23/07/2014

5 erros que você deve evitar na preparação do Enem

 

5 erros que você deve evitar na preparação do EnemSempre publicamos dicas e macetes pra você otimizar suas notas no Enem. Mas percebemos que muitos estudantes cometem erros que levam ao desperdício de horas e horas de estudo. Sejam erros na hora de estudar ou na hora da prova.

E hoje falaremos sobre algumas atitudes que você NÃO deve tomar na preparação para o exame mais importante do país. Vamos a elas:

 

1 – Estudar apenas o que gosta ou a área que pretende seguir no ensino superior.

Este certamente é um dos piores erros! A regra é simples: Você consegue melhorar mais onde sabe menos! Portanto, seus estudos devem estar voltados para todas as áreas, independentemente dos seus gostos e da sua escolha de curso.

 

2 – Marcar para estudar em grupo e perder tempo com conversas paralelas.

Essa perda de foco é muito comum entre os jovens. Claro que dá vontade de contar os acontecimentos do final de semana. Mas caso tenha marcado uma tarde de estudos na segunda-feira, garanta que os assuntos tratados no grupo sejam sobre matemática, química, geografia etc.

 

3 – Não fazer exercício das edições anteriores do Enem e dos vestibulares tradicionais.

Talvez a palavra que melhor se assemelhe a “estudo” seja “treino”.  Um certo professor de física sempre diz que “aula serve para entender, mas não fixa nada! O que fixa a matéria é exercício!” . Portanto, resolver questões das edições anteriores é primordial para um bom desempenho. Quem estuda no sofá, com as pernas pra cima, só lendo, dificilmente terá sucesso. Clique aqui para conhecer nosso material que traz as últimas edições do Enem.

 

4 – Não fazer um plano de estudos.

Imagine a gravação de um filme sem um roteiro. Uma bagunça! Pois é, com os estudos é a mesma coisa. Sem um plano (cronograma) você não se organiza. Se não se organiza, não cria uma rotina de estudos. Sem uma rotina, os estudos rendem menos e mais tempo é necessário. E isso leva ao cansaço e a desmotivação. Certamente não é desta maneira que você quer se preparar para a prova que pode decidir seu futuro.

 

5 – Deixar para estudar na última hora.

Parece chavão, mas é a pura realidade. Ainda tem muita gente que literalmente deixa pra iniciar a preparação na última hora, como se fosse fazer uma prova do colégio. Quando começar a estudar?  Três meses antes da prova? Após as inscrições? Depois do Edital? Não! Você deve começar agora, neste exato momento. Aliás, se ainda não iniciou sua preparação, saiba que você já está atrasado! Que tal começar contrariando o tópico anterior?

 

O candidato que evitar tais erros não tem garantias de um ótimo desempenho no Enem 2013, mas está na trilha para o sucesso. Já aquele que seguir os passos acima certamente não deve ter muitas pretensões com o resultado do exame. Cabe a você escolher qual caminho irá seguir.

 

Receba GRATUITAMENTE o Manual do Enem 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Comments

  1. Ana Carolina says:

    me ajudou muuito! Obrigada.

  2. Henrique Francisco de Almeida says:

    As apostilas são massas.Recomendo!

Deixe um comentário

*

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.