Veja Como o Assunto Probabilidade Pode Ser Cobrado no Enem

Em nossos artigos anteriores, demos início aos cálculos envolvendo o uso de probabilidades. Nestas publicações, foram apresentadas definições importantes para a compreensão das situações envolvidas, além de termos aprendido o cálculo de probabilidades para eventos simples. Para um evento qualquer n, vimos que sua probabilidade pode ser dada por:

probabilidade_enem

Para exemplificar o processo, veremos a seguir uma questão de Matemática do Enem 2015, resolvida e comentada pelos professores Luís Gustavo e Ana Luísa, graduados em Matemática pela UNICAMP e responsáveis pela resolução de todas as questões da disciplina nas Apostilas preparatórias do infoEnem.

Enem 2015 – Caderno Cinza – Questão 139

Em uma central de atendimento, cem pessoas receberam senhas numeradas de 1 até 100. Uma das senhas é sorteada ao acaso. Qual é a probabilidade de a senha sorteada ser um número de 1 a 20?

probabilidade_alternativas

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa C

Para calcular a probabilidade (p[E]) de um determinado evento (E) desejado, em relação ao total de possibilidades, chamado de espaço amostral (A), devemos utilizar a equação apresentada acima, ou seja:

probabilidade_mat

O espaço amostral deste problema são os cem números entregues para as cem pessoas. O evento desejado é que a senha sorteada seja um número de 1 a 20. Logo, o número de possibilidades para o evento são os vinte números de 1 a 20. Assim, o cálculo da probabilidade será:

probabilidade_mat1

Comentário: Apesar de simples, é importante que o aluno (a) tome cuidado com o número de possibilidades do evento. Há casos em que queremos um evento que apresenta apenas uma possibilidade, por exemplo, o jogo da Mega-Sena ou um determinado número no lançamento de um dado. Nestes casos, o numerador da razão é 1. Entretanto, não significa que sempre o numerador será 1. Caso haja esta confusão, a alternativa A poderia ser assinalada incorretamente. Portanto, no cálculo de probabilidades, é sempre importante analisar o número total de possibilidades de acontecer o evento desejado.

Conteúdos envolvidos: Probabilidade.

Percebemos então, que podemos encontrar questões no Enem nas quais utilizamos os conceitos mais simples para resolvê-los, apenas tomando cuidado com a compreensão do enunciado.

Gostou da resolução da questão? Para ver todas as questões das 6 últimas edições do Enem resolvidas e comentadas com essa mesma clareza, clique aqui para obter nossas Apostilas Enem 2016.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Antonio Marcos Ferraz Campos

Me parece um rol de apostilas bem completo.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *