Uso da vírgula: pontuação para o ENEM (Parte I)

Os sinais de pontuação são recursos da língua escrita para reproduzir recursos próprios da língua oral, como pausas na fala, entoações ou alguma expressividade como um silêncio, por exemplo. Eles são importantes no ENEM principalmente para a escrita de uma boa redação, já que ajudam a estruturar e organizar o texto.

O uso adequado dos sinais de pontuação é determinante para que você possa chegar a tão almejada nota mil na redação do ENEM.  Além disso, entender as regras de pontuação em língua portuguesa ajuda também na leitura e interpretação corretas de qualquer texto da provas de humanas, exatas e biológicas, ou seja, é um assunto essencial para quem precisa garantir um bom desempenho no exame.

Fonte: https://brasil.cambly.com/pontuacao-em-ingles-dicas-regras-e-curiosidades/

A pontuação funciona para que o texto apresente uma organização clara e objetiva e também para que alguns recursos de expressividade apareçam no enunciado da língua escrita. Deste modo é possível, muitas vezes, refletir na escrita aquilo que com facilidade expressamos na fala.

 Pausas, entoações, interrupções bruscas, tom de voz, ruídos e até o próprio silêncio são usados na fala e contribuem para a organização e sentido, tornando mais eficiente a nossa comunicação. Na escrita, porém, é possível atingir essa eficiência através do uso correto dos sinais de pontuação.

A língua portuguesa escrita faz uso de alguns sinais como: vírgula (,), ponto e vírgula (;), dois-pontos (:), reticências (…), aspas (“) e travessão ( – ). Nesse artigo, vamos estudar como as regras do uso da vírgula devem ser empregados na sua redação do ENEM. Veja:

Vírgula

A primeira regra é esquecer que a vírgula representa uma pausa respiratória, como é algumas vezes ensinado na escola. Apesar de ter uma intenção didática em fazer um bom uso da vírgula, a orientação infelizmente não é efetiva. A presença ou a ausência de uma vírgula depende principalmente da ordenação dos termos da oração.  As regras são as seguintes:

A- Em uma oração com ordem direta (sujeito –verbo – complemento ) a vírgula não deve ser usada entre os termos da sequência. Logo, há quatro regras em que a vírgula é proibida para esse caso. A vírgula NÃO deve ser usada:

1- Entre sujeito e predicado

Ex: Daniel apresentou o trabalho por videoconferência.

Sujeito: Daniel

Predicado: apresentou o trabalho por videoconferência.

2- Entre o verbo e seu complemento

Ex: Daniel ligou o computador para acompanhar a live.

Verbo: ligou

Complemento: o computador

3- Entre o nome e seu complemento nominal

Exemplo: O uso de recursos tecnológicos aumentou durante a quarentena.

Nome: recursos.

Complemento nominal: tecnológicos.

4- Entre o nome e seu adjunto adnominal

Ex: As três comunidades se organizaram para distribuição de alimentos.

Nome: comunidades.

Adjunto adnominal: As três.

B- A vírgula é obrigatória para separar alguns termos das orações, são eles:

1- Separar elementos de um termo composto.

Ex: Eles não gostavam de bananas, não gostavam de mangas, de caquis nem de laranjas.

2- Isolar o aposto explicativo – tem a função de esclarecer o sentido de um nome anterior.

Ex:  A floresta amazônica, maior floresta tropical do mundo, precisa ser preservada.

3- Isolar o vocativo. O vocativo é um termo independente, não faz parte nem do sujeito nem do predicado, é um chamamento, interpelação.

Ex:  Será que hoje vai chover, querido?

4- separar expressões explicativas. Algumas expressões têm a função de explicar o enunciado anterior e devem ser isoladas por vírgulas. As mais frequentes são: ou seja, aliás, com efeito, por exemplo, isto é, além disso, a saber, quer dizer, etc.

Ex: O uso de máscaras passa a ser obrigatório no Estado de São Paulo, ou seja, não se pode sair de casa sem máscara de proteção.

5- Indicar a elipse (omissão) de um verbo.  Acontece quando um verbo é facilmente identificado, porém ele não aparece na oração.

Ex: Eles gostam de praia, nós, de campo.

Essas são as principais regras de uso da vírgula, depois de aprender cada uma delas, certamente sua redação será muito mais clara e organizada e sua compreensão na leitura de textos será mais efetiva.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like