Veja Como Usar as Notas do Enem no Ingresso de 1,4 Mil Universidades

Que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior vestibular do Brasil com certeza você já deve saber. Mais quais as formas de usar as notas da avaliação para ingressar no ensino superior? E quais instituições aceitam o desempenho do exame? A resposta a essas perguntas você vê neste artigo, que lista mais de 1,4 mil universidades que aproveitam de alguma forma o Enem.

É importante mencionar que as informações divulgadas aqui foram retiradas de matéria publicada no site Guia do Estudante em dezembro de 2016. Apesar de ser bem atual, é importante reforçar que certamente houve mudanças, uma vez que cada instituição de ensino superior pública ou privada tem autonomia para alterar seus respectivos vestibulares a qualquer momento.

De qualquer forma, não deixa de ser uma ótima e atual referência para quem vai prestar o Enem 2017 e tentar ingresso na universidade dos sonhos.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Criado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu usa sempre as notas da última edição do Enem para ocupação de vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais. Podem usar o sistema unificado integralmente (100% das vagas) ou parcialmente. Confira as relações a seguir:

Fase Única Substituindo o Vestibular

São as universidade, faculdades ou centros universitários que substituíram seus próprios processos seletivos pelo Enem. Desta forma, basta o candidato prestar o exame e se inscrever no vestibular da instituição. Consulte as listas:

Composição da Nota Final

Alguns processos seletivos combinam (de forma opcional ou obrigatória) o aproveitamento do resultado no Enem ao do seu vestibular, para compor uma única nota final. Veja aqui as 95 instituições que selecionam novos estudantes desta maneira.

Como Bônus no Resultado do Vestibular

Há vestibulares que oferecem aos seus candidatos a possibilidade de usar a nota do Enem como uma bonificação (pontuação extra) ao final do processo. Pesquise a tabela que relaciona as 71 faculdades que o fazem.

Uso do Enem Como Primeira Fase

Aqui considera-se o Enem como primeira etapa da seleção, seja ela eliminatória ou não. Normalmente a segunda fase corresponde a uma prova da própria instituição. De acordo com levantamento do GE, a única que procede desta forma é a Faculdade de Belém (Fabel-PA).

Processo Seletivo Misto

São as instituições que mesclam o uso do Enem de formas diferentes em distintos meios de ingresso. Por exemplo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) usa o Enem via Sisu para parte de suas vagas e no Vestibular Misto para outra porcentagem dos seus postos.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *