USP estuda inclusão do Enem em seu Vestibular

Na última semana a Universidade de São Paulo (USP), uma das mais conceituadas instituições públicas de ensino superior no Brasil, realizou encontro no campus de Piracicaba para discutir formas alternativas de ingresso ao vestibular da Fuvest, entre elas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além do reitor Marco Antônio Zago, participaram do evento mais 54 membros que gerenciam as unidades de ensino e pesquisa, institutos, museus e órgãos centrais da universidade.

Conforme explicou o reitor, a ideia é mesclar o preenchimento das vagas dividindo um percentual pelo Enem e o restante pelo vestibular tradicional, que continuará sendo aplicado. Zago, que já vinha citando o Enem em outras oportunidades, acredita que o uso do exame deve ser vantajoso para a USP na medida em que diversifica o perfil dos novos ingressantes.

Ele ainda destacou que, durante o encontro, ao perguntar se algum dos dirigentes era contra a adesão do exame no processo seletivo, nenhum participante se pronunciou.

Vale lembrar ainda que o pró-reitor, Antônio Carlos Hernandes, declarou no mês passado que três das 42 unidades da USP recomendaram o uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ambiente virtual gerenciado pelo Ministério da Educação para classificação de candidatos via Enem.

Independentemente da forma como aconteça, a adesão da USP ao exame nacional só deve ser válida para 2016. Isso porque qualquer alteração nas formas de ingresso deve ser organizada por meio de uma proposta concreta, a qual deve ser aprovada pelo Conselho de Graduação e posteriormente pelo Conselho Universitário.

Ao que tudo indica a Universidade de São Paulo, a exemplo de outras grandes universidades brasileiras, deve sim se render ao uso do Enem como um de seus critérios de seleção. Em 2014 o vestibular da instituição teve 141,8 mil inscritos, enquanto o exame contou com 8,7 milhões.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

miltom rocha

como me cadastro ,sorteado ou particular
quem garante isso

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *