Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português

Por InfoEnem

Apostila Enem 2013: Questão exemplo de portuguêsAgora é definitivo! As melhores apostilas preparatórias para o Enem 2013 serão lançadas no dia 18 de fevereiro.  Os últimos ajustes já estão sendo feitos para que vocês tenham em mãos um material que realmente faça a diferença nos seus estudos.

Quem nos acompanha já sabe. Serão 4 apostilas que trazem as últimas edições do Enem resolvidas e comentadas por professores experientes, didáticos e de altíssimo gabarito. No total, o material apresenta mais de 730 questões!

E no intuito de mostrar a qualidade dessas apostilas, já apresentamos, em artigos anteriores, exemplos de resoluções e comentários de questões de  MatemáticaGeografia e Biologia. Que tal hoje mostrarmos um exemplo da apostila de “Linguagens, Códigos e suas tecnologias”?

Antes, gostaríamos de contar uma particularidade da preparação dessa apostila, que de uma preocupação intensa transformou-se em uma tranquila espera.

Primeiramente, vale confessar que nossa equipe realmente nutria uma “preocupação extra” com a apostila de Linguagens Códigos e suas Tecnologias. E não era para menos. Essa apostila apresenta uma esmagadora presença (165 de 195!) de questões de uma disciplina que é  fundamental para a interpretação de todas as outras! Nossas preocupações realmente tinham procedência! Nós não precisávamos de um professor de português. Nós precisávamos DO PROFESSOR de português.

Mas todas nossas preocupações transformaram-se numa deliciosa espera pelo resultado final. Fechamos com a Margarida Moraes.

Algum desavisado pode perguntar: “E daí?”. Em resposta a essa suposta pergunta, segue uma breve biografia da professora e um exemplo de resolução feita pela mesma. Certamente vocês entenderão o porquê da nossa repentina tranquilidade.

Margarida dos Santos Marques Moraes é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP – 1995), fez especialização em Pós-Graduação em Educação pelo Centro Universitário Nove de Julho(2000) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) também pela USP, no ano de 2001. Acumula em seu curriculum larga experiência, lecionando em faculdades, cursinhos pré-vestibulares e ensino médio.

Além da formação, que dispensa comentários, Margarida é apaixonada pela língua portuguesa. Isso torna seus cometários claros, diretos e muito instrutivos. Veja o exemplo que separamos para hoje:

___________________________

Questão 114 do Enem de 2011 (caderno amarelo)

Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português

PICASSO, P. Guernica. Óleo sobre tela. 349 x 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937. Disponível em: http://www.fddreis.files.wordpress.com. Acesso em: 26 jul. 2010.

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

A) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
B) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
C) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
D) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
E) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

 

Resposta correta: Alternativa A

Comentário (por Margarida Moraes):

O Cubismo define-se como “estilo artístico e movimento iniciado na primeira década do século XX, em Paris, com base em obras de Georges Braque (1882-1963), Pablo Picasso (1881-1973) e outros, tendo por princípio mais importante a substituição das representações do espaço tridimensional (e, portanto, da perspectiva) pela apreensão simultânea das diversas formas (decompostas e geometrizadas) que se observam dos muitos ângulos de contemplação dos motivos de uma obra”. (Houaiss Eletrônico – grifo nosso).
Na obra, de estética cubista (portanto distante da perspectiva clássica), Picasso apresenta, num painel ideográfico (que representa ideias por meio de imagens) e monocromático, todo o horror da guerra, de forma frontal, com diversos ângulos (“enfoca várias dimensões do evento”) mostrados simultaneamente. Não há ‘forma fotográfica’, minimização da dor nem ausência de expressão, como sugerem as demais alternativas.

___________________________

Entenderam porque estávamos tranquilos? Todas as questões de português da nossa apostila estavam nas mãos da Margarida! Simples assim! Já imaginou ter em mãos um material com mais de 700 questões respondidas e comentadas dessa forma?

Veja também o dia do lançamento e outros exemplos de resoluções dos nossos professores:

8 Comentarios

Simplicio Data oficial do lançamento das Apostilas Enem 2013 | says:

[...] Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português [...]

Reply

Simplicio Matrícula no Prouni 2013/1 encerra hoje | says:

[...] Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português [...]

Reply

Simplicio Curso Enem 2013: Questão exemplo de Sociologia | says:

[...] Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português (Exemplo de português) [...]

Reply

Simplicio Andrielli Rosa says:

Olá, gostaria de saber como posso adquirir minhas apostilas para o enem? Gostei muito, e vou dar o meu melhor para o ENEM 2013 :)

Reply

Simplicio InfoEnem says:

Olá Andrielli!
As apostilas serão lançadas no daqui a exatos 10 dias, em 18 de fevereiro.
A compra será feita pela internet, no próprio infoEnem, sendo via boleto bancário ou cartão (crédito/débito).
Agradeço o interesse e visita!
Estamos a disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento!
Matheus Andrietta

Reply

Simplicio Curso Enem 2013 - Questão exemplo de História | says:

[...] Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português (Exemplo de português) [...]

Reply

Simplicio Entenda a Correção da Redação do ENEM | says:

[...] Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português (Exemplo de português) [...]

Reply

Simplicio Apostila Enem 2013 - Questão Exemplo de Química | says:

[...] Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português (Exemplo de português) [...]

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>