Veja detalhes da Revolução de 1930 no Brasil

Como já vimos aqui no InfoENEM, após a proclamação da República em 1889 (clique aqui para ver ler o artigo), o Brasil passou pelo período denominado República Velha. Nela vigorou a Política do Café com Leite, alternando o poder político entre Minas Gerais e São Paulo (veja mais detalhes). Entretanto, esse período foi seguido por uma série de conflitos e revoltas. Hoje vamos estudar a Revolução de 1930, que alterou os rumos da política brasileira.

No ano de 1929, com a Quebra da Bolsa de Valores nos Estados Unidos, as exportações cafeeiras, que tanto sustentavam a economia do Brasil, foram afetadas, porque os Estados Unidos eram grandes consumidores, mas com a crise precisaram cortas produtos não essenciais – e o café estava incluso nisso.

Além disso, vemos o Brasil passando por um grande descontentamento da população com os presidentes. O governo de Artur Bernardes (1924-1926) foi um exemplo disso, havendo várias revoltas militares para tirá-lo do poder.

Sob este contexto, ao fim de seu governo, o presidente paulista Washington Luís deveria indicar um mineiro para as eleições, mas ele indica outro paulista: Julio Prestes. Então, o presidente de Minas Gerais (o mesmo que Governador de Estado na época), forma a Aliança Liberal (AL), com a união das oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Pela primeira vez, a oposição tinha realmente possibilidades de ganhar uma eleição. A AL indica Getúlio Vargas e João Pessoa como candidatos à presidência e vice-presidência, mas, através de uma fraude eleitoral, Julio Prestes é eleito.

Entretanto, João Pessoa morre assassinado num contexto de lutas regionais, o que fez parecer que o governo atual calava seus opositores, e também sob a crise econômica que assolava o país, o governo de Prestes começa a ficar impopular. Assim, uma revolta militar parte do sul, com o objetivo de tirá-lo do poder, o que ocorre facilmente. Getúlio Vargas assume a presidência do país, dando início ao Governo Provisório entre 1930 e 1934.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *