Veja Como Organizar Seus Estudos Para o Enem

Ficar um tanto perdido na hora de dar os primeiros passos rumo a um objetivo importante é normal. E como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ser sua meta neste ano, não poderia ser diferente.

Para que isso não ocorra é preciso organizar e criar uma rotina de estudos, algo mais simples para quem frequenta um cursinho ou o colégio, e uma tarefa mais complicada para aqueles que vão se preparar por conta.

Independente de qual seja a sua situação, leia atentamente e procure seguir a risca as orientações abaixo, válidas para os dois casos.

1. Faça um Cronograma de Estudos

O primeiro passo é elaborar um cronograma, que consiste basicamente em montar uma tabela com os dias da semana e horários disponíveis para estudo em cada dia, incluindo já uma identificação de qual matéria será abordada em cada horário. Para ter uma ideia melhor, consulte este exemplo.

2. Crie o Hábito de Cumprir Com os Horários

De nada adianta um cronograma bem elaborado se você não cumprir com os horários definidos nele. Procure consultar seu cronograma rotineiramente para ver quais disciplinas serão estudadas no dia, até que esse procedimento se torne um hábito e você nem precise mais dele. Tenha a consciência que, tão importante quanto se organizar, é “por a mão na massa”.

3. Procure por um Material Didático

Esta dica é específica para quem não está frequentando nenhum colégio/cursinho. Para estudar os conteúdos exigidos no Enem você irá precisar de um material didático de qualidade. Além de inúmeras opções na internet, também existe a possibilidade de emprestar de alguém que já concluiu o ensino médio recentemente e não está usando mais.

4. Não se Esqueça da Redação!

Diferentemente das disciplinas das provas objetivas, sua redação só irá melhorar se você praticar! Além de ficar antenado nas atualidades, nossa recomendação é para que escreva, desde já, um texto por semana. E é exatamente essa a proposta do nosso Curso Online de Redação. Clique aqui para participar.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

PH

Às vezes, o mais complicado é cumprir com os horários e manter a disciplina.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *