Unidades de Energia – Joule, Caloria, Quilowatt-hora e Elétron-Volt

Caso classificássemos as principais grandezas da física, não há dúvidas de que a Energia teria um papel de destaque, pois é essencial em diversos aspectos da manutenção da vida no planeta.

O sol, a força das águas e dos ventos e a queima de carvão são alguns exemplos das principais fontes de energia que o homem veem utilizando ao longo da história. Entretanto, com o aumento expressivo da população mundial nos últimos séculos e o consequente aumento da demanda por energia, o átomo, ao que tudo indica, será a principal fonte de energia do futuro. Não é a toa que ouvimos tantas pesquisas relacionadas à energia nuclear.

Antes de falarmos das principais unidades de energia e das suas aplicabilidades (principais focos deste artigo) é importante ressaltar que a energia é uma grandeza física escalar. Ou seja, diferentemente das grandezas físicas vetoriais, ela não apresenta direção nem sentido. Caso não saiba a diferença entre grandezas físicas escalares e vetoriais, clique aqui.

A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Joule (J). Entretanto, existem muitas áreas da física que utilizam outras unidades mais convenientes. Veja abaixo três das unidades mais utilizadas, juntamente com a relação matemática com o Joule (J) e o campo de estudo que mais se aplicam:

  • Caloria (cal): utilizada para estudos de fenômenos térmicos. Em relação ao Joule, temos: 1 cal = 4,186 J (aproximadamente)
  • Quilowatt-hora (Kwh): Unidade de energia muito utilizada em dispositivos e sistemas elétricos. Em relação ao Joule, temos: 1 kwh = 3,6.106 J
  • Elétron-Volt (eV): utilizada principalmente em estudos relacionados à física quântica, por representar uma quantidade relativamente baixa de energia. Em relação ao Joule, temos: 1 eV = 1,602.10-19 J

Claro que existem outras unidades de energia. Entretanto, essas certamente são as principais e mais utilizadas.

Para finalizar, não se esqueça que a energia pode se manifestar de diferentes maneiras. Energia térmica, luminosa, elétrica e química são apenas alguns dos diversos exemplos que podemos citar. E entender essas diversas formas de manifestações de energia e o Princípio da Conservação da Energia é fundamental para qualquer campo de estudo da física. Mas esses são assuntos para um próximo artigo sobre energia. Por isso, continue nos acompanhando.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Estudando a Lei de Joule - Física Para o Enem • infoEnem | infoEnem

[…] está submetido a diferença de potencial, a energia dissipada é dada em Joule (J). Fora do Sistema Internacional, podem ser encontradas unidades referentes a kW ou kJ, quando o sistema referido apresenta grandes […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *