Videoprova do Enem 2018 em Libras Disponível Para Consulta

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para consulta, desde o início do mês de dezembro do ano passado, a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado nos dias 5 e 11 de novembro.

Para isso o instituto criou um hotsite específico com todos os vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova de 2018, pelo link http://enemvideolibras.inep.gov.br/. Ao clicar / tocar o botão “Videprova em Libras Enem 2018” o internauta poderá consultar as mídias referentes a cada uma das 45 questões de cada prova objetiva: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática. Vale mencionar que o vídeo referente a proposta de redação está disponível junto com a prova de Linguagens e Códigos.

Além das questões e da redação, a funcionalidade exibe também o gabarito, se assim o usuário desejar. Na mesma página há também opção de consultar a prova aplicada no Enem 2017, uma vez que o recurso foi disponibilizado pela primeira vez naquele ano.

Página do Inep Para Disponibilizar Videoprovas em Libras.

De acordo com matéria publicada pela Assessoria de Comunicação Social do Inep divulgando a liberação da videoprova de 2018 em Libras, esta medida reforça o compromisso do instituto de oferecer acessibilidade a todos no exame, especialmente aos deficientes auditivos neste caso:

Em 2017, o Instituto passou a oferecer a videoprova em Libras e levou o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” para a redação, promovendo um amplo debate sobre o assunto. Este ano, o Inep lançou o selo Enem em Libras para todo o conteúdo disponível em Língua Brasileira de Sinais que reforça a Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto. O Enem em Libras marca o esforço do Instituto para garantir que seus editais, provas, cartilhas, campanhas e demais materiais, de todos os seus exames e avaliações, sejam acessíveis. Dessa forma, o Inep reafirma o seu compromisso com a comunidade surda e com um futuro melhor por meio da educação.

Números Relacionados a Videoprova Enem 2018

Conforme números oficiais da última edição, um total de 1.372 candidatos solicitaram e realizaram a Videoprova em Libras, além de mais 1.102 estudantes que requisitaram o apoio do Tradutor-intérprete libras para realização do Enem.

A partir do ano de 2.000 o Exame se operacionalizou para atender pessoas com necessidades especiais, passando a oferecer, além do tradutor e intérprete em Libras, a prova em braile, prova ampliada, auxílio para leitura e transcrição.

Fonte: Portal Inep

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *