando posso fazer o enem 2014.
    E coserguir o certificado do ensino medio?

  8. Marcio says:

    Eu posso conclui o ensino médio com o enem e com a mesma nota tenta ingressa em alguma universidade ? e o certificado, quando eu for solicita meu certifica eu recebo na hora ou demora alguns dias ?

  9. julia says:

    Oi! Gostaria de saber se posso utilizar nota do Enem 2014(que ainda não aconteceu e , se eu passar…), para cursar universidade publica, sendo que estou cursando hoje pelo Prouni, curso superior com nota do enem 2013.
    Quero fazer as duas ao mesmo tempo. é possível?

    • InfoEnem says:

      Olá Julia,
      Não é possível ao estudante usufruir dos dois benefícios. Caso seja aprovada no SiSU, terá que escolher entre a vaga na universidade pública ou a bolsa no programa.
      Abs,
      Matheus

  10. Aline Pereira says:

    Olá, estou cursando o terceiro ano do ensino medio e estou com medo de repetir. Será que posso tirar a conclusao do ensino medio, mesmo reprovando esse ano?? e nas opçoes do enem eu posso marcar para conclusao do e.m e ingressar em um faculdade publica?

    • InfoEnem says:

      Olá Aline,
      A opção de conclusão do ensino médio via Enem só é permitida para aqueles que estão atrasados nos estudos. Como a sra. está em fase, não poderá utilizar esta opção.
      Att,
      Matheus

      • Brenda says:

        Também estou no 3° e gostaria de colocar a conclusão do EM como “garantia” caso não passe de ano, porem, creio que vou passar. Poderei pegar o certificado e ingressar no SiSu ou apenas ingressar no SiSu (no caso, com o certificado da escola)?

        • InfoEnem says:

          Olá Brenda,
          Só conseguirá utilizar o Enem para retirada do certificado caso esteja atrasada nos estudos e possua mais de 18 anos.
          Att,
          Matheus

  11. Daniel says:

    Olá, primeiramente muito boa a questão levantada a respeito da possibilidade de concluir o Ensino Médio e ingressar em algum curso nas universidades. Gostaria de saber se a UFMG se enquadra na lista de faculdades que aceitam a conclusão de ensino médio simultaneamente ao ingresso em um curso. Se eu sair do colégio onde estou cursando o 3º ano e prestar o ENEM poderei fazer isso ? Obrigado

  12. Felipe says:

    Olá, tenho uma dúvida: eu não conclui o ensino fundamental ainda, parei na 8 ª série, gostaria de saber se ao fazer o Enem e conseguir as respectivas notas para a obtenção do diploma, eu automaticamente “anulo” a necessidade do diploma do ensino fundamental, e se consigo me inscrever no ProUni e SISU normalmente com o diploma do Ensino médio do enem sem o diploma de ensino fundamental

    • InfoEnem says:

      Olá Felipe,
      Se conseguir as notas o sr. não anula a necessidade do diploma, o sr. consegue o direito a ele sem a necessidade de frequentar a sala de aula. Além disso, poderá concorrer sim as bolsas do Prouni e vagas do Sisu.
      Att,
      Matheus

      • leny Alves says:

        Boa tarde Sr Daniel .gostaria de saber se poso pegar o certificado de conclusão com o resultado do ENEM de 2010.Grata Leni Alves.

      • Ola,
        Eu já tenho o certificado do ensino Médio pelo ENEM.
        Porem não tenho o fundamental completo. Como eu faço pois concorri a uma vaga no Ensino Superior pelo SISU fui aprovado, e agora tão mim pedindo o documento do ensino fundamental.
        O que eu faço ??

        • InfoEnem says:

          Olá Ana,
          Tecnicamente se a sra. possui certificado de conclusão do ensino médio não precisa comprovar que concluiu o ensino fundamental. Tente argumentar desta forma.
          Att,
          Matheus

  13. Luciana says:

    Bom dia,fiz o enem de 2003.Existe alguma lei que o faça valer nos dias de hoje já que a forma de classificar as notas mudaram?Caso essa resposta seja positiva posso me increver no prouni ou sisu?
    Att
    Luciana

    • InfoEnem says:

      Olá Luciana,
      Para participar do SiSU e ProUni a sra. tem que prestar novamente o Enem, pois as notas utilizadas sempre são referentes a última edição do exame.
      Att,
      Matheus

  14. josé says:

    gostaria de saber se eu posso tirar o certificado do EM pelo enem 2014.
    pois estou atrasad 2anos e vou fazer 19 anos, mas estou cursando o 3 ano do em e acho que ja repeti por falta e tavez eu nao vo mais a escola. da pra min certificar pelo enem?

  15. luana silva santos says:

    Bom dia! Não concluir o ensino médio, quero fazer Enem. Será necessário ter em mão no ato da inscrição o histórico de conclusão do ensino fundamental ou da ultima escola que estudei, ou são informações que basta ter em mente?

    • InfoEnem says:

      Olá Luana,
      Não, a sra. não precisará ter tais documentos em mãos no momento da inscrição do Enem.
      Att,
      Matheus

  16. Christiano says:

    Estou participando de um curso técnico em informática (SISUTEC), com vaga constituída com a nota do ENEM, eu poderei concorrer a vagas no segundo semestre para concorrer a vagas de nível superior? Agradeço as informações.

  17. Felipe Ferreira says:

    Olá, tenho 21 anos e não terminei o ensino médio. Posso fazer o Enem 2014 para receber a certificação e tentar ingressar na Universidade Federal do Ceará?
    A Universidade pode recusar o diploma? Existe algum tópico no ato da inscrição em que eu tenha que declarar ambos os interesses?
    Obrigado!

  18. Joselaine says:

    Olá, estou cursando superior pelo PROUNI, mas gostaria de concorrer as bolsas do SISU… Isso é possível??

    • InfoEnem says:

      Olá Joselaine,
      É sim. Entretanto, caso seja aprovada no SiSU, terá que optar entre a vaga ou a bolsa.
      Att,
      Matheus

  19. Maria says:

    Olá, fiz o enem em 2013, posso pedir o certificado de conclusão de ensino médio a qualquer momento do ano de 2014, mesmo sem ter optado por essa opção no ato da inscrição?

    • InfoEnem says:

      Olá Maria,
      Existe um prazo específico para isso. Mas é possível que ainda tenha alguma forma de solicitar o certificado. Para obter essa informação recomendamos contato com MEC, pelo tel. 0800 616161 (ligação gratuita).
      Att,
      Matheus

  20. Mariana Urbieta says:

    Olá, estou concluindo minha faculdade esse ano, particular, fiz o Enem ano passado e através do sisu ganhei uma bolsa, porém não pude usufruir da mesma.
    Gostaria de saber se ainda sou capacitada a ganhar outra bolsa de estudos para o próximo ano, já que estou concluindo a atual esse ano, ou se pelo fato de já ter uma formação superior particular e não ter assumido a vaga que ganhei ano passado, perco esse direito?
    att.
    Mariana Urbieta.

    • InfoEnem says:

      Olá Mariana,
      Se a sra. não assumiu a vaga / bolsa, poderá concorrer e assumir normalmente este ano.
      Att,
      Matheus

  21. Carina says:

    Olá, preciso de ajuda para esclarecer uma duvida.
    Estou no primeiro ano do ensino medio, e fazendo um supletivo a distancia. Após eu completar 18 anos, em setembro, começo as provas. Mas na inscrição do enem marquei a opção que concluirei o ensino medio após 2014, por estar apenas no primeiro. Isso me impossibilitara de tentar ingressar a uma faculdade pelo prouni?

    • InfoEnem says:

      Olá Carina,
      Não. Pois para ingressar em qualquer faculdade e conquistar uma bolsa ProUni, é necessário possuir o diploma do ensino médio.
      Att,
      Matheus

  22. Juliane Amaral says:

    Quem não terminou o ensino fundamental, pode fazer o enem para concluir o ensino médio?

  23. Thais says:

    Olá temo 39 anos e fiz ate a 7 serie,da para mim fazer o enem,e concluir o ensino médio???

  24. Márcia Braga says:

    Olá! Tenho algumas duvidas que até já pesquisei na internet porem achei contradições, ficaria muito grata se alguém conseguisse esclarece-las.

    1. a)Tenho 18 anos completos, estou no 9° ano Ensino Fundamental posso fazer o Enem ?
    b)Meu namorado tem 23 anos e parou na 6° Ensino Fundamental, ele pode fazer o Enem ?

    2. Se a resposta for sim nós já podemos nos inscrever para fazer o exame que será realizado dias 08 e 09 de Novembro desse ano ?

    3. Sendo assim se fizermos o exame e atingirmos as notas necessárias que são obter 400 pontos nas provas e 500 pontos na redação então terminaremos o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ganhando o certificado de conclusão ?

    Agradeço desde já!

  25. Dayane Lopes says:

    Olá.
    Tenho 18 anos e estou cursando o último ano do ensino médio.
    Minha pergunta é: na hora de me inscrever para o ENEM devo assinalar que o objetivo de fazer essa prova é para receber o certificado de conclusão do ensino médio(gostaria)? E se não passar no ENEM e sim no colégio. Qual será minha condição , aprovada ou reprovada no ensino médio?
    Obrigada.
    Dayane Lopes

    • InfoEnem says:

      Olá Dayane,
      A opção da certificação do ensino médio via Enem é para aqueles estão atrasados no estudo. Como este não é seu caso, não selecione esta opção. Se for aprovada no colégio, obterá o diploma da mesma forma.
      Att,
      Matheus

  26. Mallu Mendonça says:

    Olá tenho 16 anos e estou cursando o 2 ano do ensino médio, irei prestar o Enem esse ano (2014) caso eu consiga as notas necessárias para ir para FACU preciso concluir o ensino médio ? pois sou menor de idade . ;/

  27. bruno says:

    Tenho 20 anos, e parei de estudar jáh faz ums dois anos.
    Eu queria saber se dá pra faser o enem com objetivo em duas coisas, obter o certificado de (CONCLUSÃO)…. e fazer (FACULDADE) com a mesma nota! Tipo, em uma universidade federal.. se a nota for mais do que boa, é claro…

    Tem gente que fala que pode, tem gente que fala que não …preciso de uma resposta exata…

  28. bruno says:

    #CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENCINO (MEDIO)

  29. wesley says:

    ola estou no 3 ano do ensino medio tenho 18 anos e me escrevi para o curso de fisica agora no mes de junho queria saber se eu passar vou ter direito de cursar mesmo estando no meio do ano.

  30. Thiago Lopes says:

    Olá, por favor me respondam, eu tenho 21 anos e tenho só até a 7 série do ensino fundamental, posso fazer o enem e conseguir o diploma do fundamental e do ensino médio na mesma prova de uma só vez??? Agradeço se me tirarem essa dúvida!

    • InfoEnem says:

      Pode sim Thiago!
      Att,
      Matheus

      • Thiago Lopes says:

        Matheus, mas a opção que tenho não é apenas para o ensino médio? Que no caso seriam os 3 anos de colegial. Eu não tenho o fundamental completo, só até a 7 série, falta a 8 série pra completar o fundamental, certo? então eu tbm receberia o diploma do fundamental? Mesmo tendo apenas a opção do ensino médio?
        Esse ano já perdi as inscrições, não da mais pra fazer infelizmente, mas ano que venho eu quero muito fazer.

  31. eu tenho 17 anos e estou no 1 ano do ensino médio

  32. Hejhon Guimarães says:

    estudei o 1 ano em escola pública..
    o 2 fui pra uma particular,onde permaneci ate metade do ano e desisti porque tive que trabalhar.(fiquei 2 anos sem estudar)
    se eu concluir o ens.medio pelo enem .. Posso concorrer à uma vaga como cotista? obs:A minha renda familiar é inferior a 1,5.
    obrigado

  33. marilene kramer says:

    Gostaria de saber se o aluno que estiver no segundo ano médio e vai fazer o Enem, se ele passar poderá fazer ja a FACULDADE, ou tem que fazer o terceiro ano? 31?08?2014

    • InfoEnem says:

      Olá Marilene,
      Infelizmente isso não é possível. O Aluno precisa passar pelos 3 anos do ensino médio para ingressar nas universidades.
      Att,
      Matheus

  34. Leonardo says:

    Olá, tenho uma dúvida. Fiz o Enem em 2012, posso solicitar agora em 2014 a certificação do ensino médio? Fiz também em 2013, porém não obtive pontuação necessária.

    • InfoEnem says:

      Olá Leonardo,
      Só é permitido retirar o certificado do ensino médio com a ultima edição do Enem realizada, neste caso como o sr. não atingiu a pontuação exigida em 2013, o sr. terá que a realizar a edição de 2014 para poder pegar o seu documento.
      Att,
      Matheus

  35. Johy Michel says:

    me inscrevi no enem 2012 para conclusão do ensino médio alcancei as notas.
    mas por motivos pessoais tive que me mudar de pais e não peguei o certificado.
    Será que consigo pegar o certificado de 2012 agora em 2014?

Trackbacks

  1. […] nos programas de acesso ao ensino superior SiSU e ProUni. Assim com esclarecemos nesta matéria, reforçamos que tais pessoas podem participar de ambos os processos seletivos e que, caso sejam […]

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.