Viagem ou viajem? Qual está correto?

Quem acha que é a primeira a forma correta acertou!

E quem acha que é a segunda acertou também!

Ambas, viagem e viajem, existem na língua portuguesa e estão corretas.

A diferença entre as duas formas é que a palavra viagem é um substantivo, sinônimo de jornada. Já viajem é uma forma conjugada do verbo viajar.

Veja alguns exemplos do emprego de cada uma delas:

  • Cheguei de viagem. (substantivo)
  • Tenha uma boa viagem. (substantivo)
  • A viagem foi boa? (substantivo)
  • Viajem pela manhã, que o movimento na estrada é menor. (verbo)
  • Tomara que eles viajem em tranquilos! (verbo)

O substantivo viagem deve ser escrito com G por determinação da Gramática Normativa, que apresenta uma regra determinando que os substantivos terminados em –agem, – igem, –ugem sejam grafados com essa letra: viagem, passagem, imagem, origem, vertigem, ferrugem, penugem,…

Quanto ao verbo viajar, precisamos lembrar que a letra G tem pronúncia diferente se formar sílaba com ‘a’, ‘o’ e ‘u’, por isso, para manter a mesma sonoridade no verbo, a consoante é trocada por J. Assim, todas as formas verbais vão seguir essa alternância consonantal e serão grafadas com J. No caso da palavra viajem, temos a forma do verbo conjugada na 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do plural do imperativo.

Para relembrar a formação dos tempos verbais, o Presente do Subjuntivo é um tempo derivado da 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo, da qual retiramos a desinência -o e acrescentamos a desinência -e:

  • Eu viajo (Pres. Indic) -o +e = (Que) eu viaje (Pres. Subj.)

E essa alteração para desinência -e permanece em todas as demais pessoas, daí termos a forma eles viajem, no Subjuntivo e no Imperativo.

É isso! Até a próxima!

 


Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Luís Correia Casas de Praia

Ótima materia, gostei muito

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *