Veja a Qualidade das Nossas Apostilas Enem 2015

Quem está no terceiro ano do ensino médio ou quer ingressar no ensino superior sabe que no final do ano terá que encarar a maratona de questões do Enem 2015. Planejamento, organização e estudo, muito estudo. Estas são as atitudes que vão guiar o ano daqueles que vão brilhar no exame.

Além das palavrinhas mágicas acima, como sempre reforçamos aqui no Portal infoEnem, a companhia de um bom material de estudos também pode fazer toda a diferença na hora H. Por esse motivo estamos trabalhando com muita dedicação juntamente com a melhor equipe de professores para concluir nossas Apostilas Enem 2015, anunciadas no mês passado aqui.

O material trará mais de 1.000 questões das últimas 6 provas do Exame Nacional. Todas resolvidas e comentadas em detalhes, para lhe acompanhar durante todo o ano de estudos. A previsão de lançamento é para o final deste mês de janeiro ou início de fevereiro.

Enquanto o material não é lançado, trazemos hoje uma pequena amostra da didática e clareza dos nossos especialistas nas explicações de cada item. Confira abaixo a resolução de uma questão de Geografia que caiu no Enem 2014, elaborada pelo professor Bruno Picchi, graduado e Mestre pela UNESP (Rio Claro) e responsável pela resolução de todas as questões de geografia do nosso material.

Enem 2014 – Questão 22 – Caderno Amarelo

Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.

GlORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo, 20 maio 2013 (adaptado).

 
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:

a) Facilita as trocas comerciais.
b) Soluciona os conflitos fundiários.
c) Restringe a diversidade biológica.
d) Fomenta a atividade de pastoreio.
e) Evita a expansão da desertificação.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa E
 

Pergunta acerca da África, o quadro físico do continente é o foco da questão, contextualizada com medidas mitigadoras de impactos ambientais. O Sahel é uma faixa de transição climatobotânica, entre o clima árido preenchido por vegetação de estepes, xerófitas, rios intermitentes e o clima equatorial, com vegetação latifoliada e hidrografia perene. O Sahel corta a África sentido leste-oeste e vem sofrendo impactos ambientais.

Os impactos ambientais (ou antrópicos) que afetam essa região são principalmente decorrentes da retirada da vegetação que dá lugar para atividades agrícolas rudimentares, ou seja, além da alteração da paisagem natural, as técnicas empregadas nas lavouras e criações de animais extensivos se dá de maneira precária, não sendo utilizados corretores minerais de solo, terraceamento de vertentes e demais técnicas preservacionistas, desencadeando em esgotamento e erosão do solo. A água do subsolo também é extraída de forma a não dar tempo de recarga dos aquíferos e lençóis freáticos, o que gera aumento da salinidade.

Além dos danos já citados, a alternativa correta aponta para a questão da desertificação (letra E, “evita a expansão da desertificação”), fato este muito importante, pois, como o Sahel é uma faixa de transição entre o deserto e florestas, a retirada da floresta faz com o que o avanço das dunas do deserto se dê de maneira mais facilitada, pois o vento não encontrará a barreira vegetal do Sahel para levar areia em direção da floresta. O Sahel é um verdadeiro “tampão” de contenção do deserto.

Finalmente, o Sahel também é conhecido como bolsão de pobreza, pois pelo ambiente propício à plantação (clima ameno, rios perenes), famílias migram para a região e lá desenvolvem suas atividades econômicas de forma precária. Ao esgotar o solo e impactar a natureza, tendem a procurar novas áreas e devastam mais áreas de vegetação. Após acabar com grandes áreas de plantação e também com todo o solo disponível, a crise de produção se instala e a qualidade de vida piora, desencadeando em fome atrelada à falta de estrutura aguda.

Mais detalhista que isso impossível! Fique ligado que continuaremos publicando exemplos de questões e resoluções comentadas de nossas Apostilas Enem 2015. E não se esqueça, o lançamento ocorrerá em breve!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




3 Comentários

selma

EStes informativos são muito úteis

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *