Veja o Que É o El Niño e Saiba Seus Principais Efeitos

Muito se fala sobre o fenômeno oceânico-atmosférico chamado de El Niño, que está acontecendo no ano de 2015. Hoje iremos entender do que se trata e quais as consequências para a vida do planeta como um todo, lembrando que este assunto pode aparecer no Enem nas questões de Geografia, da prova de Ciências Humanas.

O El Niño se caracteriza pela ocorrência do aquecimento superficial das águas do Oceano Pacífico e redução dos ventos alísios, aqueles que sopram de altas pressões subtropicais para baixas pressões equatoriais (leste para a oeste). O período de acontecimento é irregular, podendo ser de 2 a 7 anos, sendo cíclico, no qual cada ciclo tem em média 9 a 12 meses. Começa a ser percebido entre março e junho de um ano, até atingir seu máximo entre dezembro e abril e ir enfraquecendo entre maio e julho.

O fenômeno é natural, mas as causas ainda são desconhecidas por estudiosos do clima. Quando o aquecimento ocorre, as correntes atmosféricas ou massas de ar são alteradas e isso afeta o clima mundial.

As consequências do fenômeno são: o vento soprando com menos força na região central do Pacífico; aumento de tempestades tropicais na mesma região; intensificação da seca na região nordeste do Brasil, Indonésia, Índia e Costa Oeste da Austrália; acúmulo de água quente fora do normal e aumento das chuvas na América do Sul; além de outros efeitos que ainda estão sendo estudados pelos climatologistas, como o aquecimento do inverno na região central dos Estados Unidos, do verão na Europa e a seca na África.

O evento climático possui o nome de El Niño pelo fato de acontecer em dezembro, próximo ao Natal, fazendo referência ao Menino Jesus (Ninõ Jesus, em espanhol). O nome foi dado por pescadores da região e usado também pelos especialistas. Seu maior efeito ocorreu nos anos de 1997 e 1998 e o de 2015 vem sendo considerado um evento intenso.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *