Unifesp Publica Termo de Adesão ao Sisu 2019

Após o anúncio oficial sobre o calendário com as inscrições e todas as outras datas importantes da próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (veja todos os detalhes aqui), as instituições participantes começam a confirmar sua participação no programa. E una das principais delas, a Unifesp – Universidade Federal do Estado de São Paulo, publicou o termo de adesão ao Sisu 2019 na semana passada.

De acordo com o documento, a universidade ofertará um total de 2.609 vagas pelo sistema unificado, sendo 1.299 destinadas a ampla concorrência e as 1.310 carteiras restantes reservadas para o sistema de cotas, em conformidade com a Lei nº 12.711/2012 sancionada em agosto de 2012.

O total de cadeiras disponibilizadas pela Unifesp neste processo seletivo está distribuído entre os seguintes campi:

  • Campus Diadema – Unidade José de Filippi (Diadema, SP)
  • Campus Guarulhos (Guarulhos, SP)
  • Campus Osasco (Osasco, SP)
  • Campus São José dos Campos – Unidade Parque Tecnológico (São José dos Campos, SP)
  • Campus São Paulo – Rua Botucatu (São Paulo, SP)

Além das mais de 2,6 mil oportunidades distribuídas em 49 cursos presenciais de graduação, a Unifesp oferece ainda mais 1.020 vagas por fora da seleção do Ministério da Educação (MEC), as quais serão ocupadas pelo Vestibular Misto, que mescla uma prova elaborada pela banca da Unifesp com as notas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

O quadro geral de vagas com a distribuição de postos por curso, campus de oferta e modalidade de concorrência, inclusive para carreiras não ofertadas no Sisu, podem ser consultadas no documento oficial disponível neste link no formato de arquivo .pdf.

Termo de Adesão Mostra Pesos e Notas Mínimas do Enem

Como as regras do Sisu definem que as universidades deverão usar com autonomia as notas da última edição do Enem para calcular o desempenho final dos candidatos, inclusive com particularidades nos diferentes cursos, é comum que os editais de participação das universidades tragam os pesos e as notas mínimas do exame.

E com a Unifesp não é diferente. No termo de adesão, na seção de informações detalhadas de cada carreira, os candidatos podem verificar os pesos e notas mínimas de cada uma das cinco provas do Enem, conforme imagem de reprodução a seguir.

No exemplo acima, para o curso de Enfermagem turno integral, aquele candidato que não tiver obtido a pontuação mínima em uma das áreas do Enem já não poderá se inscrever, uma vez que cada nota mínima consiste num pré-requisito para poder se inscrever em determinada opção de carreira.

Já os pesos consistem em quantas vezes aquela pontuação será multiplicada no cálculo da média ponderada que define o desempenho final do participante para aquele curso. Vale mencionar que normalmente as áreas com maior afinidade a carreira em questão têm maior peso.

Para compreender melhor as notas mínimas e pesos do Enem no Sisu, recomendamos a leitura deste texto e também a visualização do vídeo abaixo.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *