Vestibulares pelo Brasil: UFPR e UFF

Neste domingo (13/11) a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou a primeira fase do seu processo seletivo 2011/2012. O vestibular, que nesta edição atingiu a histórica marca de 100 anos, contou com 50.056 inscritos, dos quais mais de 16 mil deverão ser convocados para a segunda fase que ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro.

Contando com uma taxa de abstenção de 10%, esta edição do vestibular da UFPR oferta 5.087 vagas, das quais 524 serão preenchidas exclusivamente pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), utilizando a nota do Enem 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo  edital publicado pela universidade contendo as regras para utilização do sistema unificado, estas 524 vagas se dividem em 85 dos 95 cursos oferecidos, sendo que desse total 216 vagas são reservadas para cotistas raciais e sociais (108 para cada grupo).

O que mais chama a atenção no vestibular deste ano é que a data de inscrição no Sisu será posterior à divulgação da lista de aprovados no processo seletivo da UFPR. Portanto, os alunos reprovados ganham uma segunda chance para ingressar na instituição. Até mesmo os candidatos selecionados pela UFPR podem utilizar o sistema unificado para concorrer a vagas em outro curso. Segundo o edital, se aprovado também pelo Sisu, tal candidato deverá optar por um dos cursos e concluir o registro acadêmico na data estipulada.

Para conferir a prova do vestibular UFPR 2012 juntamente com seu gabarito, clique aqui.

A Universidade Federal Fluminese (UFF), outra importante universidade pública, realizou nesta terça-feira (15/11) a primeira fase do seu processo seletivo 2012. Contando com a participação de 52.432 mil inscritos, a prova teve início às 9h e os candidatos tiveram até as 13h30 para responder as 75 questões de múltipla escolha.

A lista dos aprovados para a segunda fase do vestibular da UFF será divulgada no dia 8 de dezembro, enquanto a prova referente a esta segunda etapa será aplicada dez dias depois, no dia 18.

Neste ano o número de vagas oferecidas pela instituição foi ampliado para 9.512, das quais 7.662 serão preenchidas pelo processo seletivo enquanto as outras 1.850 vagas serão completadas pelo Sisu, a partir do desempenho dos candidatos no Enem.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *