USP Terá 2,78 Mil Postos no Sisu 2019, Veja Quadro de Vagas

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou que ofertará 2,78 mil postos no primeiro processo seletivo do Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada. De acordo com o quadro geral de vagas, a divisão entre as distintas modalidades de disputa acontece da seguinte maneira:

  • Ampla Concorrência (AC): 552
  • Estudantes de Escola Pública (EP): 1.152
  • Estudantes Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI): 1.081

Ao todo serão contemplados com vagas no sistema unificado do Ministério da Educação (MEC) 172 cursos presenciais de graduação da universidade. Vale lembrar ainda que a USP mantém a aplicação do seu processo de seleção próprio, o Vestibular Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular. Este, por sua vez, ocupará 8.362 carteiras da instituição, totalizando no 11.147 oportunidades para o ano de 2019 no conjunto Sisu + Fuvest.

Como é de praxe, além do quadro geral de vagas no sistema (disponível para consulta aqui), a USP também divulgou os pesos e notas mínimas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – para cada curso, bem como a divisão de vagas por modalidade de concorrência (geral ou cotas).

Essas informações, bem como maiores detalhes sobre cada carreira, como o turno das aulas, o grau, a periodicidade e a integralização, podem ser consultadas no Termo de Adesão da USP ao Sisu 2019, disponível para download no arquivo de formato PDF neste link.

Inscrições no Sisu Serão Abertas em Janeiro

Conforme matéria publicada em primeiro mão no Portal infoEnem (leia na íntegra), as inscrições na primeira edição do sistema de seleção do governo serão abertas em janeiro, mais especificamente no prazo entre 22 e 25 de janeiro.

Neste período todos os participantes do Enem 2018 que possuem diploma do ensino médio e que obtiveram nota maior que zero na redação poderão se inscrever em até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.

Todo o processo é gratuito e para participar basta acessar o endereço eletrônico do Sisu (sisu.mec.gov.br) no prazo informado e logar no sistema inserindo o número de inscrição e a senha do exame nacional. Após o encerramento da fase de inscrições, o resultado com a lista de aprovados na chamada única será divulgado na data de 28 de janeiro.

Para os não classificados nesta fase está prevista posteriormente a formação da Lista de Espera, que será encaminhada para universidades e institutos federais participantes que ainda tenham vagas remanescentes. O prazo para manifestar interesse em participar da lista vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro, sendo que as convocações terão início em 7 de fevereiro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *